page ad skin

Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?

Spoiler: Não é o modelo da Toyota

Toyota Land Cruiser With Bread
Foto de: Toyota

Fluidodinâmica Computacional (CFD) é uma ferramenta incrível, permitindo que aerodinamicistas visualizem e otimizem o fluxo de ar de uma forma impossível no mundo real. Mas ela também pode ser usada para fins mais.. digamos, curiosos. Como, por exemplo, comparar a aerodinâmica de um Toyota Land Cruiser Série 40, que no Brasil foi vendido como Bandeirante, com a de um pão de forma.

É comum brincarmos com esse tipo de coisa, mas o canal do YouTube Premier Aerodynamics realmente foi lá e fez essa comparação. E, surpreendentemente — ou talvez nem tanto —, o pão vence. O coeficiente de arrasto do pão, de 0,57, não é dos melhores, mas supera o do Toyota Bandeirante, que é de 0,66. Além disso, enquanto o Bandeirante gera cerca de 23,5 kg (52 libras) de sustentação a 72 km/h (45 mph), o pão praticamente não gera nada. Agora, como você acelera um pão até 72 km/h é uma questão que dependerá da sua criatividade.

O formato arredondado da parte superior do pão ajuda o fluxo de ar a permanecer “grudado” ao longo do comprimento, minimizando o rastro na parte traseira. A parte inferior mais plana do pão não é tão eficiente, então ocorre algum descolamento do ar. No entanto, o apresentador do vídeo observa que isso poderia ser melhorado arredondando o canto afiado desse pão específico. Obviamente (?) o pão tem uma área frontal grande, então muito ar bate nele, o que explica por que ele ainda apresenta certo arrasto.

O grande problema do Toyota Bandeirante é que ele é... bom, um utilitário alto, quadradão, com rodas grandes e muitos componentes mecânicos expostos na parte inferior. Sua própria natureza o torna um tanto comprometido nesse quesito. Claro, o Bandeirante nunca foi projetado para ser o modelo mais aerodinâmico do mundo: ele foi feito para ser um off-road robusto, e isso ele faz com excelência. Não importa que sua aerodinâmica seja... pior que a de um pão de forma. Mas que é engraçado, isso é.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com