BMW lançará 7 motos no Brasil em 2025, começando pela R 1300 GSA
Divisão Motorrad apresentará renovações e modelos inéditos após recorde vendas; Brasil é o quinto maior mercado global da marca
Em 2024, a BMW Motorrad vendeu 210.408 motos ao redor do mundo e o Brasil está se tornando cada vez mais importante dentro dos negócios da empresa. No ano passado, emplacamos 15.267 unidades, o que nos coloca como 5º maior mercado individual da BMW no mundo. Ficamos atrás de Alemanha (26.177), França (20.693), EUA (17.272) e Itália (16.617).
Na região da América Latina, os números somados (27.742 unidades) superam a Alemanha nas vendas de 2024, sendo que é o terceiro ano consecutivo em que isso acontece. Os resultados foram apresentados ontem pela BMW Motorrad do Brasil, contando com a presença do chefe regional das Américas, Kevin Philips, e do diretor regional da América Latina, Dirk Biehler, além de outros executivos.
A conversa contemplou os planos da BMW Motorrad do Brasil para o nosso mercado em 2025. Tudo vem na esteira dos investimentos de R$ 50 milhões que a marca anunciou em outubro de 2022 para suas operações aqui. Além de dar continuidade à expansão da capacidade produtiva das então 15 mil unidades anuais para 19 mil unidades anuais feitas em Manaus (AM), a BMW planeja revelar 7 novidades para o mercado brasileiro em 2025, incluindo renovações e modelos inéditos, sendo que 6 deles serão montados no Brasil. E nós já sabemos qual será a primeira dessas novidades.
BMW R 1300 GS Adventure 2025
R 1300 GS Adventure chega no 1º trimestre
A BMW Motorrad do Brasil iniciará o calendário de lançamentos em breve com a chegada da R 1300 GS Adventure, mais um modelo que será montado em Manaus. Assim como em outras gerações da moto, trata-se de uma aventureira ainda mais preparada, diferenciando-se principalmente pelo enorme tanque com capacidade para armazenar 30 litros de combustível. Seu lançamento no mercado global ocorreu em julho de 2024.
Foi-nos mostrada uma unidade de pré-série, usada para homologação no Brasil, e o porte impressiona. A R 1300 GS convencional deu um ar um pouco mais esbelto à moto. A Adventure (ou GSA), joga tudo isso pela janela e a moto parece um pequeno tanque de guerra com o volumoso tanque e suportes para bagageiros e outros anexos em quase todas as extremidades possíveis. Com isso, banco também ficou um pouco mais alto.
BMW R 1300 GS Adventure 2025
A mecânica é a mesma das novas R 1300 GS, usando um propulsor de dois cilindros contrapostos. Ele entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2 kgfm a 6.500 rpm como em qualquer configuração. O segredo está na transmissão. De série lá fora, traz o mesmo câmbio mecânico de seis marchas.
Opcionalmente, pode ser equipada com a nova transmissão automatizada de 6 marchas da BMW, chamada de ASA. Nela, não há manete de embreagem e a moto atua como automática, podendo-se passar marchas em modo manual. Neste caso, a alavanca de câmbio é mantida e atua como um quickshifter bidirecional. A moto que nos foi exibida, ainda que pré-série, tinha o câmbio automatizado.
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Outra diferença da R 1300 GS Adventure para as demais versões é que a novidade vem de série com a suspensão eletrônica, capaz de alterar a carga das molas conforme o modo de condução ou ainda customizada pelo condutor. Além disso, a Adventure mantém a função de rebaixamento quando parada ou em baixas velocidades, reduzindo sua altura em até 30 mm.
A nova BMW R 1300 GS Adventure 2025 ainda vem de fábrica com iluminação total de LED, incluindo os faróis auxiliares, painel de instrumentos digital, quatro modos de condução, e o sistema de radares frontal e traseiro. Ele permite o uso de sistemas como controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW X3 chega ao Brasil no 1º trimestre híbrido-leve de 48V
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo BMW M5 ignora peso alto com muito torque e luxo; veja impressões
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
BMW apresenta sistema operacional e aposenta painel tradicional
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!