Com Golf líder, VW garante pódio 100% na Alemanha em novembro
Destaque do mês vai para a Toyota, que praticamente dobrou suas vendas naquele país no penúltimo mês de 2024
Maior mercado do continente europeu, a Alemanha registrou retração nas vendas de 0 km em novembro de 2024. Segundo os números oficiais da KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram registrados no penúltimo mês do ano passado 244.544 veículos, 0,5% a menos em relação ao mesmo período de 2023. O desempenho, de acordo com o Best Selling Cars Blog, é 18,2% inferior ao do período pré-pandemia (2019).
O acumulado dos onze primeiros meses, de 2.592.610 unidades, é 0,4% inferior ao do ano passado, ressaltando que até julho o desempenho era positivo. A Volkswagen (47.610), praticamente estável nos últimos doze meses, manteve uma confortável liderança, com a Mercedes-Benz (25.869) tranquila na 2ª posição.
Com 22.464 unidades, a BMW repetiu a 3ª posição pelo 5º mês consecutivo. Em queda de mais de 19%, a Audi foi novamente o destaque negativo entre as líderes. Em situação oposta, a Toyota (10.262) dobrou as vendas de 2023 e superou a Ford (7.927) pelo 8º lugar. Menção também para os quase 79% de crescimento da Peugeot (7.114).
Toyota Urban Cruiser 2024
POS. |
MARCA |
NOV.2024 |
% MERCADO 2024 |
NOV.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW |
47.610 |
19,5% |
47.279 |
19,2% |
0,7% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
25.869 |
10,6% |
24.446 |
9,9% |
5,8% |
3º |
BMW |
22.464 |
9,2% |
21.981 |
8,9% |
2,2% |
4º |
SKODA |
18.448 |
7,5% |
15.836 |
6,4% |
16,5% |
5º |
AUDI |
17.445 |
7,1% |
21.603 |
8,8% |
-19,2% |
6º |
SEAT |
11.747 |
4,8% |
11.237 |
4,6% |
4,5% |
7º |
OPEL |
11.625 |
4,8% |
12.571 |
5,1% |
-7,5% |
8º |
TOYOTA |
10.262 |
4,2% |
5.017 |
2,0% |
104,5% |
9º |
FORD |
7.927 |
3,2% |
8.500 |
3,5% |
-6,7% |
10º |
HYUNDAI |
7.885 |
3,2% |
8.939 |
3,6% |
-11,8% |
11º |
PEUGEOT |
7.114 |
2,9% |
3.985 |
1,6% |
78,5% |
12º |
DACIA |
5.730 |
2,3% |
5.407 |
2,2% |
6,0% |
13º |
RENAULT |
5.520 |
2,3% |
5.571 |
2,3% |
-0,9% |
14º |
VOLVO |
5.500 |
2,2% |
5.382 |
2,2% |
2,2% |
15º |
KIA |
5.103 |
2,1% |
6.139 |
2,5% |
-16,9% |
16º |
CITROËN |
3.883 |
1,6% |
3.322 |
1,4% |
16,9% |
17º |
MAZDA |
3.462 |
1,4% |
4.039 |
1,6% |
-14,3% |
18º |
FIAT |
3.064 |
1,3% |
5.035 |
2,0% |
-39,1% |
19º |
MINI |
3.049 |
1,2% |
4.040 |
1,6% |
-24,5% |
20º |
PORSCHE |
2.722 |
1,1% |
2.331 |
0,9% |
16,8% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
244.544 |
100,0% |
245.701 |
100,0% |
-0,5% |
|
ACUMULADO |
2.592.610 |
100,0% |
2.602.726 |
100,0% |
-0,4% |
Na disputa entre os modelos, a líder VW emplacou os três modelos preferidos dos alemães, com o Golf (8.890) à frente do T-Roc (6.414) e do Tiguan (6.033). Vale lembrar que o Golf MK 8,5 está previsto para retornar ao Brasil agora em 2025 na versão GTI. Quarto colocado – novo recorde, segundo o BSCB -, o Toyota Yaris (4.134) mais do que dobrou os números de 2023. Fechando o top 5, o VW Passat, agora apenas na versão SW, conquistou a preferência de 4.106 consumidores.
Único do top 10 a vender menos do que em 2023, o Opel Corsa (3.956) caiu para a 7ª posição. Mostrando a forte aceitação da nova geração, o BMW Série 5 (3.745) garantiu o 8º lugar com alta de quase 94%. Com a maior queda dentre os modelos do top 50, o VW Polo (2.559) novamente foi batido em sua terra natal pelo Peugeot 208 (2.609), este mais do que triplicando as vendas do ano passado.
BMW i5 2024
POS. |
MODELO |
NOV.2024 |
% MERCADO 2024 |
NOV.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW GOLF |
8.890 |
3,6% |
7.503 |
3,1% |
18,5% |
2º |
VW T-ROC |
6.414 |
2,6% |
4.491 |
1,8% |
42,8% |
3º |
VW TIGUAN |
6.033 |
2,5% |
5.684 |
2,3% |
6,1% |
4º |
TOYOTA YARIS |
4.134 |
1,7% |
1.964 |
0,8% |
110,5% |
5º |
VW PASSAT |
4.106 |
1,7% |
3.866 |
1,6% |
6,2% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
4.010 |
1,6% |
2.845 |
1,2% |
40,9% |
7º |
OPEL CORSA |
3.956 |
1,6% |
4.516 |
1,8% |
-12,4% |
8º |
BMW SÉRIE 5 |
3.745 |
1,5% |
1.933 |
0,8% |
93,7% |
9º |
MERCEDES GLA |
3.647 |
1,5% |
2.535 |
1,0% |
43,9% |
10º |
OPEL ASTRA |
3.607 |
1,5% |
3.191 |
1,3% |
13,0% |
11º |
BMW X1 |
3.577 |
1,5% |
3.534 |
1,4% |
1,2% |
12º |
MERCEDES CLASSE E |
3.565 |
1,5% |
3.400 |
1,4% |
4,9% |
13º |
MERCEDES GLC |
3.442 |
1,4% |
3.204 |
1,3% |
7,4% |
14º |
BMW SÉRIE 3 |
3.273 |
1,3% |
2.947 |
1,2% |
11,1% |
15º |
SKODA ENYAQ |
3.066 |
1,3% |
3.588 |
1,5% |
-14,5% |
16º |
MINI COOPER |
3.049 |
1,2% |
4.040 |
1,6% |
-24,5% |
17º |
AUDI A6 |
2.930 |
1,2% |
2.871 |
1,2% |
2,1% |
18º |
SEAT LEON |
2.894 |
1,2% |
3.000 |
1,2% |
-3,5% |
19º |
SKODA KAROQ |
2.727 |
1,1% |
2.044 |
0,8% |
33,4% |
20º |
FORD TRANSIT |
2.716 |
1,1% |
4.540 |
1,8% |
-40,2% |
21º |
MERCEDES CLASSE C |
2.690 |
1,1% |
3.361 |
1,4% |
-20,0% |
22º |
AUDI A3 |
2.635 |
1,1% |
3.234 |
1,3% |
-18,5% |
23º |
VW T-CROSS |
2.628 |
1,1% |
3.168 |
1,3% |
-17,0% |
24º |
VW ID.7 |
2.613 |
1,1% |
564 |
0,2% |
363,3% |
25º |
PEUGEOT 208 |
2.609 |
1,1% |
825 |
0,3% |
216,2% |
26º |
VW TAIGO |
2.609 |
1,1% |
2.027 |
0,8% |
28,7% |
27º |
VW POLO |
2.559 |
1,0% |
4.996 |
2,0% |
-48,8% |
28º |
VW ID.4 |
2.394 |
1,0% |
2.240 |
0,9% |
6,9% |
29º |
DACIA SANDERO |
2.385 |
1,0% |
1.670 |
0,7% |
42,8% |
30º |
SKODA FABIA |
2.332 |
1,0% |
1.844 |
0,8% |
26,5% |
31º |
VW TRANSPORTER |
2.309 |
0,9% |
2.383 |
1,0% |
-3,1% |
32º |
SEAT FORMENTOR |
2.297 |
0,9% |
2.161 |
0,9% |
6,3% |
33º |
VOLVO XC60 |
2.157 |
0,9% |
2.287 |
0,9% |
-5,7% |
34º |
VW TOURAN |
2.130 |
0,9% |
1.716 |
0,7% |
24,1% |
35º |
BMW X3 |
2.095 |
0,9% |
2.694 |
1,1% |
-22,2% |
36º |
BMW SÉRIE 4 |
2.057 |
0,8% |
3.155 |
1,3% |
-34,8% |
37º |
HYUNDAI TUCSON |
2.048 |
0,8% |
2.251 |
0,9% |
-9,0% |
38º |
MERCEDES CLASSE A |
2.024 |
0,8% |
2.512 |
1,0% |
-19,4% |
39º |
SKODA KODIAQ |
2.006 |
0,8% |
2.032 |
0,8% |
-1,3% |
40º |
MERCEDES CLASSE V |
1.984 |
0,8% |
1.583 |
0,6% |
25,3% |
41º |
BMW SÉRIE 2 |
1.937 |
0,8% |
1.730 |
0,7% |
12,0% |
42º |
OPEL GRANDLAND X |
1.925 |
0,8% |
1.337 |
0,5% |
44,0% |
43º |
SEAT BORN |
1.907 |
0,8% |
1.554 |
0,6% |
22,7% |
44º |
TOYOTA AYGO |
1.896 |
0,8% |
884 |
0,4% |
114,5% |
45º |
DACIA DUSTER |
1.844 |
0,8% |
1.367 |
0,6% |
34,9% |
46º |
OPEL MOKKA |
1.834 |
0,7% |
2.375 |
1,0% |
-22,8% |
47º |
SKODA SUPERB |
1.786 |
0,7% |
1.166 |
0,5% |
53,2% |
48º |
VW CADDY |
1.786 |
0,7% |
1.496 |
0,6% |
19,4% |
49º |
SKODA KAMIQ |
1.776 |
0,7% |
1.599 |
0,7% |
11,1% |
50º |
TESLA MODEL Y |
1.769 |
0,7% |
2.840 |
1,2% |
-37,7% |
VEJA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os carros mais vendidos na Europa em novembro
Projeto Arara Azul: o Chevrolet Celta nascia há 25 anos
Lista: quais foram os carros mais vendidos da Argentina em 2024?
Dodge venderá novo Charger na Europa também com motor a combustão
Vendas de 0km no México tem melhor novembro em oito anos
Semana Motor1.com: os lançamentos mais esperados de 2025 no Brasil
Gasolina e etanol encerram 2024 em alta com aumento em dezembro