Renault 5 E-Tech Electric é o carro do ano de 2025
Reencarnação elétrica do compacto francês ficou à frente do Kia EV3
Em uma cerimônia festiva realizada durante o início do Salão do Automóvel de Bruxelas (BEL), os 60 membros do júri do prêmio "Carro do Ano" europeu fizeram seu julgamento sobre o melhor carro do mercado automotivo do Velho Continente e o escolhido entre o comparativo foi a reencarnação elétrica do icônico Renault R5, que ficou a frente de outros seis candidatos.
Entre os que ficaram para trás estão: Alfa Romeo Junior, Citroën C3/ë-C3, Cupra Terramar, Dacia Duster, Hyundai Inster e Kia EV3. Este ano, a competição foi ainda mais acirrada do que o normal, pois todos os finalistas tinham modelos eletrificados, a maioria deles puramente elétricos.
Depois que o julgamento dos 23 países votantes foi conhecido, o novo Renault 5 recebeu o maior número de votos, com 353 pontos, à frente do Kia EV3, que recebeu 291 pontos, seguido pelo Citroën C3/ë-C3, com 215 pontos. O quarto lugar ficou com o novo Dacia Duster (172 pontos) e o quinto lugar, apenas quatro pontos atrás, com o Hyundai Inster (168 pontos). O sexto lugar ficou com o Cupra Terramar (165 pontos) e o sétimo com o Alfa Romeo Junior, com 136 pontos.
Kia EV3 ficou em segundo lugar, com 291 votos
Assim, o elétrico retrô segue a tradição de predecessores famosos, como o NSU Ro 80, o Porsche 928 e o Fiat Uno. Curiosamente, o Renault 5 original por pouco não conquistou o título em 1973, terminando cinco pontos atrás do primeiro Audi 80. O título de 2025 é a oitava vitória geral da marca Renault desde 1964.
Galeria: Renault 5 E-Tech elétrico (2024) em teste
Com essa vitória, o novo Renault 5 substitui seu irmão, o SUV Renault Scenic E-Tech Electric, que ganhou o primeiro prêmio no continente no ano passado. O presidente do júri, Sören Rasmussen, atuou como mestre de cerimônias junto com a jurada britânica Vicky Parrott.
Essa é a segunda vez nos 62 anos de história do "Carro do Ano" que uma marca ganha o título por dois anos consecutivos. Esse foi o caso em 1995 e 1996 com o Fiat Punto e o Fiat Bravo. Desde então, isso não aconteceu mais.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Renegade 2025 perde versão Night Eagle e fica mais caro
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2025
Novo Bigster chega à Alemanha mais barato que o T-Cross
Citroën C3 e Aircross 2025/2025 chegam às lojas mais equipados
Volkswagen Nivus 2025 recebe 2º aumento e passa de R$ 160 mil
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis