SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Confira quais foram os mais vendidos das categorias média e grande no segmento que cresceu quase 50% em relação a 2023
Mantendo a trajetória de crescimento sustentável, o segmento de SUVs e crossovers – excluídos os modelos compactos - encerrou o mês de outubro com 32.733 unidades emplacadas, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. O resultado supera em mais de 47% as 22.218 unidades registradas há um ano e em pouco mais de 19% o desempenho de setembro (27.432). Em relação ao total de 249.896 veículos, a categoria representou 13% do volume.
Na disputa entre os médios, mudança na liderança. Superado pelo Toyota Corolla Cross (4.806) de maio a setembro, o Jeep Compass – turbinado pela expressiva redução de preço da versão Sport – superou a barreira das 5 mil unidades pela 1ª vez no ano e recuperou a posição de honra no acumulado, perdida no início de outubro. Vale destacar que a virada no resultado do mês passado aconteceu apenas nos últimos dias.
Jeep Compass Blackhawk 2.0T 2025
Completando o pódio, o Caoa Chery Tiggo 7 (4.044) registrou seu novo recorde de vendas, superando as 4.015 unidades de agosto. Com a 4ª posição geral no acumulado praticamente assegurada, o GWM Haval H6 (2.286) abriu mais de 500 unidades de vantagem sobre o Taos (1.741) – o VW, aliás, foi o único entre os cinco primeiros com desempenho pior do que há um ano.
Esta foi a 11ª vez seguida com o chinês à frente do representante da marca alemã. Representantes da BYD, Song Plus (1.222) e Song Pro (1.118) viram a diferença cair entre ambos. Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (854), Honda ZR-V (789) e Ford Territory (710), que jamais tinham tido resultados similares, completaram as dez primeiras posições.
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
OUT/24 |
SET/24 |
OUT/23 |
% OUT 24 |
% SET 24 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
JEEP COMPASS |
40366 |
5043 |
3801 |
4640 |
21,23% |
19,06% |
32,68% |
8,69% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
40019 |
4806 |
4204 |
3679 |
20,23% |
21,08% |
14,32% |
30,63% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
24661 |
4044 |
3682 |
510 |
17,03% |
18,46% |
9,83% |
692,94% |
4º |
GWM HAVAL H6 |
18179 |
2286 |
1952 |
1450 |
9,62% |
9,79% |
17,11% |
57,66% |
5º |
VW TAOS |
13827 |
1741 |
1333 |
1864 |
7,33% |
6,68% |
30,61% |
-6,60% |
6º |
BYD SONG PLUS |
15697 |
1222 |
1270 |
1099 |
5,15% |
6,37% |
-3,78% |
11,19% |
7º |
BYD SONG PRO |
3503 |
1118 |
902 |
0 |
4,71% |
4,52% |
23,95% |
- |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
6788 |
854 |
501 |
464 |
3,60% |
2,51% |
70,46% |
84,05% |
9º |
HONDA ZR-V |
4878 |
789 |
770 |
14 |
3,32% |
3,86% |
2,47% |
5535,71% |
10º |
FORD TERRITORY |
4459 |
710 |
435 |
175 |
2,99% |
2,18% |
63,22% |
305,71% |
11º |
CHEVROLET EQUINOX |
2600 |
301 |
325 |
425 |
1,27% |
1,63% |
-7,38% |
-29,18% |
12º |
FORD BRONCO SPORT |
1971 |
229 |
179 |
257 |
0,96% |
0,90% |
27,93% |
-10,89% |
13º |
TOYOTA RAV4 |
1955 |
178 |
156 |
110 |
0,75% |
0,78% |
14,10% |
61,82% |
14º |
BYD YUAN PLUS |
1923 |
124 |
151 |
215 |
0,52% |
0,76% |
-17,88% |
-42,33% |
15º |
HONDA CR-V |
1138 |
120 |
130 |
1 |
0,51% |
0,65% |
-7,69% |
11900,00% |
16º |
KIA SPORTAGE |
965 |
101 |
76 |
114 |
0,43% |
0,38% |
32,89% |
-11,40% |
17º |
KIA NIRO |
469 |
25 |
18 |
67 |
0,11% |
0,09% |
38,89% |
-62,69% |
18º |
HYUNDAI KONA |
181 |
24 |
28 |
15 |
0,10% |
0,14% |
-14,29% |
60,00% |
19º |
RENAULT MEGANE E-TECH |
254 |
21 |
19 |
29 |
0,09% |
0,10% |
10,53% |
-27,59% |
20º |
HYUNDAI TUCSON |
125 |
10 |
6 |
60 |
0,04% |
0,03% |
66,67% |
-83,33% |
21º |
JAC E-JS4 |
18 |
3 |
2 |
6 |
0,01% |
0,01% |
50,00% |
-50,00% |
22º |
PEUGEOT 3008 |
104 |
2 |
2 |
23 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-91,30% |
|
|
184080 |
23751 |
19942 |
15217 |
100,00% |
100,00% |
19,10% |
56,08% |
Avaliação Toyota SW4 Diamond 2024
Após cinco meses seguidos longe no topo entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.929) superou o Jeep Commander (1.807). A diferença entre os dois no acumulado segue bastante reduzida e impossibilitando cravar quem terminará o ano à frente. Terceiro, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.282) registrou seu melhor momento comercial desde agosto de 2023 (1.290).
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
OUT/24 |
SET/24 |
OUT/23 |
% OUT 24 |
% SET 24 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA SW4 |
13938 |
1929 |
1507 |
1547 |
33,03% |
30,38% |
28,00% |
24,69% |
2º |
JEEP COMMANDER |
13769 |
1807 |
1517 |
1577 |
30,94% |
30,58% |
19,12% |
14,58% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
7728 |
1282 |
1160 |
678 |
21,95% |
23,38% |
10,52% |
89,09% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
2372 |
306 |
348 |
185 |
5,24% |
7,01% |
-12,07% |
65,41% |
5º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1577 |
251 |
163 |
217 |
4,30% |
3,29% |
53,99% |
15,67% |
6º |
VW TIGUAN |
2683 |
193 |
210 |
2 |
3,30% |
4,23% |
-8,10% |
9550,00% |
7º |
HYUNDAI PALISADE |
74 |
57 |
17 |
0 |
0,98% |
0,34% |
235,29% |
- |
8º |
JEEP WRANGLER |
117 |
12 |
32 |
7 |
0,21% |
0,65% |
-62,50% |
71,43% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
88 |
3 |
7 |
0 |
0,05% |
0,14% |
-57,14% |
- |
10º |
HYUNDAI SANTA FE |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
|
|
42347 |
5841 |
4961 |
4213 |
100,00% |
100,00% |
17,74% |
38,64% |
BMW X1 sDrive20i 2025 (Brasil)
Na disputa entre os modelos premium de entrada, o BMW X1 (310), que havia sido apenas o 7º em setembro, retomou a liderança mesmo vendendo 25% a menos do que em 2023. Preferido no último ranking, o Volvo EX30 (176) também foi superado pelo Audi Q3 (205). Menção para os primeiros registros da nova geração do BMW X2 (43).
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
OUT/24 |
SET/24 |
OUT/23 |
% OUT 24 |
% SET 24 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW X1 |
3388 |
310 |
28 |
418 |
29,50% |
3,88% |
1007,14% |
-25,84% |
2º |
AUDI Q3 |
2001 |
205 |
179 |
141 |
19,51% |
24,83% |
14,53% |
45,39% |
3º |
VOLVO EX30 |
2225 |
176 |
254 |
0 |
16,75% |
35,23% |
-30,71% |
- |
4º |
MERCEDES-BENZ GLA |
785 |
99 |
91 |
9 |
9,42% |
12,62% |
8,79% |
1000,00% |
5º |
VOLVO C40 |
689 |
61 |
45 |
119 |
5,80% |
6,24% |
35,56% |
-48,74% |
6º |
VOLVO XC40 |
726 |
55 |
31 |
133 |
5,23% |
4,30% |
77,42% |
-58,65% |
7º |
BMW X2 |
131 |
43 |
0 |
0 |
4,09% |
0,00% |
- |
- |
8º |
LAND ROVER EVOQUE |
534 |
43 |
57 |
94 |
4,09% |
7,91% |
-24,56% |
-54,26% |
9º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
454 |
29 |
19 |
48 |
2,76% |
2,64% |
52,63% |
-39,58% |
10º |
KIA EV5 |
13 |
9 |
2 |
0 |
0,86% |
0,28% |
350,00% |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ EQA |
39 |
9 |
5 |
4 |
0,86% |
0,69% |
80,00% |
125,00% |
12º |
BMW IX1 |
282 |
8 |
2 |
0 |
0,76% |
0,28% |
300,00% |
- |
13º |
LEXUS UX |
142 |
4 |
8 |
24 |
0,38% |
1,11% |
-50,00% |
-83,33% |
|
|
11409 |
1051 |
721 |
990 |
100,00% |
100,00% |
45,77% |
6,16% |
Volvo XC60 2024
Entre os modelos intermediários, nova liderança para o Volvo XC60 (444) graças ao seu melhor resultado no ano. Mesmo dobrando as vendas de 2023, o Porsche Macan (175) emplacou menos da metade do 1º colocado. O Mercedes GLB, preferido por 152 consumidores, garantiu lugar no pódio pelo 2º mês seguido. Destaque negativo para o Audi Q5 (118), que recuou mais de 50% nos últimos doze meses.
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
OUT/24 |
SET/24 |
OUT/23 |
% OUT 24 |
% SET 24 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO XC60 |
2694 |
444 |
220 |
323 |
28,43% |
17,31% |
101,82% |
37,46% |
2º |
PORSCHE MACAN |
1084 |
175 |
109 |
84 |
11,20% |
8,58% |
60,55% |
108,33% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLB |
695 |
152 |
168 |
28 |
9,73% |
13,22% |
-9,52% |
442,86% |
4º |
BMW X4 |
1027 |
147 |
130 |
93 |
9,41% |
10,23% |
13,08% |
58,06% |
5º |
AUDI Q5/SQ5 |
1165 |
118 |
83 |
246 |
7,55% |
6,53% |
42,17% |
-52,03% |
6º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
878 |
113 |
76 |
61 |
7,23% |
5,98% |
48,68% |
85,25% |
7º |
BMW X3 |
1363 |
111 |
195 |
80 |
7,11% |
15,34% |
-43,08% |
38,75% |
8º |
MERCEDES-BENZ GLC |
693 |
89 |
75 |
30 |
5,70% |
5,90% |
18,67% |
196,67% |
9º |
JAGUAR F-PACE |
213 |
56 |
22 |
13 |
3,59% |
1,73% |
154,55% |
330,77% |
10º |
LEXUS NX |
449 |
53 |
49 |
67 |
3,39% |
3,86% |
8,16% |
-20,90% |
11º |
LAND ROVER DEFENDER |
690 |
45 |
87 |
75 |
2,88% |
6,85% |
-48,28% |
-40,00% |
12º |
LAND ROVER VELAR |
273 |
22 |
13 |
27 |
1,41% |
1,02% |
69,23% |
-18,52% |
13º |
FORD MUSTANG MACH E |
127 |
11 |
14 |
21 |
0,70% |
1,10% |
-21,43% |
-47,62% |
14º |
BMW IX3 |
137 |
9 |
19 |
19 |
0,58% |
1,49% |
-52,63% |
-52,63% |
15º |
BYD TAN |
178 |
9 |
6 |
34 |
0,58% |
0,47% |
50,00% |
-73,53% |
16º |
MERCEDES-BENZ EQB |
24 |
5 |
4 |
6 |
0,32% |
0,31% |
25,00% |
-16,67% |
17º |
JAGUAR I-PACE |
6 |
3 |
1 |
0 |
0,19% |
0,08% |
200,00% |
- |
|
|
11696 |
1562 |
1271 |
1207 |
100,00% |
100,00% |
22,90% |
29,41% |
Volvo XC90
Entre os modelos mais sofisticados, o Volvo XC90 (92) conquistou uma liderança que não ocupava desde abril. BMW X5 (78) e Mercedes GLE (72) travaram uma briga acirrada pela 2ª posição. Preferido em setembro e no acumulado do ano, o Porsche Cayenne (66) caiu para a 4ª posição, perdendo quase 2/3 dos compradores do mês anterior.
SUVs / Crossovers Premium III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
OUT/24 |
SET/24 |
OUT/23 |
% OUT 24 |
% SET 24 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO XC90 |
939 |
92 |
64 |
72 |
17,42% |
11,92% |
43,75% |
27,78% |
2º |
BMW X5 |
524 |
78 |
22 |
141 |
14,77% |
4,10% |
254,55% |
-44,68% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLE |
727 |
72 |
82 |
25 |
13,64% |
15,27% |
-12,20% |
188,00% |
4º |
PORSCHE CAYENNE |
1403 |
66 |
167 |
48 |
12,50% |
31,10% |
-60,48% |
37,50% |
5º |
BMW X6 |
694 |
53 |
23 |
116 |
10,04% |
4,28% |
130,43% |
-54,31% |
6º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
708 |
50 |
59 |
86 |
9,47% |
10,99% |
-15,25% |
-41,86% |
7º |
AUDI Q8 |
197 |
41 |
13 |
37 |
7,77% |
2,42% |
215,38% |
10,81% |
8º |
BMW IX |
197 |
26 |
43 |
19 |
4,92% |
8,01% |
-39,53% |
36,84% |
9º |
LEXUS RX |
157 |
16 |
20 |
0 |
3,03% |
3,72% |
-20,00% |
- |
10º |
LAND ROVER DISCOVERY |
462 |
13 |
31 |
35 |
2,46% |
5,77% |
-58,06% |
-62,86% |
11º |
BMW X7 |
125 |
12 |
4 |
4 |
2,27% |
0,74% |
200,00% |
200,00% |
12º |
MERCEDES-BENZ GLS |
43 |
4 |
5 |
2 |
0,76% |
0,93% |
-20,00% |
100,00% |
13º |
AUDI Q7 |
74 |
2 |
2 |
5 |
0,38% |
0,37% |
0,00% |
-60,00% |
14º |
LAMBORGHINI URUS |
19 |
1 |
1 |
0 |
0,19% |
0,19% |
0,00% |
- |
15º |
MASERATI LEVANTE |
7 |
1 |
0 |
1 |
0,19% |
0,00% |
- |
0,00% |
16º |
MERCEDES-BENZ EQE SUV |
17 |
1 |
1 |
0 |
0,19% |
0,19% |
0,00% |
- |
6293 |
528 |
537 |
591 |
100,00% |
100,00% |
-1,68% |
-10,66% |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?
Teste BYD Shark: mais um delírio da moda ou veio pra ficar?
BYD Song promete recorde de vendas em dezembro; veja o ranking
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Polo e HB20 sobem, 208 cai: veja os hatches mais vendidos em novembro
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história