page ad skin

Porsche abre pré-vendas dos novos 911 GT3 e GT3 Touring no Brasil

Esportivos chegam com opção de câmbio manual para as duas versões sem preço adicional

Porsche 911 GT3 com pacote Weissach (2025)
Foto de: Porsche

Desde sua introdução em 1999, o 911 GT3 tem oferecido a combinação entre elementos de corrida e praticidade para o dia a dia. Para comemorar seu 25º aniversário, o novo modelo será oferecido, a partir do dia 22 de janeiro, simultaneamente em duas versões pela primeira vez no mercado brasileiro: como um carro esportivo voltado para a pista com asa traseira proeminente e como uma versão mais discreta com o pacote Touring.

O coração de ambos os modelos é o motor boxer aspirado de 4,0 litros com 510 cv e 45,9 kgfm de torque. Entre as novidades está o pacote Weissach, disponível pela primeira vez no 911 GT3, oferecendo ainda mais desempenho para o uso em pista com uma série de modificações para redução de peso e melhoria da dirigibilidade. Além disso, o carro esportivo traz mais equipamentos de série e outras opções.

Porsche 911 GT3 (2025) e Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 (2025) e Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)

Os novos modelos 911 GT3 apresentam design aprimorado na parte dianteira e traseira, bem como aerodinâmica aprimorada. Os novos faróis de LED Matrix do 911 também permitiram entradas aerodinâmicas mais amplas na dianteira. Para equilibrar o aumento da força descendente dianteira, a Porsche ajustou o difusor, a tampa do motor e as entradas. 

Na suspensão, a Porsche aplicou alguns truques aprendidos com o GT3 RS. O esportivo oferece agora braços de suspensão aerodinamicamente desenvolvidos com perfil de gota d’água no eixo dianteiro de duplo braço. Eles aumentam a pressão aerodinâmica no arco da roda em altas velocidades e melhoram o resfriamento dos freios. Para garantir que o equilíbrio da força descendente entre os eixos dianteiro e traseiro seja mantido, mesmo ao frear em altas velocidades, os engenheiros reduziram o movimento de inclinação da carroceria.

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)

No novo 911 GT3, o pivô esférico do braço de arrasto inferior foi posicionado em posição mais baixa no eixo dianteiro para facilitar isso. O 911 GT3 vem de série com pneus esportivos 255/35 ZR 20 (dianteiro) e 315/30 ZR 21 (traseiro), que oferecem melhor aderência em piso molhado. Opcionalmente, estão disponíveis pneus de pista aprovados para uso em vias públicas.

Pacote Touring 

Remetendo ao 911 Carrera 2.7 de 1973, o novo 911 GT3 com pacote Touring dispensa a asa fixa, preservando assim a linha elegante e atemporal do esportivo. Um spoiler traseiro retrátil com uma borda de corte, a famosa aba Gurney, e novos apêndices proporcionam equilíbrio aerodinâmico.

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)

Na parte interior, o modelo oferece um acabamento em couro e um ambiente esportivo clássico. Pela primeira vez, a opção de banco traseiro está disponível como opção para o 911 GT3 com pacote Touring, aumentando sua usabilidade. O ajuste da suspensão difere-se do 911 GT3, privilegiando o uso em vias públicas. Isso permite que o carro esportivo proporcione máximo prazer de condução em estradas sinuosas.

Porsche 911 GT3 com pacote Weissach (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 com pacote Weissach (2025)

Redução de peso

Seu baixo peso total contribui para o manuseio ágil e direto do 911 GT3. O novo 911 GT3 aposta inteiramente no design leve. Uma nova roda leve de alumínio prateada reduz as massas não suspensas em mais de 1,5 kg em comparação com o modelo anterior.

Opcionalmente, rodas de magnésio estão disponíveis com o pacote Weissach. Elas economizam nove quilos. Uma nova bateria leve de íon-lítio de 40 Ah reduz ainda mais quatro quilos. Na configuração mais leve, o novo 911 GT3 pesa apenas 1.420 quilos.

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)

Relação de marchas 8% mais curta

O motor aspirado de 4,0 litros do novo 911 GT3 foi projetado para atender às normas de emissões atuais, significativamente mais rigorosas, sendo equipado com dois filtros de ar e quatro catalisadores. Mesmo com esse sistema de controle de emissões, o esportivo continua entregando seu som característico.

A potência do motor boxer de seis cilindros foi mantida por meio de uma série de medidas de otimização. As cabeças dos cilindros foram revisadas, e os eixos de comando mais afiados vindos do 911 GT3 RS proporcionam um desempenho ainda mais dinâmico na faixa superior de rotação do motor. Além disso, válvulas de aceleração individuais otimizadas e resfriadores de óleo otimizados são usados.

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)

O motor boxer continua a entregar 375 kW (510 cv). Além disso, tanto a transmissão de dupla embreagem de 7 marchas (PDK) quanto a transmissão manual GT de 6 marchas possuem uma relação final de transmissão 8% mais curta em comparação com o modelo anterior. Ambas as opções de câmbio estão disponíveis para o 911 GT3 e para o 911 GT3 com pacote Touring. O novo 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos com PDK e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h (câmbio manual: 3,9 s; 313 km/h).

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)

Novos assentos 

No interior, há muito do novo 911 Carrera, mas o GT3 mantém um uma  ignição convencional em vez da partida por botão. Há um novo design de assentos tipo concha de fibra de carbono com encostos dobráveis e aquecimento opcional e, no GT3 Touring, você pode optar por assentos traseiros pela primeira vez num GT3. 

O cockpit padrão preto de dois lugares no novo 911 GT3 é baseado no design dos modelos 911 atuais. Ao contrário dos modelos Carrera, no entanto, o 911 GT3 não é ligado por um botão, mas ainda possui um interruptor de ignição rotativo. Uma gaiola de proteção contra capotamento opcional demonstra a proximidade com o automobilismo. O painel de instrumentos digital no centro apoia o motorista com um display e conceito de controle claramente estruturados.

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)
Foto de: Porsche

Porsche 911 GT3 com pacote Touring (2025)

Graças ao esquema de cores contrastantes, o conta-giros e o cronômetro podem ser lidos rapidamente. O modo de exibição "Track Screen" reduz as exibições digitais à esquerda e à direita do tacômetro para dados-chave sobre pneus, óleo, água e combustível e indica o momento ideal para troca de marchas ao motorista por meio de uma luz de troca. Se desejado, o display do tacômetro pode ser rotacionado para que a rotação de corte de 9.000 rpm fique na marca de 12 horas.

Preços

A partir de hoje, 22/01, o novo Porsche 911 GT3 já pode ser encomendado por clientes brasileiros em todos os Porsche Centers do país. O modelo será oferecido em duas versões: 911 GT3 e 911 GT3 com pacote Touring, ambas com preço público de R$ 1.467.000. As entregas das primeiras unidades são esperadas para o segundo semestre de 2025.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com