Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Paraná
Complexo Industrial Ayrton Senna, com 26 anos de história, chegou ao marco histórico em 2024
Em 2024, o Complexo Ayrton Senna (CAS), em São José dos Pinhais (PR), que possui duas fábricas dedicadas à produção de carros de passeio e veículos comerciais leves, e que emprega 5.000 colaboradores, alcançou a importante marca de quatro milhões de veículos produzidos no Brasil, ao longo de 26 anos.
O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção foi o SUV Renault Kardian, lançado em março. Durante o último ano, a marca francesa emplacou no Brasil 139.214 veículos, registrando um crescimento nas vendas de 10,3% e número de exportação de 51.925 unidades.
“O ano de 2024 fica marcado na história da Renault do Brasil pelo sucesso do Kardian, que está conquistando o mercado brasileiro, a admiração dos nossos clientes e já recebeu diversos reconhecimentos da imprensa especializada, além de ser um sucesso de exportação. Tudo isso é motivo de muito orgulho para os 5.000 colaboradores da Renault do Brasil”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Sendo o primeiro carro completamente novo da marca fabricado no país desde a atual geração do Duster, que foi lançada em 2020, o Kardian foi responsável por inaugurar a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), e que também dará origem aos próximos modelos da marca, como o futuro SUV médio, e a picape Niagara, que deve chegar em 2026.
A marca ainda destacou a importância do lançamento da versão manual do SUV, que foi lançado em outubro, e que, pelo menos até o momento, é o único modelo do seu segmento a contar com opção de motorização 1.0 turbo e câmbio manual de 6 marchas.
Na parte de utilitários, o Renault Master consolidou a sua liderança no segmento de furgões (FU3) pelo 11º ano consecutivo, e alcançou o segundo melhor ano da história em emplacamentos no Brasil, com 11.080 unidades.
Em junho, ampliou a sua gama de veículos comerciais com o lançamento do Kangoo 1.6 SCe Flex, modelo que chegou importado da Argentina trazendo a maior capacidade de carga do segmento de furgões compactos, com 750 kg e exclusiva porta lateral deslizante. O modelo também demonstrou toda a sua versatilidade, sendo apresentado em diferentes versões transformadas em parceria com transformadores homologados pelo “Agrément Renault”.
Em 2024, a Renault também teve outras novidades: começou o ano anunciando em janeiro modificações da gama Duster, com as novas versões Intense Plus e Iconic Plus, melhorando os equipamentos de segurança do modelo, que passou a ter 6 airbags de série em todas as versões. Em março, apresentou uma nova versão da picape Oroch, a Iconic, equipada com o motor 1.6 SCe Flex.
Renault Niagara Concept
Novo Renault Kwid E-Tech
Novidades em breve
Atualmente, a fábrica de São José dos Pinhais é responsável pela produção dos modelos Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Duster Oroch e Master. Em breve, produzirá também um inédito SUV médio que já foi flagrado rodando no país e que será lançado ainda neste ano.
Ainda entre as novidades, a marca deve ter um novo Kwid E-Tech, com visual externo e interno renovados, se aproximando do visual do ''primo'' Dacia Spring, que foi atualizado no exterior em fevereiro do ano passado.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën C3 e Aircross ganham garantia de 8 anos, mas só na Europa
Sistemas autônomos não enxergam roupas de alta visibilidade
Fiat Toro 2025 perde potência e vai aos 176 cv com o 1.3 turbo
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Omoda & Jaecoo inaugura sede e abre vagas em SP
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos