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Volta rápida: acelerando os R-Design, a linha envenenada da Volvo

Volta rápida: acelerando os R-Design, a linha envenenada da Volvo

Volta rápida: acelerando os R-Design, a linha envenenada da Volvo
Se a Volvo ainda tem uma imagem careta para você, espere até conhecer a linha 60 R-Design 2014, que acaba de chegar ao Brasil. Tivemos a oportunidade de experimentar alguns modelos envenenados num test-drive de São Paulo até Campinas e depois acelerar na pista da Fazenda Capuava, onde foi possível conferir melhor esses suecos de sangue quente. Confira! O que é? Linha de alto desempenho da Volvo, a gama R-Design traz mudanças estéticas e mecânicas. Disponível para os modelos T5 ou T6, o pacote traz um conjunto específico de para-choques, mais esportivos, com difusor de ar na peça traseira, que também incorpora as saídas de escapamento cromadas, além de rodas exclusivas. Na mecânica, temos o R-Design Sport chassis: molas e amortecedores específicos, suspensão rebaixada em 15 mm, e troca de outros componentes da suspensão, como buchas, batentes e barras estabilizadoras. Como anda? De São Paulo a Campinas, fui acelerando o S60 T6. Com 304 cv, ele é puro veneno. Arranca e retoma como um legítimo esportivo. Aliás, uma ótima característica da linha é a aceleração progressiva. Você acelera o carro e não tem "buracos" na potência, ele cresce de forma constante, o que dá mais prazer ao acelerar. Dirigibilidade na estrada é o ponto forte. Queira você tocar de forma pacata ou mais esportiva, o sedã agrada em ambas as situações. O nível de ruído na cabine é muito baixo, mas se subir o giro ele manda um ronco que instiga a pisar fundo. Tudo isso somado ao ótimo acabamento e à precisão dos comandos de direção (elétrica, mas ainda assim muito comunicativa) e do câmbio automático de seis marchas, agora com borboletas no volante para as trocas manuais. Na pista No circuito fechado, é natural que o jeito de lidar com as "máquinas" mude completamente. Na Capuava não dá pra atingir velocidades muito altas, pois em sua maior parte o trajeto é recortado por curvas e o carro trabalha a maior parte do tempo em 2ª marcha - 3ª mesmo em apenas uma reta. O primeiro escolhido foi o recém-lançado V40 T5. Foram três voltas na pista, o que não é muito, mas suficiente o bastante para notar as qualidades do caçula da família. Arranca e freia muito bem, sem sustos. Mesmo provocado, ele permanece grudado no chão e permite até certos abusos. Para deixar a coisa mais "interativa", a partir da segunda volta os controles de tração e estabilidade foram desligados. O que aconteceu? O V40 não ligou muito, continuou "pregado" e se manteve preciso. Mesmo quando provocado, saía muito pouco de frente e aceitava fácil correção. Na segunda vez, a escolha recaiu sobre a bela e nervosa V60 T5. Com qualidades semelhantes às do V40, a perua pareceu até mais no chão em curvas do que o hatchback. Com a perua também rodei com os controles de estabilidade e tração desligados, e mesmo quando foi um pouco provocada, não houve surpresa. O carro transmitiu segurança mesmo assim, com precisão da direção somados à boa aderência e estabilidade. As versões T5 R-Design trazem motor de 4 cilindros em linha com turbo e injeção direta, 2.0 de 240 cv, e câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift de seis velocidades, com opção de troca manual. Já os modelos T6 R-Design AWD trazem motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha com injeção direta e 304 cv, transmissão Geartronic automática de seis velocidades e opção de trocas sequenciais. A tração, nestes, é integral. Com a adoção de borboletas para as trocas de marcha, nos modelos T6 3.0 turbo, o desempenho na aceleração de 0 a 100 km/h ficou ainda melhor, com a transmissão Geartronic no modo Sport. O S60 T6 alcança os 100 km/h em apenas 5,9 s (contra os 6,1 s de antes), enquanto o V60 alcança a marca em 6,0 s (contra os 6,2 de antes). O XC60, por sua vez, gasta 6,9 s (contra os 7,3 s de antes). Quanto custa? Voltada a quem procura uma certa exclusividade, e quer fugir das tradicionais marcas alemãs, a linha 60 R-Design tem preços a partir de R$ 138.950 (V40 T5 de 240 cv). São carros que oferecem, além da boa fama de qualidade de construção e segurança, uma condução mais atrevida sem deixar o conforto de lado. O preço é um pouco elevado, é verdade. Mas, embora não esbanje tantos equipamentos como os alemães, esses suecos têm plenas condições de satisfazer o público mais exigente, seja em busca de um carro confortável e seguro na cidade ou uma máquina para acelerar na estrada. Preços XC60 T5 R-Design R$ 189.950 XC60 T6 R-Design R$ 249.950 S60 T5 R-Design R$ 154.950 S60 T6 R-Design R$ 205.950 V60 T5 R-Design R$ 159.950 V60 T6 R-Design R$ 209.950 V40 T5 R-Design R$ 138.950 Por Julio Cesar, de Campinas (SP) Fotos Divulgação

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Foto de: Julio Cesar
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