Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Novo SUV compacto estreia primeiro na Índia e chegará às lojas no ano que vem posicionado entre o Sonet e o Seltos
Após atiçar a curiosidade do público com a divulgação de teasers e detalhes iniciais, a Kia finalmente anuncia na Índia a apresentação oficial do Syros 2025. Desenvolvido para atuar no concorrido segmento de SUVs compactos, o modelo será posicionado acima do Sonet e abaixo do Seltos, de modo a brigar diretamente com Hyundai Venue (primo menor do Creta) e Skoda Kylaq (versão tcheca do Volkswagen Tera).
Do ponto de vista do design, o Syros 2025 terá silhueta quadrada com inspiração na minivan Carnival, linha de teto plana e tampa traseira com recorte quase vertical. De perfil, o modelo revela coluna B proeminente e elementos de design emprestados dos modelos Hyundai Casper e Inster. Outros destaques de design incluem faróis de LED montados nas bordas do para-choque e lanternas em forma de L margeando o formato do vidro traseiro.
Kia Syros 2025
Ao todo, o modelo mede 3.995 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.665 mm de altura, além de 2.550 mm de distância entre-eixos. O porte o enquadra exatamente dentro dos limites impostos pela Índia para concessão de benefícios fiscais (carros com menos de 4 metros de comprimento pagam menos impostos por lá). Para efeito de comparação, são medidas próximas de um Fiat Pulse, por exemplo.
Por dentro, o painel tem inspiração no elétrico EV3 e soma no total 30 polegadas de telas (dois displays de 12,3 polegadas ladeados e um adicional de 5 polegadas para controlar o ar-condicionado). Outro destaque é o banco traseiro com funções deslizantes, reclináveis e de ventilação (exclusividade do Syros no segmento). O porta-malas oferece capacidade para acomodar até 465 litros, no padrão local.
Na lista de equipamentos, destaque para teto solar panorâmico, iluminação ambiente com 64 cores, assento elétrico com quatro posições para o motorista, sistema de som premium Harman Kardon de 8 alto-falantes, carregador de celular por indução e conectividade sem fio Apple CarPlay/Android Auto. No quesito segurança, o pacote mais completo oferece 6 airbags, sistema ADAS com 16 funções e até direção autônoma de nível 2.
Mecanicamente, o Syros usa a mesma plataforma K1 dos modelos Exter, Casper e Inster, da Hyundai. Em particular, a Kia otimizou o conforto a bordo e refinou o ajuste da suspensão. Sob o capô, os indianos poderão escolher entre duas opções de motorização: 1.0 turbo a gasolina de 120 cv (da mesma família do bloco que equipa HB20 e Creta no Brasil) e 1.5 turbodiesel de 116 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com tração dianteira.
Depois da Índia, o Syros será oferecido pela Kia em outros mercados, especialmente da Ásia e América Latina.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Syros 2025 promete mistura curiosa de SUV com minivan; veja teasers
“Nossos clientes não compram motores, compram design”, diz CEO da Jaguar
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV