Renault mostra interior do novo Twingo E-Tech
Ainda apresentado como protótipo, estrela da marca francesa no Salão de Bruxelas também recebeu leves alterações no visual
A Renault acaba de divulgar as primeiras imagens do interior do novo e elétrico Twingo. O modelo, que será lançado em 2026, já foi apresentado como conceito antes em alguns salões mundo à fora, como o de Paris (FRA), em que tivemos a oportunidade de vê-lo de perto.
Agora, para o Salão de Bruxelas (BEL), a marca francesa parece ter feito algumas modificações no conceito, como novas lanternas traseiras e as janelas traseiras com aberturas basculantes. O exterior do novo Twingo E-Tech, como já se sabe, é uma interpretação do histórico Twingo de primeira geração, que foi lançado na década de 1990 e cujos faróis semicirculares provavelmente ainda são familiares para muitos.
O interior foi aparentemente planejado para ser tão "retrô" quanto o interior, trazendo um layout que brinca com cores - no caso do modelo apresentado nas fotos, o mesmo verde da pintura externa, a exemplo do que acontecia nos Twingo originais - mas com detalhes atuais, como o painel de instrumentos digital e a multimídia em posição destacada no centro do painel.
Á primeira vista, é possível perceber ainda que carro tem a mesma alavanca no canto superior direito do volante que o Renault 5: essa parte incomum é usada para ativar os modos de transmissão P, N, R e D. Há também três grandes controles giratórios para o ar-condicionado abaixo da tela sensível ao toque. À direita, há um botão vermelho para o pisca-alerta e à esquerda, um discreto botão start/stop. Os compartimentos de armazenamento abertos sob o painel de instrumentos e entre os assentos completam a cabine.
Embora o interior seja mantido em preto, a Renault também usa detalhes coloridos. O estofamento dos bancos, por exemplo, apresenta padrões coloridos como os da primeira geração do Twingo. Eles também podem ser vistos no revestimento das portas dianteiras e no painel de instrumentos em frente ao assento do passageiro dianteiro. O acabamento colorido é usado no assoalho do veículo, pelo menos no estudo.
Assentos traseiros divididos simetricamente
Como no original, os bancos traseiros podem ser rebatidos em uma divisão 50:50 e movidos em longitudinalmente. A disposição simétrica dos bancos traseiros sugere que este é um veículo de quatro lugares, exatamente como era na época.
A Renault também se mantém fiel ao Twingo original com as janelas com dobradiças do tipo basculantes na traseira. No entanto, ao contrário do modelo mais novo, o carro tem cinco portas em vez de três. E enquanto o modelo histórico tinha um prático teto solar de tecido, o novo modelo tem um grande teto de vidro.
Tester son magnetisme está etiquetado nos encostos de cabeça: Um convite para testar a área magnética
A equipe de design da Renault também incorporou vários detalhes que se concentram na praticidade do dia a dia. Por exemplo, há uma área magnética nos encostos de cabeça dianteiros na qual os passageiros traseiros podem prender seus telefones celulares. Uma alça elástica serve como um bolso para mapas e também pode guardar uma garrafa de água.
O botão de ajuste dos encostos do assento lembra as rodas de skate
O carro que estará disponível para os visitantes em Bruxelas ainda é descrito pela Renault como um protótipo. Obviamente, essa é a intenção de enfatizar que ainda não é o projeto final. No entanto, o carro parece muito próximo de um carro de produção em série, tanto por dentro quanto por fora.
De acordo com a Renault, foram feitas várias alterações nos detalhes em comparação com o carro do Salão do Automóvel de Paris de 2024. Por exemplo, há uma entrada de ar na parte inferior da frente, as extensões do arco da roda traseira são menores e os para-choques tem novos formatos.
Além disso, as maçanetas das portas dianteiras não têm mais uma borda iluminada e uma pequena janela lateral foi adicionada perto do espelho retrovisor externo. O formato das lanternas traseiras também foi alterado.
A traseira com as novas luzes
Versão do Salão do Automóvel de Paris
O veículo de produção deve ser lançado em 2026 e é baseado na plataforma AmpR Small, que também está nos Renault 5 e no Renault 4. Enquanto o R5 está disponível por pouco menos de 25.000 euros, espera-se que o Twingo tenha um preço abaixo da marca de 20.000 euros, como confirma a Renault.
Até o momento, apenas o Dacia Spring (cerca de 17.000 euros) e o Leapmotor T03 (cerca de 19.000 euros) estão disponíveis nessa faixa de preço.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
Fonte: Renault
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Honda confirma volta do WR-V após bons resultados em 2024
Picapes em evidência: confira mais vendidos por estados em 2025
Ram mostra as novas 2500 e 3500 por completo
Peugeot 208: nova geração já está em andamento e poderá retomar versão GTi
Lada Niva Sport dá novo fôlego ao veterano SUV, agora com 122 cv
Jeep Cherokee XJ (1984-2001): o 4x4 raiz que ajudou a lançar moda dos SUVs
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome