Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Strada liderou, Hilux bateu recorde e a VW Saveiro teve o melhor desempenho dos últimos 10 anos
Segmento extremamente importante para o mercado brasileiro, as picapes registraram evolução significativa em 2024. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, foram emplacadas no ano passado 474.632 unidades, 17,8% a mais na comparação com 2023. Este resultado representou 19,1% dos 2.484.740 veículos comercializados, aproximadamente 0,6 ponto percentual a mais do que em 2023.
Modelo mais vendido no país pelo 4º ano consecutivo, a Strada (144.655) assegurou mais de 71% de participação na faixa de entrada com o seu desempenho anual mais forte desde 2014 (153.130). Com maior crescimento do que a rival da Fiat (+22,3%), a VW Saveiro (56.976) não atingia resultado similar desde 2015 (56.704).
Na faixa intermediária, a Fiat Toro (53.842) assegurou sua 8ª liderança consecutiva, emplacando quase o dobro de uma Chevrolet Montana (27.722) que perdeu fôlego (-7,7%) e viu cair para pouco mais de 4 mil unidades a sua vantagem sobre a Ram Rampage (23.615) em seu 1º ano completo. Praticamente estável nos últimos doze meses, a Renault Oroch (12.881) caiu uma posição. Embora mais do que dobrando as vendas de 2023, a Ford Maverick (3.536) foi a última colocada.
Picapes Pequenas |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
% 2024 |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
FIAT STRADA |
144655 |
71,74% |
120599 |
72,13% |
19,95% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
56976 |
28,26% |
46600 |
27,87% |
22,27% |
2º |
201631 |
100,00% |
167199 |
100,00% |
20,59% |
Picapes Intermediárias |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
% 2024 |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
FIAT TORO |
53842 |
44,28% |
51303 |
49,17% |
4,95% |
1º |
2º |
CHEVROLET MONTANA |
27722 |
22,80% |
30017 |
28,77% |
-7,65% |
2º |
3º |
RAM RAMPAGE |
23615 |
19,42% |
8637 |
8,28% |
173,42% |
4º |
4º |
RENAULT OROCH |
12881 |
10,59% |
12734 |
12,20% |
1,15% |
3º |
5º |
FORD MAVERICK |
3536 |
2,91% |
1654 |
1,59% |
113,78% |
5º |
121596 |
100,00% |
104345 |
100,00% |
16,53% |
Entre as picapes médias, a Toyota Hilux (50.000) conquistou seu melhor desempenho anual pelo menos desde 2002, último ano com números ainda disponibilizados pela Fenabrave. Maior rival da representante da marca japonesa, a Ford Ranger (31.852) cresceu quase 57% e superou a Chevrolet S10 (27.389) pela 2ª posição.
Repetindo o 4º lugar de 2023, a Mitsubishi L200 (10.980) recuou mais de 13% e permitiu a aproximação da Nissan Frontier (9.257). Mesmo com a reestilização apresentada no 2º semestre, a VW Amarok (7.326) vendeu menos do que há um ano e possivelmente terá dificuldades de manter a posição diante da evolução da estreante Fiat Titano (6.221) nos últimos meses de 2024. Três representantes chinesas – BYD Shark (313), Jac Hunter (32) e Jac IEV-330P – foram as últimas colocadas.
Picapes Médias |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
% 2024 |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
TOYOTA HILUX |
50000 |
41,12% |
46200 |
44,28% |
8,23% |
1º |
2º |
FORD RANGER |
31852 |
26,19% |
20353 |
19,51% |
56,50% |
3º |
3º |
CHEVROLET S10 |
27389 |
22,52% |
25967 |
24,89% |
5,48% |
2º |
4º |
MITSUBISHI L200 |
10980 |
9,03% |
12644 |
12,12% |
-13,16% |
4º |
5º |
NISSAN FRONTIER |
9257 |
7,61% |
8388 |
8,04% |
10,36% |
5º |
6º |
VW AMAROK |
7326 |
6,02% |
7978 |
7,65% |
-8,17% |
6º |
7º |
FIAT TITANO |
6221 |
5,12% |
0 |
0,00% |
- |
- |
8º |
BYD SHARK |
313 |
0,26% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
JAC HUNTER |
32 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
JAC IEV-330P |
5 |
0,00% |
16 |
0,02% |
-68,75% |
7º |
143375 |
117,91% |
121546 |
116,48% |
17,96% |
RAM 2500 e 3500 2025
Já entre as picapes grandes, a Ram assegurou dobradinha com a 2500 (1.776) e com a 3500 (1.732), esta última em forte queda (-44,8%). Sétima em 2023, a Chevrolet Silverado (1.277) subiu quatro posições com a importação oficial. A 1500 (1.231) e a Classic (1.115) asseguraram quatro representantes da Ram no top 5. Campeã de vendas nos EUA, a Ford F150 (549) perdeu mais de 40% de seus compradores.
