Volta Rápida: novo Audi TT afia design e dinâmica
Volta Rápida: novo Audi TT afia design e dinâmica
O que é?
Este TT de terceira geração é mais um a nascer sobre a multi-arquitetura MQB do Grupo Volkswagen, a mesma base que dá vida ao A3 e ao Golf. Uma das premissas desta plataforma é o baixo peso, o que aliada ao uso de 15% de chapas de alumínio na carroceria (que também recebe aços de alta resistência) fez o cupê emagrecer 50 kg em relação ao anterior. Fora isso, a Audi aplicou uma nova geração do conhecido motor 2.0 TFSI, desta vez com injeção direta e indireta unidas (esta para baixas rotações) - a mesma solução adotada no 1.8 TFSI que equipa o A3. O resultado foi um incremento de 19 cv, chegando aos atuais 230 cv e uma boa patada de 37,7 kgfm de torque numa faixa que vai das 1.600 até as 4.300 rpm. O câmbio permanece o S-Tronic de seis marchas e dupla embreagem.Como anda?
É grande a tentação de tachar o TT como uma mera versão cupê do Golf GTI com acabamento caprichado e as quatro argolas no focinho, mas na verdade ele é bem mais que isso. A principal diferença é que a tocada não lembra o Golf, com seus compromissos de agradar o motorista e à família. A diversão no TT é para dois, e o único compromisso dele é andar forte. Começa pela recepção: é preciso "cair" no banco para entrar, pois o bicho é baixinho. Uma vez acomodado, reparamos que tudo está à mão, tudo foi pensado no piloto - ao passageiro não é dado nem o direito de olhar o GPS. E logo chama atenção o painel digital que, com uma resolução de 1.440 x 540 pixels, faz a gente achar que está pilotando o TT num videogame. Nesses tempos de radares cada vez mais numerosos (e camuflados), gosto de ter fácil a leitura do velocímetro. Por isso não curti muito a opção que deixa a velocidade e o conta-giros reduzidos, dando destaque ao caminho do navegador ou à música que está tocando, por exemplo. Mas é bem legal ter os principais recursos do carro bem ali na sua frente, além de não haver problemas com a incidência do sol.Quanto custa?
Esqueça a versão de entrada Attracion (R$ 209.990) se você quer um TT com as coisas mais bacanas que o carro oferece: somente o modelo Ambition (de R$ 20 mil extras) vem com o sistema de navegação, o ar digital nas saídas de ar, os faróis Full LED (que iluminam muuito!), o Audi Drive Select e ainda as rodas de 19". Somando as duas configurações, a marca espera emplacar ao menos 50 unidades mensais da novidade até o fim do ano.Ficha Técnica – Audi TT 2016
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm³, turbo, injeção direta e indireta, gasolina; Potência: 230 cv de 4.500 rpm a 6.200 rpm; Torque: 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.300 rpm; Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e seis marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira; Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD; Rodas: aro 19" com pneus 245/35 R19; Peso: 1.335 kg; Capacidades: porta-malas 305 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 4.177 mm, largura 1.832 mm, altura 1.353 mm, entre-eixos 2.505 mm Galeria:Galeria: Volta Rápida: novo Audi TT afia design e dinâmica
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