A Stellantis revelou sua plataforma STLA Frame, projetada para veículos de grande porte com carroceria sobre chassi. Essa arquitetura flexível acomoda trens de força totalmente elétricos, trens de força elétricos com autonomia estendida (EREV), trens de força de combustão interna e sistemas híbridos.
Com comprimento variando de 5.489 a 5.941 mm e distância entre eixos de 3.143 a 3.690 mm, a STLA Frame oferece uma distância ao solo de 26 a 66 cm, permitindo passar por alagamentos de até 61 cm de profundidade. Além disso, suporta capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e carga útil de até 1.224 kg.
A nova base suporta tecnologias de combustão interna, híbrida, hidrogênio, elétricos e elétricos com com extensor de alcance. O alcance máximo é de 1.100 km no EREV e 800 km no elétrico. Os módulos duplos de acionamento elétrico (EDMs) proporcionam capacidade de tração em todas as rodas.
O carregamento rápido em corrente contínua (CC) é de até 350 kW e as arquiteturas elétricas são de 400 volts ou 800 volts. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirmou que o STLA Frame oferece "alcance sem precedentes, novos níveis de capacidade e desempenho para nossos clientes que precisam de caminhões e SUVs confiáveis e potentes".
A plataforma será utilizada pela RAM e Jeep nos EUA e também será a base para veículos comerciais. A Stellantis investirá mais de € 50 bilhões (R$ 305 bilhões) em eletrificação até 2030 para atingir suas metas: 100% do mix de vendas no segmento de veículos de passeio elétricos alimentados apenas por baterias na Europa e 50% do mix de vendas no mercado estadunidense de carros de passeio e picapes elétricas até 2030.
Fonte: Stellantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Jaguar ainda nem foi lançada e já criou polêmica; o que você achou?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Segredo: Hyundai e Chevrolet trabalham juntas em picapes para o Brasil
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda