Enquanto esperava a apresentação do Lifan X80 começar, um funcionário do hotel onde o evento acontecia veio me perguntar o que estava acontecendo. Disse que era o lançamento de um carro da Lifan e ele logo me perguntou: "Lifan? Ah, aquela que tinha o Mini Cooper genérico? Será mais um carro barato?" Essa foi a imagem que ficou da marca quando chegou ao Brasil em 2010 pelas mãos de uma importadora. Agora com operação própria, a fabricante quer mudar a percepção do brasileiro e, para isso, aposta no seu produto mais completo, o X80.
O Lifan X80 é o ápice da marca chinesa. É o seu maior SUV, o mais equipado e, consequentemente, o mais caro. Montado no Uruguai em regime de CKD (com as peças vindo importadas da China), será vendido por aqui por R$ 129.777 - o "777" é uma brincadeira comum da marca com seus valores. Sim, estamos falando de um carro chinês de R$ 130 mil, o mais caro da história das fabricantes chinesas no Brasil. Será vendido em versão única sem opcionais, chamada VIP, e o preço inclui pintura metálica.
A estratégia é bem simples. A Lifan quer atrair os clientes que buscam SUVs de 7 lugares, mas que preferem economizar um pouco (em relação aos rivais tradicionais) e que estão dispostos a apostar em uma marca diferente. Para chamar a atenção, é um carro que vem muito bem equipado: traz 6 airbags, ar-condicionado digital com saídas de ar para os passageiros traseiros e da terceira fileira, assistente de partida e descida em rampas, rodas de liga leve aro 19", controle de cruzeiro, central multimídia com tela de 8", painel digital, sensor crepuscular, teto solar, partida por botão, direção eletroassistida, banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, retrovisores com ajuste elétrico e aquecimento, etc.
O X80 é grandalhão, medindo 4,82 m de comprimento, 2,79 m de entre-eixos, 1,93 m de largura e 1,76 m de altura. Então precisa de um motor forte para conseguir colocar seus 1.885 kg em movimento. Para isso, utiliza um motor 2.0 turbo de 184 cv de potência e 28,6 kgfm de torque, em conjunto com câmbio automático de 6 marchas. Apesar da sigla TSI aparecer na capa do motor, a Lifan diz que não tem nenhum parentesco com a Volkswagen e explica que é uma nomenclatura bem comum na China para motores turbo.
O resultado é apenas razoável. Não desagrada, mas não espere por acelerações animadas. Em uma saída rápida, levou mais de 10 segundos para chegar a 100 km/h - saberemos mais quando tivermos a oportunidade de testar o SUV com nosso aparelho de medição. O problema não é nem o motor, mas sim o peso do conjunto. E olha que estávamos em apenas três pessoas no carro, com somente três mochilas. A transmissão faz trocas suaves, embora fique um pouco confusa quando queremos segurar uma marcha por mais tempo em uma subida e seja lenta nas reduções. Já a direção é bem leve e um pouco imprecisa. Não sabemos a capacidade de carga do porta-malas, pois os chineses fazem essa medida até o teto, o que não é permitido no Brasil.
Totalmente voltado ao conforto, o X80 cumpre bem seu papel. É muito espaçoso, tanto na frente quanto atrás - só complica um banco na terceira fileira. Até cabem adultos baixinhos, mas quem tiver mais de 1,80 m sentirá um pouco de aperto. Além disso, como o piso é mais alto, é uma posição desconfortável para uma viagem longa. A suspensão tem ajuste macio, o que faz com que a carroceria oscile um tanto em curvas mais fechadas. Ao mesmo tempo, seu curso é um pouco curto, "batendo" em valetas mais profundas. Além disso, viajando a 120 km/h, passa a sensação de flutuar um pouco. Também é a partir desta velocidade que o isolamento acústico começa a perder para o barulho do vento, embora o SUV seja bem quieto até 100 km/h.
Falta refinamento no acerto mecânico. O acelerador é pouco sensível, não respondendo muito bem de acordo ao quanto pisamos no pedal. Já o pedal do freio é muito duro e ainda faz um barulho de "nhec nhec" quando acionado.
Isso tudo deixa claro que o X80 quer ser mais do que realmente é. Impressiona pela lista de equipamentos, mas deve em alguns pontos básicos, como a falta de sensor de chuva e as janelas só terem a função one-touch para descer. O painel digital é interessante, com bonito design e bem limpo, mas carece de mais funções. Por exemplo, o controle de cruzeiro não marca qual a velocidade definida, e também não há função de consumo instantâneo.
A central multimídia tem resposta rápida e interface amigável. Porém, a tela de 8 polegadas fica um pouco mais funda no painel, o que atrapalha na hora do motorista usá-la. Traz conexão Apple CarPlay, mas não conta com Android Auto, obrigando os usuários de Android a utilizar o sistema de Mirror Link, menos eficiente.
O que mais deixa claro ser uma tentativa premium é o acabamento. A cabine é formada em sua grande maioria por plásticos, ainda que alguns macios ao toque. Há poucas peças revestidas de couro e algumas trazem uma imitação barata de madeira feita de plástico. Passa a sensação de ser um carro dos anos 1990. Ainda tem algumas escolhas estranhas que agradam aos chineses, como o logotipo da marca bem grande próximo ao câmbio.
Como dito no começo, o Lifan X80 será vendido em apenas uma versão sem opcionais por R$ 129.777. Tem garantia de 3 anos, mas a Lifan não divulga os valores das revisões. É um valor competitivo para o segmento em que se posiciona, dos SUVs grandes de 7 lugares. O mais próximo dele é o Volkswagen Tiguan Allspace, que é menor (4,70 m de comprimento) e custa R$ 149.990.
No final das contas, o X80 mostra bem a evolução da Lifan e indica que, aos poucos, os carros chineses chegarão ao nível das demais - só falta tomar mais cuidado nos detalhes. Segue a receita típica dos carros chineses, de vir com pacote de equipamentos completo e custando menos do que a concorrência. O problema no caso de um SUV grande é que, mesmo "barato", ainda é um carro de R$ 130 mil - faixa de valor em que os clientes já olham para marcas premium ou para os modelos topo de linha das fabricantes generalistas tradicionais.
Fotos: autor e divulgação
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.984 cm3, 16 válvulas, comando duplo variável, turbo, injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
184 cv a 5.000 rpm; 28,6 kgfm de 1.600 a 3.600 rpm |
TRANSMISSÃO | automático de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 19" com pneus 245/55 R19 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.885 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.820 mm, largura 1.934 mm, altura 1.760 mm, entre-eixos 2.790 mm |
CAPACIDADES | tanque 72 litros, porta-malas 900 litros (até o teto) |
PREÇO | R$ 129.777 |
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