page ad skin

Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais

Ainda tivemos a Ram assumindo crise nas vendas nos EUA, flagra do VW Nivus GTS, o Chey iCar V23 e isenção de IPVA em SP sem elétricos

tIhdZ-Gl-io
09:38

Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, o tema de maior repercussão foi a última rodada de testes de segurança do Latin NCAP, desta vez mostrando os resultados para as picapes médias Ford Ranger e Volkswagen Amarok (já reestilizada). Falando em picapes, o novo CEO da Ram também admitiu a crise de vendas nos EUA e comentou os próximos passos da marca.

Após ser confirmado e ter as primeiras imagens divulgadas, o novo Volkswagen Nivus GTS já está fazendo aparições informais e foi flagrado em evento público que ocorreu na fábrica Anchieta da marca, em São Bernardo do Campo (SP). Na China, a Chery revelou o iCar V23, um pequeno SUV elétrico que promete servir aos fãs do pequeno Suzuki Jimny nos mercados onde está saindo de linha por conta das regras de emissões, principalmente na Europa.

Nesta semana, também explicamos o fenômeno da "volta do Chevrolet Celta", que era apenas uma notícia falsa mostrando um carro vendido no México. No Momento InsideEVs, comentamos os passos dos governos paulista e paulistano que estão excluindo veículos elétricos nas políticas de isenção, para o primeiro, e, para o segundo, relaxando as exigências de redução da emissão de CO2 dos ônibus municipais, efetivamente deixando de exigir uma frota elétrica.

Ford Ranger e Volkswagen Amarok são testadas pelo Latin NCAP
Foto de: Latin NCAP

Ford Ranger e Volkswagen Amarok são testadas pelo Latin NCAP

Ford Ranger e Volkswagen Amarok são testadas pelo Latin NCAP
Foto de: Latin NCAP

Ford Ranger e Volkswagen Amarok são testadas pelo Latin NCAP

Ranger e Amarok no Latin NCAP

O Latin NCAP divulgou mais uma rodada de testes de segurança em impactos para dois importantes produtos vendidos no Brasil: Ford Ranger e Volkswagen Amarok, esta já reestilizada. Vale lembrar que, na Europas, ambas compartilham da mesma arquitetura que teve desenvolvimento conjunto. Aqui, a picape da VW feita na Argentina ainda está na geração original, que passou por um facelift na linha 2025, enquanto a da Ford - também argentina - está em nova geração.

A diferença do desenvolvimento mais recente da Ranger se fez presente nos resultados, com a picape da Ford recebendo 5 estrelas, a nota máxima em segurança. O Latin NCAP elogiou a proteção de passageiros adultos e infantis, além do fato de oferecer 7 airbags e outros itens adicionais de segurança. Apenas a proteção para pedestres poderia melhorar. No caso da VW Amarok, suas notas de proteção foram consistentemente menores que as da rival, recebem 3 das 5 estrelas possíveis.

RAM 3500 Laramie Night Edition em destaque para a Black Ram 2024
Foto de: Ram

Ram "levando uma surra" nos EUA

Apesar de ter quase dobrado suas vendas no Brasil em 2024 quando comparados os resultados com 2023, a Ram não anda tão bem assim das pernas em sua terra natal. Nos EUA, a marca está amargando uma queda de 24% nas vendas, além de estar sofrendo questionamentos sobre a qualidade de montagem de suas picapes. 

Após a saída de Carlos Tavares do comando da Stellantis, a Ram está com um novo CEO: Tim Kuniskis, ex-chefão da Dodge e responsável pela criação dos famigerados modelos Hellcat, com motores V8 sobrealimentados entregando mais de 700 cv e que trouxeram a Dodge de volta ao jogo. Kuniskis admitiu a situação difícil e admitiu que "[nós da Ram] estamos tomando uma surra" e comentou os passou a serem tomados para reverter a situação.

Nivus GTS flagrado na fábrica da marca
Foto de: Placa Verde

Nivus GTS flagrado na fábrica da marca

Volkswagen não esconde mais o Nivus GTS

Durante o evento VW Health Care Run 5km, ocorrido em 1º de dezembro na fábrica da Anchieta, localizada na cidade de São Bernardo do Campo (SP).  A marca parece já não fazer mais questão de esconder o Nivus GTS, que apareceu em novas imagens agora em dois modelos: um branco, com rodas de 18" e que possivelmente é o mesmo da apresentação de outubro, e uma unidade cinza, que utiliza as mesmas rodas do Nivus 2025 Highline. É possível que o carro ainda mude um ou outro detalhe, já que se tratam de protótipos.

Chery iCar V23
Foto de: Motor1.com

Chery iCar V23

Chery mostra rival elétrico do Suzuki Jimny

A Chery acabou de apresentar o iCar V23. Se você não conhece o iCar V23, é normal, já que se trata de um produto desenvolvido pela Chery (proprietária da OMODA e da JAECOO, entre outras) junto com a Xiaomi, não sendo vendido hoje em mercados do ocidente. No entanto, seu porte pequeno e visual quadradinho está encantando os europeus, que perderam o Suzuki Jimny por conta de regras de emissões. O modelo da Chery, porém, é elétrico.

Chevrolet Celta 2025 - Fake News
Foto de: Divulgação

Chevrolet Celta 2025 - Fake News

O Chevrolet Celta não vai voltar

Não acredite em tudo o que você vê na internet. Apesar de algumas imagens terem circulado clamando o retorno do Chevrolet Celta como linha 2025, o compacto de entrada da marca não tem nenhuma previsão de voltar a ser comercializado no Brasil. As imagens que mostram esse suposto novo Celta, na verdade são do Chevrolet Aveo, um hatch compacto vendido no México e que tem dimensões e preço mais próximos do nosso Onix.

carregador-rapido-abb-3

InsideEVs: elétricos fora da pauta em SP

Nesta semana, o estado e a cidade de São Paulo aprovaram projetos que representam um retrocesso para a mobilidade elétrica. A Assembleia Legislativa estadual aprovou isenção de IPVA para veículos híbridos flex ou movidos a hidrogênio, mas deixou os 100% elétricos de fora. Na capital paulista, o prazo para as metas de redução de emissões de CO2 pela frota municipal de ônibus foi estendida em 30 anos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com