Vendas diretas em 2024: VW Polo supera Fiat Strada e assume liderança geral
Hatches dominam lista de preferidos
Com 49% dos 2.484.740 automóveis e comerciais leves emplacados em 2024, as vendas diretas mostraram sua importância cada vez maior para o mercado brasileiro. A Fiat, com 26,62% de participação, chegou ao 6º ano seguido na liderança entre as montadoras. Volkswagen (20,35%), Chevrolet (12,57%), Renault (8,60%) e Hyundai (7,76%) completaram as cinco primeiras posições.
O ranking de automóveis foi dominado por hatches nas primeiras colocações. Repetindo a posição de honra de 2023, o Polo (95.763) teve quase 70% de suas unidades registrados sem depender do varejo. De quebra, o modelo da VW assumiu a liderança geral pela 1ª vez na modalidade. Sétimo no ano passado, o Fiat Argo (62.843) subiu cinco posições. O Fiat Mobi, com 55.165 emplacamentos, manteve o 3º lugar do último ranking anual.
Com Hyundai HB20 (54.034), Renault Kwid (50.117) e Chevrolet Onix (46.252) na sequência, todos os seis primeiros colocados foram hatches. Em 7º e com mais da metade de seus emplacamentos através de vendas diretas, o VW T-Cross (44.223) se manteve à frente entre os SUVs / crossovers – além dele, apenas o Nissan Kicks (28.474) marcou presença no top 10.
Ausentes no pelotão de cima do varejo, Chevrolet Onix Plus (34.198) e Fiat Cronos (29.918) asseguraram a representação dos sedãs entre os dez primeiros. Fechando o top 50, o BYD Song (1.495) foi o menos dependente das vendas diretas (5,4%). Em situação oposta, dois modelos da Volvo – XC60 (3.263) e EX30 (2.745) – tiveram praticamente todos os seus emplacamentos na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2024 (A) |
1º |
VW POLO |
95.763 |
68,32% |
140.177 |
2º |
FIAT ARGO |
62.843 |
68,95% |
91.139 |
3º |
FIAT MOBI |
55.165 |
81,87% |
67.382 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
54.034 |
55,66% |
97.079 |
5º |
RENAULT KWID |
50.117 |
87,55% |
57.241 |
6º |
CHEVROLET ONIX |
46.252 |
47,44% |
97.503 |
7º |
VW T-CROSS |
44.223 |
52,65% |
83.990 |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
34.198 |
57,03% |
59.960 |
9º |
FIAT CRONOS |
29.918 |
67,40% |
44.392 |
10º |
NISSAN KICKS |
28.474 |
47,10% |
60.455 |
11º |
HYUNDAI HB20S |
27.038 |
72,42% |
37.337 |
12º |
VW NIVUS |
22.147 |
39,60% |
55.924 |
13º |
JEEP RENEGADE |
21.751 |
40,36% |
53.896 |
14º |
CHEVROLET TRACKER |
21.211 |
30,55% |
69.431 |
15º |
JEEP COMPASS |
19.974 |
39,90% |
50.055 |
16º |
VW VIRTUS |
18.691 |
57,75% |
32.366 |
17º |
CHEVROLET SPIN |
16.141 |
64,69% |
24.953 |
18º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
15.426 |
70,33% |
21.934 |
19º |
HYUNDAI CRETA |
13.035 |
18,86% |
69.116 |
20º |
FIAT FASTBACK |
12.708 |
26,34% |
48.246 |
21º |
GWM HAVAL H6 |
12.228 |
53,42% |
22.892 |
22º |
FIAT PULSE |
12.108 |
30,98% |
39.079 |
23º |
RENAULT DUSTER |
11.972 |
57,83% |
20.702 |
24º |
RENAULT KARDIAN |
11.648 |
47,65% |
24.447 |
25º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
10.813 |
22,62% |
47.796 |
26º |
CITROËN C3 |
10.753 |
51,01% |
21.080 |
27º |
TOYOTA COROLLA |
10.459 |
27,77% |
37.668 |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
8.556 |
32,95% |
25.964 |
29º |
JEEP COMMANDER |
7.519 |
44,90% |
16.745 |
30º |
PEUGEOT 208 |
7.051 |
39,82% |
17.709 |
31º |
VW TAOS |
6.992 |
39,80% |
17.569 |
32º |
PEUGEOT 2008 |
6.954 |
88,35% |
7.871 |
33º |
HONDA HR-V |
5.927 |
11,77% |
50.375 |
34º |
NISSAN VERSA |
4.983 |
42,85% |
11.628 |
35º |
RENAULT LOGAN |
4.776 |
99,07% |
4.821 |
36º |
VOLVO XC60 |
3.263 |
99,82% |
3.269 |
37º |
RENAULT SANDERO |
3.260 |
70,40% |
4.631 |
38º |
FORD TERRITORY |
2.823 |
50,13% |
5.631 |
39º |
NISSAN SENTRA |
2.792 |
46,43% |
6.014 |
40º |
VOLVO EX30 |
2.745 |
99,89% |
2.748 |
