Apresentada em agosto de 2022, a Honda Forza 350 está oficialmente deixando o mercado brasileiro. A scooter de média cilindrada da empresa era importada da Tailândia, o levou seus preços para mais de R$ 50 mil nos últimos meses, bem mais alto que das principais rivais e muito próximo a modelos de marcas premium com cilindrada similar. O modelo nunca chegou a ter vendas fortes por aqui.
Consultada pelo Motor1.com Brasil, a Honda do Brasil comunicou que “A Honda confirma que o modelo Forza 350 não integra mais o portfólio de produtos da marca no Brasil. Visando ampliar a sua liderança no segmento, a marca segue dedicada a oferecer um line up de scooters moderno e que atenda aos anseios e expectativas do consumidor brasileiro e para isso, são necessárias mudanças estratégicas em nossa oferta de modelos”. A marca, porém, ainda não adiantou planos para supriu esta fatia do mercado das scooters.
Honda Forza 350 2022 - Lançamento no Brasil
A Honda Forza 350 se enquadrava na categoria das Maxi-Scooters, a mesma da Yamaha XMax. A linha Forza já tem décadas de história da Europa e no Sudeste Asiático, mas só chegou há dois anos no Brasil, onde a demanda por scooters vem crescendo. Foi a quinta scooter da Honda no Brasil, somando-se na época a Elite 125, PCX, ADV e X-ADV.
Na última atualização que recebeu para atender às normas Euro 6 de emissões na Europa, a Honda Forza teve a cilindrada aumentada para 330 cm³. Seu motor monocilíndrico tinha arrefecimento a líquido com radiador frontal, atrás da roda dianteira. Ele era capaz de entregar 29,2 cv de potência a 7.500 rpm e 3,24 kgfm de torque a 5.250 rpm rocando apenas com gasolina. O câmbio era automático do tipo CVT.
Honda Forza 350 2022 - Lançamento no Brasil
Ao contrário da SH 300i, moto que substitui, a Forza 350 não tem assoalho plano. Porém, isso serviu para deixar o chassi mais leve e a moto pesa a seco 176 kg. Nas medidas, a Honda Forza 350 tinha 2.145 mm de comprimento, 754 mm de largura, 1.360 mm de altura e, mais importante, 1.510 mm de entre-eixos. A distância mínima em relação ao solo era de 145 mm e o assento está a 780 mm do chão. O tanque de combustível acomodava até 11,7 litros de combustível.
Na ciclística, a moto utilizava garfo telescópico na dianteira com 100 mm de curso, enquanto a traseira, biamortecida, tinha 115 mm. As rodas de liga leve tinha 15" de diâmetro na frente, com pneu 120/70, e 14 polegadas na traseira, com pneu 140/70. Os freios eram a disco nas duas rodas, com 256 mm de diâmetro na frente e 240 mm atrás.
Entre os principais itens de série, a Honda Forza 350 trazia chave presencial, iluminação completa por lâmpadas de LED, pisca-alerta, computador de bordo, tomada USB-C no porta-trecos dianteiro, freios ABS, controle de tração (desligável) e para-brisas com ajuste elétrico e 180 mm de amplitude controlado por um botão no painel.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Brasil: primeiro tímido passo rumo a ainda distante era do hidrogênio
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025