page ad skin

Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo

Pensado como um ''divisor de águas'' pelas divisão Gazoo Racing, novo motor pode passar dos 400 cv

Novos motores da Toyota

De acordo com o diretor de tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima, sua nova linha de motores de quatro cilindros será um "divisor de águas". Os próximos motores têm cilindradas de 1,5 e 2,0 litros e, embora estejam sendo otimizados principalmente para eletrificação, o elemento diversão não está sendo ignorado. Pelo menos, esse é o caso do motor turbo de 2,0 litros que os engenheiros montaram no ano passado em um Lexus IS para fins de teste.

Para o Salão do Automóvel de Tóquio de 2025, o motor de quatro cilindros foi instalado em um GR Yaris usado como mula de testes. No comunicado à imprensa, a Toyota não revelou a potência do motor turbo de 2,0 litros, mas deu a entender em uma entrevista com jornalistas japoneses durante o TAS que ele poderia produzir mais de 400 cavalos de potência. No entanto, parece haver espaço para mais.

<p>Conceito Toyota GR Yaris M</p>
Foto de: Toyota

Conceito Toyota GR Yaris M

No Salão de Tóquio de 2025, Nakajima sugeriu que ele poderia ter um desempenho ainda maior. Em resposta à pergunta de um repórter, ele disse: "É um motor de 400 CV?" É claro que isso pode significar menos do que a estimativa inicial da Toyota. No entanto, a versão original apresentada no ano passado já tinha 400 cv, portanto, devemos esperar mais do que menos. Um pico de torque de 51 kgfm foi estimado em 2024.

Um motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros com mais de 400 cv não é uma novidade, considerando que o "M139" da AMG produz 421 cv nos carros com o emblema "45". Quando montado longitudinalmente no extremamente controverso C63, o "M139l" produz 476 cv. Até mesmo o raro Mitsubishi Evo X FQ-440 MR tinha 440 cv há uma década, embora esse carro estivesse repleto de modificações no motor.

Toyota Supra GRMN 2025
Foto de: Motor1.com

Toyota Supra GRMN 2025

Nakajima disse à Car Watch que uma versão menor do motor turbo de 2.0 litros está planejada com uma potência projetada de 296 cv e 41 kgfm. O motor de quatro cilindros sem restrições para as pistas produzirá mais de 600 cv em carros de corrida. Esse motor pode ser instalado tanto transversal quanto longitudinalmente. A Toyota já usa um motor turbo de quatro cilindros de 2,0 litros em um carro esportivo por meio da BMW e seu motor B48, embora não por muito mais tempo. O Supra atual está prestes a ser aposentado, mas a marca não pretende aposentar a sigla. Ainda não se sabe se a próxima geração do Supra contará com o "G20E".

Para que não nos esqueçamos, a Toyota sempre deu dicas sobre a retirada do pó de outras marcas de carros esportivos. De vez em quando, recebemos sinais sobre o retorno do Celica e/ou do MR2. A lógica nos diz que o "G20E" estará no centro da linha de carros esportivos da empresa. O novo motor será posicionado acima da unidade de três cilindros e 1,6 litro encontrada no GR Yaris e no GR Corolla. O "G16E-GTS" também equipa um modelo da Lexus, portanto, esperamos que a marca de luxo da Toyota também use o motor maior de 2,0 litros.

<p>Motor Toyota G20E</p>

Toyota

<p>Motor Toyota G20E</p>

Motor Toyota G20E

Já que mencionamos a Lexus, ela está preparando seu próprio carro esportivo, mas com um motor muito maior. Acredita-se que o "LFR" (nome não confirmado) terá um V8 biturbo e servirá como um irmão de rua do novo carro de corrida GT3 da Toyota. Há também um sucessor elétrico indireto para o LFA, previsto pelo conceito Electrified Sport.

Contra todas as probabilidades, a Toyota ainda quer atender aos entusiastas, mesmo em um mundo obcecado por SUVs e em um setor automotivo significativamente afetado por regulamentações de emissões mais rígidas. Os carros esportivos são um segmento de nicho, mas parece que o braço da Gazoo Racing quer rivalizar adequadamente com a Mercedes-AMG, a Audi Sport e a BMW M. O ideal é que isso seja feito a um preço mais baixo, deixando a Lexus para lutar contra os modelos mais sofisticados do trio alemão.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com