41º |
HONDA CITY |
2.664 |
16,28% |
16.368 |
42º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
2.627 |
31,71% |
8.284 |
43º |
GWM ORA 03 |
2.603 |
41,15% |
6.326 |
44º |
CITROËN BASALT |
2.295 |
98,92% |
2.320 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2.134 |
10,59% |
20.159 |
46º |
HONDA CITY HATCH |
2.074 |
13,40% |
15.473 |
47º |
MITSUBISHI PAJERO |
2.068 |
70,24% |
2.944 |
48º |
HONDA ZR-V |
1.738 |
29,37% |
5.917 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1.635 |
79,33% |
2.061 |
50º |
BYD SONG |
1.495 |
5,40% |
27.689 |
Preferida no geral nos últimos anos, a Fiat Strada (94.231) manteve uma confortável liderança entre os comerciais leves. Adversária mais próxima e com quase 93% de dependência, a VW Saveiro registrou uma desvantagem superior a 40 mil unidades. A marca italiana ainda emplacou a Toro (30.228) no pódio mais uma vez.
Como surpresa do ano, a Toyota Hilux (24.877) assumiu o 4º lugar com boa margem sobre a Chevrolet S10 (18.378). Com maior destaque no varejo, a Ford Ranger (13.075) ficou atrás até da Ram Rampage (13.487). Em seu 1º ano de mercado, a Fiat Titano (5.004) foi a 15ª, com mais de 80% de suas unidades na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2024 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
94.231 |
65,13% |
144.684 |
2º |
VW SAVEIRO |
52.754 |
92,58% |
56.984 |
3º |
FIAT TORO |
30.228 |
56,13% |
53.856 |
4º |
TOYOTA HILUX |
24.877 |
49,74% |
50.010 |
5º |
CHEVROLET S10 |
18.378 |
67,07% |
27.402 |
6º |
FIAT FIORINO |
17.388 |
86,05% |
20.208 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
13.545 |
48,86% |
27.724 |
8º |
RAM RAMPAGE |
13.487 |
57,10% |
23.619 |
9º |
FORD RANGER |
13.075 |
41,04% |
31.860 |
10º |
RENAULT OROCH |
11.119 |
86,31% |
12.883 |
11º |
RENAULT MASTER |
8.473 |
75,87% |
11.168 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
7.981 |
86,21% |
9.258 |
13º |
VW AMAROK |
6.627 |
90,43% |
7.328 |
14º |
MITSUBISHI L200 |
5.680 |
51,72% |
10.982 |
15º |
FIAT TITANO |
5.004 |
80,41% |
6.223 |
16º |
RENAULT KANGOO |
2.941 |
99,06% |
2.969 |
17º |
FIAT SCUDO |
2.749 |
73,27% |
3.752 |
18º |
FORD TRANSIT |
2.212 |
70,13% |
3.154 |
19º |
FIAT DUCATO |
1.778 |
78,33% |
2.270 |
20º |
RAM 2500 |
1.354 |
76,15% |
1.778 |
21º |
RAM 3500 |
1.019 |
58,83% |
1.732 |
22º |
VW TRUCK E BUS EXPRESS |
692 |
35,84% |
1.931 |
23º |
FORD MAVERICK |
616 |
17,42% |
3.536 |
24º |
RAM 1500 |
517 |
42,00% |
1.231 |
25º |
CHEVROLET SILVERADO |
514 |
40,25% |
1.277 |
26º |
RAM CLASSIC |
503 |
45,11% |
1.115 |
27º |
PEUGEOT EXPERT |
469 |
42,44% |
1.105 |
28º |
PEUGEOT PARTNER |
391 |
51,38% |
761 |
29º |
FORD ETRANSIT |
362 |
100,00% |
362 |
30º |
BYD SHARK |
313 |
100,00% |
313 |
31º |
JEEP GLADIATOR |
280 |
84,85% |
330 |
32º |
CITROËN JUMPY |
252 |
25,53% |
987 |
33º |
FORD F150 |
199 |
36,18% |
550 |
34º |
RENAULT KANGOO E-TECH |
175 |
99,43% |
176 |
35º |
HYUNDAI HR |
115 |
6,35% |
1.810 |
36º |
BYD T3 |
96 |
100,00% |
96 |
37º |
PEUGEOT BOXER |
78 |
46,15% |
169 |
38º |
CITROËN JUMPER |
67 |
41,10% |
163 |
39º |
KIA K2500 |
45 |
1,67% |
2.688 |
40º |
RENAULT KWID |
42 |
95,45% |
44 |
41º |
CITROËN BERLINGO |
6 |
100,00% |
6 |
42º |
NISSAN TOWNSTAR |
4 |
100,00% |
4 |
43º |
VW KOMBI |
2 |
3,28% |
61 |
44º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
FORD F250 |
1 |
33,33% |
3 |
Em dezembro
As vendas diretas foram a modalidade nº 1 do mercado brasileiro pelo 3º mês seguido. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, foram 50,5% dos 243.691 automóveis e comerciais leves emplacados em dezembro. Com 26,33% de market share, a Fiat chegou ao 17º mês seguido como líder entre as montadoras. VW (20,10%), Chevrolet (12,22%), Renault (11,59%) e Hyundai (7,57%) vieram na sequência.
