page ad skin

Carlos Tavares está fora da Stellantis: a inesperada demissão do CEO

O novo CEO será nomeado no primeiro semestre de 2025, enquanto isso, no lugar de Carlos Tavares, estará um novo Comitê Executivo

Tavares marchi Stellantis
Foto de: Motor1 Italy

Carlos Tavares não é mais o CEO da Stellantis. O gestor português apresentou sua renúncia com efeito imediato e o Conselho de Administração, que se reuniu sob a presidência de John Elkann, aceitou.

A multinacional franco-italiana já havia iniciado um processo de busca por um novo CEO em setembro passado, com um Comitê Especial do Conselho que deveria identificar o candidato até o término natural do mandato de Tavares, previsto para o início de 2026.

Agora, a meta é nomear um novo CEO até o primeiro semestre de 2025. Nesse meio tempo, será criado um novo Comitê Executivo, presidido por John Elkann, que informou pessoalmente o presidente Mattarella e Giorgia Meloni.

Resultados de 2024 confirmados

Na nota oficial em que o Stellantis anuncia que aceitou a renúncia de Carlos Tavares, também confirma a orientação apresentada à comunidade financeira em 31 de outubro de 2024 em relação aos resultados do ano inteiro de 2024.

Após os resultados decepcionantes do primeiro semestre de 2024, de fato, o Grupo reduziu suas expectativas para 2024, prevendo uma margem de lucro abaixo do esperado, e agora faz o anúncio da renúncia de Tavares com os mercados fechados.

Pontos de vista diferentes

Ainda não há nenhuma declaração oficial de Tavares, pelo menos por enquanto. Em vez disso, o Diretor Independente Sênior da Stellantis, Henri de Castries, comentou:

"O sucesso da Stellantis desde sua criação tem se baseado em um alinhamento perfeito entre os principais acionistas, o Conselho e o CEO. No entanto, nas últimas semanas, surgiram pontos de vista diferentes que levaram o Conselho e o CEO à decisão de hoje."

O presidente John Elkann declarou:

"Somos gratos a Carlos por seu compromisso inabalável ao longo dos anos e pelo papel que desempenhou na criação do Stellantis, além dos relançamentos anteriores da PSA e da Opel, dando início à nossa jornada para nos tornarmos líderes globais no setor. Pretendo começar a trabalhar imediatamente com nosso novo Comitê Executivo Interino, com o apoio de todos os nossos colegas da Stellantis, enquanto concluímos o processo de nomeação de um novo CEO. Juntos, garantiremos a implementação oportuna da estratégia da empresa no interesse de longo prazo da Stellantis e de todos os seus acionistas".

Retrato de um gestor automotivo

A paixão de Tavares por carros surgiu aos 14 anos de idade, durante uma visita ao circuito de Estoril, perto de Lisboa, sua cidade natal (ele nasceu em 14 de agosto de 1958). Depois de estudar no Lycée Français Charles-Lepierre em Lisboa, mudou-se para a França aos 17 anos para frequentar o Lycée Pierre-de-Fermat em Toulouse. Em 1981, formou-se em engenharia mecânica pela École Centrale Paris.

A carreira de Tavares começou na Renault em 1981, onde ele ocupou vários cargos, incluindo o de vice-presidente de estratégia e desenvolvimento. Em seguida, trabalhou na Nissan, cuidando dos mercados das Américas do Norte e do Sul. De 2011 a 2014, foi Diretor de Operações da Renault. Em 2014, ele se mudou para o Grupo PSA como CEO, liderando a fusão com a Fiat Chrysler Automobiles que levou à criação da Stellantis em 2021. Sob sua liderança, a Stellantis se tornou a quarta maior fabricante de automóveis do mundo.

Carlos Tavares na inauguração dos novos escritórios da Pro One em Mirafiori
Foto de: Stellantis

Carlos Tavares na inauguração dos novos escritórios da Pro One em Mirafiori

John_Elkann_Carlos_Tavares

John Elkann e Carlos Tavares no dia do nascimento de Stellantis

Além de sua carreira profissional, Tavares é conhecido por sua paixão por automobilismo e carros clássicos. Ele participa regularmente de ralis históricos e corridas de resistência, muitas vezes como piloto. Ele também é apaixonado por agricultura e possui uma fazenda onde cultiva produtos orgânicos. Além disso, ele é poliglota, falando português, francês, inglês e espanhol fluentemente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários