page ad skin

Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang

Posicionado acima do Territory, SUV da Ranger apostará em luxo e performance para tomar clientes do SW4 e Trailblazer

Ford Everest 2025 - Apresentação na Argentina
Foto de: Motor1 Argentina

Após meses seguidos de flagras e especulações, a Ford finalmente oficializa na Argentina o lançamento do SUV Everest. Variante 'fechada' da picape Ranger, o modelo chega ao mercado vizinho importado da Tailândia com a missão de rivalizar diretamente com o líder do segmento Toyota SW4. Para tanto, apostará em aspectos como luxo, tecnologia e performance, além de se apoiar na imagem da irmã caminhonete.

Durante a apresentação local, a Ford confirmou equipamentos e anunciou que o Everest será vendido com motor a gasolina. O conjunto em questão será formado pelo propulsor 2.3 turbo EcoBoost de 300 cv e 45,4 kgfm de torque associado ao câmbio automático de 10 marchas, com tração 4x4 (incluindo reduzida e bloqueio do diferencial). O propulsor é o mesmo já usado em modelos como F-150, Mustang, Bronco e até pela própria Ranger em alguns mercados estrangeiros.

Ford Everest 2025 - Apresentação na Argentina

Na prática, o powertrain foge totalmente do padrão diesel adotado pelo segmento. O Toyota SW4, por exemplo, tem motor 2.8 turbodiesel de 204/224 cv, enquanto o Chevrolet Trailblazer adota um 2.8 turbodiesel de 207 cv. A escolha leva a crer que a Ford apostará em aspectos como performance e desempenho, divulgando desde já aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. O consumo será de 8,3 km/h na cidade e 12,9 km/l na estrada.

Apesar de usar a mesma plataforma da Ranger, o Everest se diferencia por oferecer uma configuração de suspensão mais confortável. O conjunto traseiro mantém o eixo rígido, mas os feixes de mola da picape foram substituídos por molas helicoidais e barra estabilizadora. Com isso, o comportamento dinâmico, aliado ao motor de 300 cv, promete ser bastante diferente da caminhonete.

Ford Everest 2025 - Apresentação na Argentina
Foto de: Motor1 Argentina

Para os argentinos, o Everest será vendido em versão única Titanium (topo de linha). A lista de equipamentos de série incluirá teto panorâmico, tampa do porta-malas com abertura elétrica, bancos rebatíveis da terceira fila sob o piso do porta-malas (totalizando 7 lugares), rodas de 20 polegadas, faróis e lanternas full-LED,  modos de condução  Normal, Eco, Tow/Haul, Slippery, Sand e Mud/Ruts, além de painel digital de 8 polegadas e multimídia de 12 polegadas.

Ford Everest 2025 - Apresentação na Argentina
Foto de: Motor1 Argentina

O pacote ADAS terá alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência frontal, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída de faixa, assistência de manutenção de faixa, câmera de ré, piloto automático, assistente de partida e descida, entre outros. Na Argentina, a pré-venda será iniciada em março e preços serão divulgados na ocasião.

No Brasil, o lançamento do Everest também é bastante cogitado, mas ainda não há confirmação por parte da Ford. Importá-lo da Tailândia com motor a gasolina não parece ser a melhor estratégia para nosso mercado. Já uma eventual produção ao lado da Ranger em Pacheco, na Argentina, pode facilitar a chegada do SUV por aqui.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com