Sem surpresas, o VW Polo (9.008) se manteve à frente no ranking de automóveis com mais de 2/3 de todas as suas unidades. A novidade do último mês de 2024 foi a vice-liderança do Renault Kwid (6.784), que teve menos de 500 unidades comercializadas no varejo. Em disputa acirrada pela 3ª posição, vitória do Fiat Argo (5.303) sobre o Hyundai HB20 (5.184), com o Fiat Mobi (4.989) completando o top 5.
VW T-Cross (4.864, 6º) e Jeep Compass (2.576, 10º) foram os representantes dos SUVs / crossovers no top 10. Oitavo, o Fiat Cronos (3.581) comandou as ações entre os sedãs. Último do top 50, o Caoa Chery Tiggo 7 (127) foi também o menos dependente da modalidade (4,47%). Já os representantes da Volvo, EX30 (353) e XC60 (10), ultrapassaram os 99% de representatividade fora do varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ.24 (A) |
1º |
VW POLO |
9.008 |
66,87% |
13.470 |
2º |
RENAULT KWID |
6.784 |
94,09% |
7.210 |
3º |
FIAT ARGO |
5.303 |
75,15% |
7.057 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
5.184 |
52,14% |
9.942 |
5º |
FIAT MOBI |
4.989 |
89,86% |
5.552 |
6º |
VW T-CROSS |
4.864 |
48,70% |
9.987 |
7º |
CHEVROLET ONIX |
4.129 |
42,44% |
9.730 |
8º |
FIAT CRONOS |
3.581 |
69,85% |
5.127 |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.239 |
58,49% |
5.538 |
10º |
JEEP COMPASS |
2.576 |
54,65% |
4.714 |
11º |
HYUNDAI HB20S |
2.527 |
74,21% |
3.405 |
12º |
CHEVROLET TRACKER |
2.432 |
28,85% |
8.430 |
13º |
RENAULT KARDIAN |
2.229 |
56,09% |
3.974 |
14º |
PEUGEOT 2008 |
2.072 |
95,79% |
2.163 |
15º |
RENAULT DUSTER |
2.044 |
66,11% |
3.092 |
16º |
VW VIRTUS |
1.819 |
58,72% |
3.098 |
17º |
VW NIVUS |
1.764 |
38,88% |
4.537 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
1.729 |
65,79% |
2.628 |
19º |
NISSAN KICKS |
1.674 |
38,07% |
4.397 |
20º |
FIAT FASTBACK |
1.601 |
35,63% |
4.493 |
21º |
HYUNDAI CRETA |
1.595 |
25,15% |
6.341 |
22º |
JEEP RENEGADE |
1.488 |
37,18% |
4.002 |
23º |
GWM HAVAL H6 |
1.214 |
45,92% |
2.644 |
24º |
CITROËN BASALT |
943 |
98,02% |
962 |
25º |
CITROËN C3 |
934 |
67,98% |
1.374 |
26º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
913 |
24,21% |
3.771 |
27º |
FIAT PULSE |
860 |
21,69% |
3.965 |
28º |
TOYOTA COROLLA |
747 |
21,01% |
3.556 |
29º |
VW TAOS |
716 |
37,00% |
1.935 |
30º |
JEEP COMMANDER |
702 |
45,91% |
1.529 |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
656 |
64,76% |
1.013 |
32º |
PEUGEOT 208 |
619 |
88,05% |
703 |
33º |
HONDA HR-V |
550 |
11,56% |
4.758 |
34º |
HONDA CITY |
525 |
27,22% |
1.929 |
35º |
NISSAN VERSA |
452 |
36,69% |
1.232 |
36º |
HONDA CITY HATCH |
378 |
22,66% |
1.668 |
37º |
VOLVO EX30 |
353 |
99,72% |
354 |
38º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
328 |
50,93% |
644 |
39º |
VOLVO XC60 |
310 |
99,68% |
311 |
40º |
BYD SONG |
284 |
5,42% |
5.239 |
41º |
TOYOTA YARIS HATCH |
278 |
35,19% |
790 |
42º |
NISSAN SENTRA |
261 |
39,79% |
656 |
43º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
225 |
