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Recaro se recupera da falência graças ao governo italiano

No entanto, não está claro quantos empregos permanecerão em Kirchheim

Recaro Pole Position
Foto de: Recaro

Se você já andou em um carro mais luxuoso ou esportivo dos anos 80 ou 90, como os clássicos da linha GTI da Volkswagen, os GSI da Chevrolet ou os XR3 da Ford provavelmente conhece os bancos Recaro que estavam presentes nesses modelos.

Em 29 de julho deste ano, o consagrado fabricante de assentos de carro Recaro foi obrigado a declarar falência. Em outubro, o fim definitivo da empresa, fundada em 1963, foi selado. 200 empregos na sede da empresa em Kirchheim seriam perdidos. Havia muitas partes interessadas, como foi dito há cerca de seis semanas, mas todas queriam apenas a marca. Agora, as coisas parecem ter mudado de rumo, já que há um novo investidor interessado em manter a marca histórica.

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Conforme anuncio da Recaro feito hoje (5), o grupo italiano Proma assinou um acordo de investimento com a Recaro Automotive GmbH na Alemanha para assumir o negócio e iniciou a fase de transição. Isso significa que as operações em toda a Europa podem ser retomadas e continuadas a partir de janeiro de 2025, de acordo com a carta.

O anúncio não deixa claro quantos dos 215 funcionários da unidade em Kirchheim, Baden-Württemberg, poderão ser mantidos. No entanto, é improvável que sejam muitos. "O Proma Group continuará suas operações com vários funcionários dos departamentos originais de vendas e tecnologia da Recaro Automotive Germany, com sede na região de Stuttgart", afirma o comunicado. Os populares assentos do mercado de reposição devem estar disponíveis novamente em janeiro. 

Bancos Recaro do Golf GTI MK2
Foto de: Motor1.com

No entanto, a produção OEM, ou seja, o negócio clássico de fornecedores, será transferida para a Itália. Os primeiros assentos também devem entrar em produção lá em janeiro. Enquanto isso, as atividades comerciais da Recaro Automotive na América do Norte e no Japão continuarão como de costume.

"Nosso investimento na RECARO Automotive fortalecerá nossa capacidade de fornecer produtos de assento premium que utilizam as últimas inovações da indústria automotiva", diz Luca Pino, CEO do Proma Group. "O nome RECARO é reconhecido em todo o mundo como uma referência da tecnologia industrial alemã e o Grupo Proma, um símbolo da excelência de fabricação italiana, está ansioso pelo futuro e pelo valor agregado que será criado graças à fusão dessas duas empresas de classe mundial no setor automotivo."

O Grupo Proma é uma empresa italiana com um faturamento de 1,1 bilhão de euros(cerca de R$ 6.9 bilhão), 5.000 funcionários e 25 fábricas em três continentes, especializada na produção de componentes automotivos, como estruturas de assentos, conjuntos de carrocerias e suspensões de chassis.

A Recaro gerou um faturamento de 524 milhões de euros (R$ 3.3 bilhões) em 2023. De acordo com relatos da mídia, a perda de um grande pedido foi responsável pela insolvência da empresa. 

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