Projeção: BMW M340 de nova geração pode ficar assim
Previsto para o final de 2025 e o início de 2026, novo Série 3 fará também manterá versão esportiva M340
A BMW deve começar um novo capítulo na sua história no ano que vem, com o início da produção do Série 3 de nova geração programado para o fim de 2025. Agora com modelos baseados no conceito Neue Klasse, apresentado em 2023, o primeiro carro a sair dessa nova linha linhagem deve ser o novo sedã da empresa, que estará disponível tanto em versões com a combustão quanto eletrificadas.
A versão mais nervosa da linha, a M3, terá que esperar um pouco mais, enquanto a primeira versão esportiva a ser lançada deve ser a M340, sem o "i" final do modelo atual.
Formas invisíveis
Tomando como base os flagras dos primeiros protótipos, moldamos o futuro M340 em nossa projeção. Como você pode ver, o visual do Série 3 será profundamente diferente de todos os BMWs da linha atual, com uma grade dupla em forma de rim larga, integrando faróis de LED finos.
BMW M340 (2025) renderizado por Motor1.com
Como essa é uma versão esportiva, esperamos para-choques específicos com algumas entradas de ar adicionais e uma altura de 10 a 20 mm mais menor para dar uma aparência ainda mais ameaçadora. Também deve haver opções específicas de rodas de liga leve, maçanetas embutidas nas portas e detalhes exclusivos em preto brilhante.
Elétrico ou térmico?
Chegamos, no entanto, ao ponto mais importante: o M340 será elétrico ou térmico? Não há certeza, mas é certo que o novo Série 3 será oferecido com os dois tipos de motores, com plataformas diferentes. A versão 100% elétrica usará a nova plataforma Neue Klasse, enquanto as opções com motores a combustão eletrificados serão baseadas na CLAR 2.
Em particular, o BMW Série 3 elétrico terá uma arquitetura de 800 Volts para potências de recarga de até 270 kW, enquanto as baterias poderão ter uma capacidade de pelo menos 75 kWh. De acordo com a BMW, a nova plataforma também permite maior densidade de energia e menores custos de produção.
No que diz respeito aos motores térmicos, é razoável esperar o uso extensivo de versões híbridas-leves de 48V e híbridas plug-in, mas ainda não se sabe se será possível encontrar motores de seis ou oito cilindros sob o capô ou se a empresa preferirá se concentrar nos quatro cilindros - fortemente eletrificados - para manter as emissões baixas.
BMW M340 (2025), um detalhe de renderização do Motor1.com
Em suma, o novo M340 certamente terá mais do que os 374 cv atualmente fornecidos pelo híbrido-leve 3.0 de seis cilindros, mas ainda não se sabe se essa potência será apenas elétrica ou apoiada por um motor térmico.
Mas quando o novo Série 3 será apresentado? A BMW ainda não anunciou oficialmente, mas achamos que o Salão do Automóvel de Munique de 2025 poderia ser o palco certo para revelar até mesmo a versão de pré-produção, com a estreia nas ruas programada para 2026.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: Mercedes-Benz Classe C 2026 pode ficar assim
Flagra: novo Peugeot 3008 já roda em testes na Argentina
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Volkswagen Nivus 2025 recebe 2º aumento e passa de R$ 160 mil
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Pelo 4º ano, Fiat é líder em vendas no mercado brasileiro
Toyota RAV4 2026: projeção pós flagra revela visual da nova geração