page ad skin

Misterioso elétrico barato da Chevrolet custa R$ 57 mil no Alibaba

Pequeno SUV que apareceu no centenário da marca pode ser comprado na China por bem menos que um Onix em site do país

Chevrolet Spark EUV
Foto de: Motor1.com

Ontem, a General Motor celebrou seu centenário no mercado brasileiro prometendo uma série de novidades. Entre elas estavam 3 séries especiais e 5 "lançamentos grandes" da marca Chevrolet. Novas tecnologias também estão no plano, algo que soou como uma promessa vaga a respeito do futuro próximo. E a falta de explicações continuou com o aparecimento relâmpago de um pequeno jipinho elétrico.

O modelo apenas entrou no palco para buscar dois executivos da Chevrolet e saiu, sem maiores informações sobre o motivo de estar lá. Não dá nem pra dizer que a marca tem intenção ou não de vendê-lo aqui com certeza. O que sabemos com certeza é que se trata de um Baojun Yep Plus que é oferecido na China pela Wuling, parceira local da GM.

Chevrolet Spark EUV no Brasil
Foto de: Motor1.com

Chevrolet Spark EUV no Brasil

A trama está feita: o jipinho foi flagrado na China com emblemas da Chevrolet e o nome Spark EUV Activ e agora aparece no palco do centenário da marca? Parece que a empresa tem a intenção de comercializá-lo no Brasil, mas espera algo antes da confirmação oficial. De qualquer forma, a GM usará a mesma estratégia da Stellantis com a Leapmotor, usando marcas chinesas para fornecer carros elétricos baratos no Brasil para conseguir competir com modelos das chinesas BYD e ORA.

O jipinho causou um alvoroço aqui na redação do Motor1.com Brasil com as mais loucas especulações de preços. Elas variaram de R$ 150 mil exatos para o embate direto com o BYD Dolphin (R$ 159.800) a R$ 190 mil baseado na expectativa de que a Chevrolet pudesse montar na reputação da marca e cobrar um extra por conta disso.

Sem nem uma confirmação de o Baojun Yep Plus chegará ao Brasil pela Chevrolet, quanto mais de datas ou preços, a curiosidade foi mais forte e buscamos mais informações do pequeno jipinho elétrico diretamente na China. O que não foi fácil. No entanto, lembramos que de um site chinês que é famoso por vender qualquer coisa, de quinquilharias a carros completos: o Alibaba.

Baojun Yep Plus no Alibaba
Foto de: Motor1.com

Baojun Yep Plus no Alibaba

E batata, você pode comprar praticamente todos os carros da Wuling pelo site chinês. A má notícia para a Chevrolet? Um Yep Plus pode ser comprado de forma independente por R$ 57.638,57 se adquirindo 4 ou mais unidades por pedido. Quando o equivalente Chevrolet Spark EUV Activ chegar - se chegar - ao Brasil por R$ 150 mil ou mais, a empresa que lute para justificar essa diferença entre os valores, que podem ser 3 vezes maiores na venda oficial por aqui.

Claro, vale lembrar que comprar no Alibaba é uma coisa, chegar no Brasil é outra. O frete é de mais de R$ 18 mil. E ainda assim, uma vez na alfândega nacional, boa sorte explicando aos agentes aduaneiros que o seu Yep Plus é um brinquedo como você pediu para o site colocar na nota fiscal. E mesmo assim, não poderá ser emplacado sem grandes esforços com um despachante, nem usado (legalmente) em vias públicas. A importação oficial ainda gera mais custos com homologação e tributos, além de garantia de fábrica e treinamento de concessionários.

Flagra: Chevrolet Spark EUV Activ
Foto de: GM Authority

Flagra: Chevrolet Spark EUV Activ

Yep Plus/Spark EUV: o que sabemos

O Baojun Yep Plus começou a ser vendido no mercado asiático no primeiro semestre de 2024. A versão Plus se destaca pelo comprimento maior, configuração 5 portas e uma bateria de maior capacidade, que segundo a montadora oferece autonomia de 401 km pelo ciclo chinês CLTC.

Enquanto o Baojun Yep tinha apenas 3,38 metros de comprimento, 2.110 mm de entre-eixos um motor elétrico de 68 cv (50 kW) e autonomia de 300 km, o Yep Plus ficou maior e mais potente: o novo SUV compacto mede 3,99 metros e possui 2,56 metros de entre-eixos, com um motor elétrico traseiro de 101 cv (75 kW), 400 km de alcance e velocidade máxima de 150 km/h.

O painel possui uma tela dupla de 10,25", que serve como quadro de instrumentos digital e tela do sistema de informação e entretenimento, que roda um sistema operacional chamado KiOS, combinado com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI, chamado LingXi. Esse último permite suporte ao estacionamento automatizado e ao assistente de permanência em faixa. O mini SUV também é equipado com uma câmera de 360 graus.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com