Picapes Grandes |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
% 2024 |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
RAM 2500 |
1776 |
1,46% |
1670 |
1,60% |
6,35% |
3º |
2º |
RAM 3500 |
1732 |
1,42% |
3138 |
3,01% |
-44,81% |
1º |
3º |
CHEVROLET SILVERADO |
1277 |
1,05% |
306 |
0,29% |
317,32% |
7º |
4º |
RAM 1500 |
1231 |
1,01% |
1329 |
1,27% |
-7,37% |
4º |
5º |
RAM CLASSIC |
1115 |
0,92% |
2176 |
2,09% |
-48,76% |
2º |
6º |
FORD F150 |
549 |
0,45% |
988 |
0,95% |
-44,43% |
5º |
7º |
JEEP GLADIATOR |
330 |
0,27% |
334 |
0,32% |
-1,20% |
6º |
8º |
GMC SIERRA |
12 |
0,01% |
7 |
0,01% |
71,43% |
9º |
9º |
GMC HUMMER EV |
7 |
0,01% |
15 |
0,01% |
-53,33% |
8º |
10º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
0,00% |
7 |
0,01% |
-85,71% |
10º |
8030 |
6,60% |
9970 |
9,55% |
-19,46% |
Fiat Toro Tributo 125
EM DEZEMBRO
Com 19,7% dos 243.691 veículos emplacados no último mês de 2024 de acordo com os números oficiais da Fenabrave, as picapes conquistaram a preferência de 48.080 consumidores. O resultado foi quase 16% melhor do que o registrado há um ano (41.470) e pouco mais de 15% acima das 41.750 unidades de novembro.
Líder geral do segmento, a Fiat Strada emplacou 16.206 unidades. Este foi o 2º melhor resultado para a representante da marca italiana desde seu lançamento, atrás apenas das 16.422 unidades de agosto passado. Vice e com quase 10 mil unidades de desvantagem, a VW Saveiro (6.245) não vendia tanto desde março de 2015 (6.327).
Entre os modelos intermediários, a Fiat Toro (4.494), embora registrando retração de quase 5% nos últimos doze meses, assegurou mais de 1,9 mil unidades a mais do que a Chevrolet Montana (2.547). Com boa margem sobre a Renault Oroch (1.134), a Ram Rampage manteve o 3º lugar dos meses anteriores – ambas, vale destacar, com quedas significativas frente a 2023.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/24 |
NOV/24 |
DEZ/23 |
% DEZ 24 |
% NOV 24 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT STRADA |
16206 |
12361 |
10572 |
72,18% |
67,05% |
31,11% |
53,29% |
2º |
VW SAVEIRO |
6245 |
6074 |
5283 |
27,82% |
32,95% |
2,82% |
18,21% |
22451 |
18435 |
15855 |
100,00% |
100,00% |
21,78% |
41,60% |
Picapes Intermediárias |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/24 |
NOV/24 |
DEZ/23 |
% DEZ 24 |
% NOV 24 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT TORO |
4494 |
4586 |
4708 |
43,96% |
46,80% |
-2,01% |
-4,55% |
2º |
CHEVROLET MONTANA |
2547 |
2082 |
2482 |
24,92% |
21,25% |
22,33% |
2,62% |
3º |
RAM RAMPAGE |
1850 |
1716 |
2490 |
18,10% |
17,51% |
7,81% |
-25,70% |
4º |
RENAULT OROCH |
1134 |
1090 |
1359 |
11,09% |
11,12% |
4,04% |
-16,56% |
5º |
FORD MAVERICK |
197 |
325 |
155 |
1,93% |
3,32% |
-39,38% |
27,10% |
10222 |
9799 |
11194 |
100,00% |
100,00% |
4,32% |
-8,68% |
Ford Ranger Black 2025
Embora com seu 2º melhor desempenho desde a chegada ao Brasil e com alta de quase 47% em comparação com o ano passado, a Ford Ranger (3.594) viu sua desvantagem em relação à Toyota Hilux (4.552) avançar nas últimas semanas. Novamente fechando o pódio, a Chevrolet S10 (2.873) vivenciou seu melhor momento comercial em 2024.
