Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo (SP) já voltou em 2025
Após suspensão desde o final de 2024, a restrição de circulação de carros de passeio na capital paulista já está valendo novamente
A cidade de São Paulo (SP) permanece como a única no país a ter um regime contínuo de restrição de circulação a carros de passeio, além de também manter outras legislações de restrições para veículos pesados ou de transporte. Mas, como já comum nos finais de ano, a prefeitura da capital paulista anunciou a suspensão do rodízio municipal de veículos que vem desde o ano passado.
De acordo com o anunciado pela prefeitura da capital paulista no último dia 11 de dezembro, o Rodízio Municipal ficou suspenso para os veículos de passeio (automóveis) desde 23 de dezembro de 2024. Vale lembrar que a restrição de circulação permanece não valendo aos finais de semana e nos dias de feriados.
Enquanto a suspensão representou um alívio para os motoristas paulistanos no período em que o trânsito da cidade está mais tranquilo por conta das férias escolares e recessos de trabalho, ele já voltou. Hoje, 13 de janeiro de 2025, o Rodízio Municipal de São Paulo volta a vigora na capital paulista. Porém, como os dias 11 e 12 (sábado e domingo) caíram num final de semana, não houve restrições até ontem. O Rodízio então retornou normalmente em 13 de janeiro de 2025, segunda-feira.
Rodízio em São Paulo: as regras
Vale lembrar que Rodízio Municipal de Veículos restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h. Isso é válido de segunda à sexta-feira conforme o final da placa do veículo, independentemente dele ser registrado na cidade de São Paulo ou não.
Dia da Semana | Segundas Feiras |
Terças Feiras |
Quartas Feiras |
Quintas Feiras |
Sextas Feiras |
Placas finais | 1 e 2 | 3 e 4 | 5 e 6 | 7 e 8 | 9 e 0 |
Durante o rodízio os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido circundado pelo Anel Viário, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
A multa por não respeitar o rodízio na capital paulista é a de "transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação", prevista no Código de Trânsito Brasileiro e que implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos no prontuário do motorista.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quando volta o rodízio veicular de São Paulo (SP) em 2025?
Stellantis: meta para 2025 é vender mais elétricos competitivos
Detran RJ: veja os prazos e preços de IPVA e licenciamento 2025
Renault mostra interior do novo Twingo E-Tech
Licenciamento SP 2025: como calcular o seu?
Picapes em evidência: confira mais vendidos por estados em 2025
SP divulga valores de IPVA 2025: mais caro chega a R$ 500 mil