76,53% |
294 |
44º |
TOYOTA SW4 |
223 |
11,35% |
1.964 |
45º |
RENAULT SANDERO |
216 |
66,26% |
326 |
46º |
MITSUBISHI PAJERO |
208 |
70,75% |
294 |
47º |
BYD KING |
166 |
8,51% |
1.950 |
48º |
GWM ORA 03 |
145 |
30,33% |
478 |
49º |
AUDI Q5 |
139 |
72,02% |
193 |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
127 |
4,47% |
2.844 |
Já entre os comerciais leves, a Fiat Strada (11.010) abriu vantagem sobre a VW Saveiro (5.882) e reassumiu a liderança geral da modalidade. Terceira colocada, a Toyota Hilux (2.616) teve mais de 57% de seus emplacamentos fora do varejo, algo incomum para o modelo. Sexta colocada, a Ford Ranger (1.259) foi novamente a menos dependente da modalidade entre as líderes (34,95%). Destaque para a Fiat Titano (1.249) aparecendo no top 10.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
11.010 |
67,82% |
16.235 |
2º |
VW SAVEIRO |
5.882 |
94,07% |
6.253 |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.616 |
57,34% |
4.562 |
4º |
FIAT TORO |
2.342 |
51,95% |
4.508 |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.064 |
71,49% |
2.887 |
6º |
FORD RANGER |
1.259 |
34,95% |
3.602 |
7º |
FIAT TITANO |
1.249 |
84,68% |
1.475 |
8º |
RAM RAMPAGE |
1.201 |
64,78% |
1.854 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.126 |
44,17% |
2.549 |
10º |
RENAULT MASTER |
1.011 |
80,56% |
1.255 |
11º |
RENAULT KANGOO |
997 |
99,11% |
1.006 |
12º |
RENAULT OROCH |
950 |
83,63% |
1.136 |
13º |
FIAT FIORINO |
826 |
80,66% |
1.024 |
14º |
VW AMAROK |
629 |
81,37% |
773 |
15º |
NISSAN FRONTIER |
436 |
86,68% |
503 |
16º |
FIAT SCUDO |
409 |
90,29% |
453 |
17º |
MITSUBISHI L200 |
404 |
43,02% |
939 |
18º |
FIAT DUCATO |
236 |
86,76% |
272 |
19º |
FORD TRANSIT |
231 |
83,09% |
278 |
20º |
RAM 3500 |
160 |
78,05% |
205 |
21º |
RAM 2500 |
123 |
78,85% |
156 |
22º |
BYD SHARK |
121 |
100,00% |
121 |
23º |
VW TRUCK E BUS EXPRESS |
102 |
48,57% |
210 |
24º |
FORD F150 |
39 |
40,63% |
96 |
25º |
PEUGEOT EXPERT |
36 |
64,29% |
56 |
26º |
CITROËN JUMPY |
29 |
74,36% |
39 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
26 |
61,90% |
42 |
28º |
FORD MAVERICK |
21 |
10,66% |
197 |
29º |
CHEVROLET SILVERADO |
12 |
14,46% |
83 |
30º |
RENAULT KWID |
10 |
100,00% |
10 |
31º |
RAM 1500 |
7 |
31,82% |
22 |
32º |
RENAULT KANGOO E-TECH |
7 |
100,00% |
7 |
33º |
CITROËN JUMPER |
6 |
46,15% |
13 |
34º |
KIA K2500 |
5 |
2,48% |
202 |
35º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
50,00% |
6 |
36º |
HYUNDAI HR |
2 |
0,91% |
219 |
37º |
FORD ETRANSIT |
1 |
100,00% |
1 |
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos no varejo em 2024
Fiat confirma Titano produzida na Argentina com novo visual e motor
Veja quais foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024
Semana Motor1.com: Jetta GLI a caminho, novo Corolla e mais
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em 2024
Renault 5 E-Tech Electric é o carro do ano de 2025
Vendas em 2024: Renault passa Jeep e BYD entra no Top 10