Polo lidera e 208 derrete: veja os hatches mais vendidos de 2024
Volkswagen liderou e teve o melhor desempenho em 12 meses, mas Peugeot e Citroën foram os destaques negativos
Dono da maior representatividade no mercado brasileiro, o segmento de hatches emplacou 681.969 unidades em 2024, um incremento de pouco mais de 10% na comparação com as 619.682 unidades de 2023. Este resultado correspondeu a quase 27,5% de todos os 2.484.740 veículos registrados há um ano.
Entre os modelos de entrada, o Fiat Mobi (67.366) completou quatro anos consecutivos no topo com vantagem similar à registrada em 2023 sobre o Renault Kwid (57.237). Estreante em 2024, o BYD Doplhin Mini se aproximou das 22 mil unidades em seu 1º ciclo (21.919). Com crescimento superior a 140%, o JAC E-JS1 foi o preferido por 1.225 consumidores, quase vinte vezes mais do que o Caoa Chery iCar (63). Mesmo aposentado, o VW up! Ainda emplacou 8 unidades.
Fiat Mobi
Hatches Compactos I |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
% 2024 |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
FIAT MOBI |
67366 |
45,57% |
73428 |
53,44% |
-8,26% |
1º |
2º |
RENAULT KWID |
57237 |
38,72% |
63317 |
46,08% |
-9,60% |
2º |
3º |
BYD DOLPHIN MINI |
21919 |
14,83% |
0 |
0,00% |
- |
- |
4º |
JAC E-JS1 |
1225 |
0,83% |
507 |
0,37% |
141,62% |
3º |
5º |
CAOA CHERY ICAR |
63 |
0,04% |
149 |
0,11% |
-57,72% |
4º |
6º |
VW UP! |
8 |
0,01% |
6 |
0,00% |
33,33% |
5º |
147818 |
100,00% |
137407 |
100,00% |
7,58% |
Já entre os modelos compactos, o VW Polo (140.147) cresceu quase 26% no período e ampliou bastante a sua vantagem em relação aos rivais mais próximos – vale destacar que, deste total, mais de 2/3 das unidades (93.525) foram da versão Track. Este foi o melhor desempenho anual já conquistado pelo representante da marca alemã no país.
Único entre os cinco primeiros em retração (-4,5%), o Chevrolet Onix (97.486) venceu uma disputa acirradíssima contra o Hyundai HB20 (97.062) pela 2ª posição. Crescendo quase 37% frente a 2023, o Fiat Argo superou pela 1ª vez a barreira das 90 mil unidades em um único ano (91.129). Em seu último ano completo no país – o modelo abrirá espaço para a chegada do Yaris Cross -, o Toyota Yaris (25.963) entrou no top 5.
Para os franceses, o ano de 2024 não foi dos melhores: enquanto o Citroën C3 (21.076) recuou pouco mais de 20%, o Peugeot 208 (17.705) amargou uma queda próxima dos 40% mesmo com a reestilização do 2º semestre passado. Em seu 1º ano cheio, o elétrico BYD Dolphin (15.191) vendeu quase tanto quanto um Honda City Hatch (15.461).
BYD Dolphin (BR)
Hatches Compactos II |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
% 2024 |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
VW POLO |
140147 |
26,33% |
111242 |
23,18% |
25,98% |
1º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
97486 |
18,32% |
102042 |
21,26% |
-4,46% |
2º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
97062 |
18,24% |
88905 |
18,53% |
9,17% |
3º |
4º |
FIAT ARGO |
91129 |
17,12% |
66717 |
13,90% |
36,59% |
4º |
5º |
TOYOTA YARIS |
25963 |
4,88% |
23339 |
4,86% |
11,24% |
7º |
6º |
CITROËN C3 |
21076 |
3,96% |
26578 |
5,54% |
-20,70% |
6º |
7º |
PEUGEOT 208 |
17705 |
3,33% |
28629 |
5,97% |
-38,16% |
5º |
8º |
HONDA CITY HATCH |
15461 |
2,90% |
10802 |
2,25% |
43,13% |
8º |
9º |
BYD DOLPHIN |
15193 |
2,85% |
6807 |
1,42% |
123,20% |
10º |
10º |
GWM ORA 03 |
6326 |
1,19% |
774 |
0,16% |
717,31% |
12º |
11º |
RENAULT SANDERO |
4631 |
0,87% |
7860 |
1,64% |
-41,08% |
9º |
12º |
VW GOL |
53 |
0,01% |
6175 |
1,29% |
-99,14% |
11º |
532232 |
100,00% |
479870 |
100,00% |
10,91% |
Mini Cooper S (BR)
Na disputa entre os modelos mais caros, o Mini Cooper (999) repetiu a liderança conquistada em 2023 e respondeu por mais da metade das vendas da categoria. Descontinuado no ano passado, o Chevrolet Cruze Sport6 (179) perdeu a 2ª posição para o Audi A3 (346). Dobrando as vendas de seu ano de estreia por aqui, o Honda Civic Type R (104) entrou no top 5 com boa vantagem sobre o rival Toyota Corolla GR (60).
Hatches Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
% 2024 |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
999 |
52,06% |
926 |
38,50% |
7,88% |
1º |
2º |
AUDI A3 |
346 |
18,03% |
398 |
16,55% |
-13,07% |
3º |
3º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
179 |
9,33% |
432 |
17,96% |
-58,56% |
2º |
4º |
HONDA CIVIC TYPE R |
104 |
5,42% |
51 |
2,12% |
103,92% |
6º |
5º |
NISSAN LEAF |
63 |
3,28% |
370 |
15,38% |
-82,97% |
4º |
6º |
TOYOTA COROLLA GR |
60 |
3,13% |
0 |
0,00% |
- |
- |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
59 |
3,07% |
63 |
2,62% |
-6,35% |
5º |
8º |
BMW SÉRIE 1 |
55 |
2,87% |
47 |
1,95% |
17,02% |
8º |
9º |
CHEVROLET BOLT |
24 |
1,25% |
46 |
1,91% |
-47,83% |
9º |
10º |
VW GOLF |
13 |
0,68% |
6 |
0,25% |
116,67% |
11º |
11º |
FIAT 500E |
9 |
0,47% |
50 |
2,08% |
-82,00% |
7º |
12º |
HYUNDAI IONIQ5 |
7 |
0,36% |
0 |
0,00% |
- |
- |
13º |
BMW i3 |
1 |
0,05% |
16 |
0,67% |
-93,75% |
10º |
1919 |
100,00% |
2405 |
100,00% |
-20,21% |
Hyundai HB20 Limited Plus
EM DEZEMBRO
Dezembro marcou uma retração na participação global dos hatches. Com 60.788 unidades somados os modelos das três categorias, o segmento respondeu por menos de 25% dos 243.691 veículos registrados no país, contra quase 30% em novembro. Em relação ao mesmo período de 2023 (71.352), houve uma queda de quase 15% e de praticamente 14% na comparação com novembro (70.657).
Entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (7.206) comemorou sua 2ª liderança consecutiva com o seu melhor resultado em 2024, desta vez com quase 1,7 mil unidades a mais do que o rival Fiat Mobi (5.536). Após quatro meses em sequência ultrapassando as 2 mil unidades, o BYD Dolphin Mini (1.823) perdeu espaço nas últimas semanas. À frente apenas do aposentado VW up! (1), o Jac E-JS1 (73) foi quem mais recuou frente a novembro (-30,5%).
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/24 |
NOV/24 |
DEZ/23 |
% DEZ 24 |
% NOV 24 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
RENAULT KWID |
7206 |
6811 |
8104 |
49,22% |
45,81% |
5,80% |
-11,08% |
2º |
FIAT MOBI |
5536 |
5656 |
7395 |
37,82% |
38,04% |
-2,12% |
-25,14% |
3º |
BYD DOLPHIN MINI |
1823 |
2294 |
0 |
12,45% |
15,43% |
-20,53% |
- |
4º |
JAC E-JS1 |
73 |
105 |
92 |
0,50% |
0,71% |
-30,48% |
-20,65% |
5º |
VW UP! |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
14639 |
14867 |
15591 |
100,00% |
100,00% |
-1,53% |
-6,11% |
Sem surpresas, embora com queda superior a 25% nos últimos doze meses, o VW Polo (13.440) novamente comandou as ações entre os modelos compactos, mas desta vez com a versão Track (9.085) com menor participação na comparação com meses anteriores. Numa disputa acirrada pelo 2º lugar, vitória do Hyundai HB20 (9.925) sobre o Chevrolet Onix (9.713).
