page ad skin

Citroën C3 e Aircross ganham garantia de 8 anos, mas só na Europa

Novo programa de cobertura se chama Citroën We Care e está valendo desde o dia 1º de janeiro

Citroën C3 - Europa
Foto de: Citroën

Além do design mais arrojado e do pacote de equipamentos bem mais recheado, os Citroën C3 e Aircross da Europa agora têm mais uma importante diferença em relação aos equivalentes do Brasil: a garantia de fábrica. Por lá, a marca acaba de anunciar que passou a ofertar em toda a gama cobertura oficial de 8 anos ou 160.000 km - o que ocorrer primeiro. A mudança faz parte do programa Citroën We Care, que visa reforçar o pós-venda da empresa.

A nova garantia não gera custos adicionais para o cliente, mas é necessário realizar todas as revisões programadas na rede oficial de concessionárias. A manutenção é feita anualmente ou a cada 15.000 km nos modelos a gasolina e a cada 20.000 km nos carros a diesel. Já nos elétricos, os intervalos são de dois anos ou 30.000 km. A cobertura vale para motor e transmissão (mas não cobre peças de desgaste natural). Já no Brasil, para efeito de comparação, a Citroën oferece garantia de apenas 3 anos.

Citroën C3 Aircross 2024 (Europa)

No visual, C3 e Aircross para Europa revelam ainda mais diferenças em relação ao Brasil. Por fora, ambos refletem a nova identidade visual da Citroën para o mercado local, com inspiração direta no Oli Concept apresentado em 2022. Destaque para dianteira com novo logotipo destacado, faróis recortados e LEDs diurnos divididos dentro da peça. Há ainda capô em posição elevada, para-choque com elementos contrastantes com a cor da carroceria e ampla abertura na parte inferior.

Mecanicamente, a plataforma continua a mesma CMP do grupo Stellantis, mas agora batizada de Smart Car em versão evoluída. As opções de motorização são únicas do mercado europeu e diferem da oferta brasileira. Nos modelos de entrada, há motor 1.2 turbo PureTech de 101 cv e câmbio manual de 6 marchas. Nos intermediários, o motor 1.2 passa a entregar 136 cv associado a um sistema híbrido-leve de 48 volts e câmbio de dupla embreagem.

C3 e Aircross contam ainda com versões elétricas equipadas com motor de 113 cv localizado no eixo dianteiro, além de bateria com capacidade de 44 kWh e autonomia de 300 km. No caso do Aircross, a velocidade máxima é de 145 km/h e a potência de carregamento varia entre o mínimo de 7 kW em corrente alternada e o máximo de 100 kW em corrente contínua, para uma carga de 20-80% em 26 minutos.

Já no Brasil, a dupla ainda não foi eletrificada. Por aqui, são vendidos com motores 1.0 Firefly de 71/75 cavalos de potência e 10/10,7 kgfm de torque, no caso do hatchback, e 1.0 turbo T200 de 125/130 cv e 20,4 kgfm de força (disponível nos dois modelos).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com