O grande destaque de dezembro ficou por conta do novo recorde da Fiat Titano (1.473), com uma evolução superior a 52% frente a novembro. Em situação oposta, Mitsubishi L200 (937) e Nissan Frontier (502) perderam pelo menos 48% de seus compradores de 2023. Em seu 3º mês no mercado, a BYD Shark seguiu sem empolgar a categoria, com 121 emplacamentos – à frente apenas da JAC Hunter (22).
Picapes Médias |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/24 |
NOV/24 |
DEZ/23 |
% DEZ 24 |
% NOV 24 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA HILUX |
4552 |
3828 |
4344 |
30,66% |
29,28% |
18,91% |
4,79% |
2º |
FORD RANGER |
3594 |
3318 |
2451 |
24,21% |
25,38% |
8,32% |
46,63% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2873 |
2747 |
3133 |
19,35% |
21,01% |
4,59% |
-8,30% |
4º |
FIAT TITANO |
1473 |
966 |
0 |
9,92% |
7,39% |
52,48% |
- |
5º |
MITSUBISHI L200 |
937 |
950 |
1821 |
6,31% |
7,27% |
-1,37% |
-48,54% |
6º |
VW AMAROK |
771 |
836 |
699 |
5,19% |
6,39% |
-7,78% |
10,30% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
502 |
378 |
1024 |
3,38% |
2,89% |
32,80% |
-50,98% |
8º |
BYD SHARK |
121 |
49 |
0 |
0,82% |
0,37% |
146,94% |
- |
9º |
JAC HUNTER |
22 |
2 |
0 |
0,15% |
0,02% |
1000,00% |
- |
14845 |
13074 |
13472 |
100,00% |
100,00% |
13,55% |
10,19% |
Com o seu resultado mais expressivo desde maio de 2023 (379), a Ram 3500 (205) se manteve no topo entre as picapes grandes, com a 2500 (154) garantindo dobradinha para a marca norte-americana. Vice em novembro, a Ford F150 (95) completou o pódio com mais de 115% de crescimento na comparação com 2023. Sem importação oficial, a GMC Sierra emplacou novamente uma unidade.
Picapes Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/24 |
NOV/24 |
DEZ/23 |
% DEZ 24 |
% NOV 24 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
RAM 3500 |
205 |
103 |
153 |
36,48% |
23,30% |
99,03% |
33,99% |
2º |
RAM 2500 |
154 |
145 |
179 |
27,40% |
32,81% |
6,21% |
-13,97% |
3º |
FORD F150 |
95 |
109 |
44 |
16,90% |
24,66% |
-12,84% |
115,91% |
4º |
CHEVROLET SILVERADO |
83 |
59 |
295 |
14,77% |
13,35% |
40,68% |
-71,86% |
5º |
RAM 1500 |
22 |
23 |
75 |
3,91% |
5,20% |
-4,35% |
-70,67% |
6º |
RAM CLASSIC |
2 |
2 |
203 |
0,36% |
0,45% |
0,00% |
-99,01% |
7º |
GMC SIERRA |
1 |
1 |
0 |
0,18% |
0,23% |
0,00% |
- |
562 |
442 |
949 |
100,00% |
100,00% |
27,15% |
-40,78% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena
Mitsubishi L200 Triton: como é pilotar a picape preparada para corridas
Polo lidera e 208 derrete: veja os hatches mais vendidos de 2024
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Estes foram os 25 SUVs compactos mais vendidos do Brasil em 2024