Fiat Argo (7.047) e Honda City Hatch (1.656) completaram as cinco primeiras posições com fortes evoluções em relação a 2023. Sexto, o Citroën C3 (1.370) chegou ao 5º mês seguido sem atingir pelo menos 2 mil unidades. Novamente como um dos destaques negativos, o Peugeot 208 (699) teve o seu desempenho mais fraco desde março de 2021 (778).
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/24 |
NOV/24 |
DEZ/23 |
% DEZ 24 |
% NOV 24 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW POLO |
13440 |
14711 |
17999 |
29,24% |
26,44% |
-8,64% |
-25,33% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
9925 |
12352 |
9627 |
21,59% |
22,20% |
-19,65% |
3,10% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
9713 |
10253 |
10838 |
21,13% |
18,43% |
-5,27% |
-10,38% |
4º |
FIAT ARGO |
7047 |
10298 |
5218 |
15,33% |
18,51% |
-31,57% |
35,05% |
5º |
HONDA CITY HATCH |
1656 |
1666 |
813 |
3,60% |
2,99% |
-0,60% |
103,69% |
6º |
CITROËN C3 |
1370 |
1713 |
2020 |
2,98% |
3,08% |
-20,02% |
-32,18% |
7º |
TOYOTA YARIS |
789 |
2088 |
2762 |
1,72% |
3,75% |
-62,21% |
-71,43% |
8º |
PEUGEOT 208 |
699 |
753 |
2636 |
1,52% |
1,35% |
-7,17% |
-73,48% |
9º |
BYD DOLPHIN |
523 |
840 |
2248 |
1,14% |
1,51% |
-37,74% |
-76,73% |
10º |
GWM ORA 03 |
478 |
576 |
710 |
1,04% |
1,04% |
-17,01% |
-32,68% |
11º |
RENAULT SANDERO |
326 |
390 |
758 |
0,71% |
0,70% |
-16,41% |
-56,99% |
12º |
VW GOL |
2 |
4 |
8 |
0,00% |
0,01% |
-50,00% |
-75,00% |
45968 |
55644 |
55637 |
100,00% |
100,00% |
-17,39% |
-17,38% |
Entre os modelos mais caros, o líder Mini Cooper (115) respondeu por quase 2/3 dos registros da categoria graças a uma evolução de quase 60% frente a 2023. O Audi A3 (27) se manteve em segundo, mas desta vez com o Honda Civic Type R (19) – que jamais havia vendido tanto desde sua chegada por aqui – como adversário mais próximo no pódio. Sem importação oficial, o VW Golf (1) apareceu na lista.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/24 |
NOV/24 |
DEZ/23 |
% DEZ 24 |
% NOV 24 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
115 |
102 |
73 |
63,54% |
69,86% |
12,75% |
57,53% |
2º |
AUDI A3 |
27 |
25 |
36 |
14,92% |
17,12% |
8,00% |
-25,00% |
3º |
HONDA CIVIC TYPE R |
19 |
6 |
4 |
10,50% |
4,11% |
216,67% |
375,00% |
4º |
HYUNDAI IONIQ5 |
7 |
0 |
0 |
3,87% |
0,00% |
- |
- |
5º |
TOYOTA COROLLA GR |
6 |
7 |
0 |
3,31% |
4,79% |
-14,29% |
- |
6º |
BMW SÉRIE 1 |
4 |
2 |
5 |
2,21% |
1,37% |
100,00% |
-20,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
2 |
4 |
6 |
1,10% |
2,74% |
-50,00% |
-66,67% |
8º |
VW GOLF |
1 |
0 |
0 |
0,55% |
0,00% |
- |
- |
181 |
146 |
124 |
100,00% |
100,00% |
23,97% |
45,97% |
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Estes foram os 25 SUVs compactos mais vendidos do Brasil em 2024
Você não está louco: o design dos carros piorou e tem motivo
Picapes em evidência: confira mais vendidos por estados em 2025
Porsche abre pré-venda do Panamera Turbo E e S Hybrid 2025 no Brasil
Vendas diretas em 2024: VW Polo supera Fiat Strada e assume liderança geral
CEO da Ram quer uma picape média, mas Rampage pode não ser a resposta
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos no varejo em 2024