Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
No terceiro trimestre de 2024, chineses emplacaram duas marcas nas mais vendidas do mundo
A indústria automotiva chinesa alcançou uma marca histórica no terceiro trimestre de 2024: pela primeira vez, duas de suas principais montadoras entraram no Top 10 das mais vendidas globalmente. Enquanto o mercado mundial encolheu 2,7%, com cerca de 22 milhões de unidades comercializadas, as montadoras chinesas se destacaram e continuaram a expandir sua presença, especialmente em contraste com os desafios enfrentados por fabricantes na Europa, EUA e outros mercados emergentes..
A Toyota ainda permanece na liderança com 2,74 milhões de unidades, embora com queda de 3,8% em relação ao ano anterior, em grande parte devido à redução da demanda na China. Já o Grupo Volkswagen e a Hyundai Motor Company (que conta com a Kia e a Genesis) mantiveram o segundo e o terceiro lugares, também impactados pela preferência dos consumidores chineses por marcas locais. Stellantis e General Motors fecharam o Top 5, com ambas sofrendo quedas de dois dígitos devido a desafios de demanda nos principais mercados.
O destaque chinês foi a BYD, que subiu para o sexto lugar com um crescimento de 38%, vendendo 1,13 milhão de unidades e se aproximando dos volumes da GM e Stellantis. A fabricante Geely, que é dona da Volvo e Polestar, também entrou no Top 10, com 811.800 unidades vendidas, superando a Nissan e tirando a japonesa Suzuki da lista.
Grupo de automóveis | Resultados do terceiro trimestre de 2023 | Resultados do terceiro trimestre de 2024 | % |
Toyota | 2.844.990 | 2.736.904 | -4% |
Grupo Volkswagen | 2.343.279 | 2.176.363 | -7% |
Hyundai Motor Company | 1.824.213 | 1.777.300 | -3% |
Stellantis | 1.478.000 | 1.174.000 | -21% |
General Motors | 1.322.000 | 1.147.000 | -13% |
BYD | 824.001 | 1.134.892 | +38% |
Ford | 1.086.000 | 1.095.000 | +1% |
Honda | 1.033.000 | 910.000 | -12% |
Geely | 703.135 | 811.797 | +20% |
Nissan | 833.000 | 809.000 | -3% |
Neste período, as montadoras chinesas venderam mais que as europeias, com um total de 5,07 milhões de unidades, um aumento de 10%, enquanto os fabricantes europeus registraram queda de 11%, totalizando 4,99 milhões de unidades. Assim, a participação de mercado de marcas vindas do país da Grande Muralha subiu de 20,8% para 23,6% em relação ao ano anterior, contrastando com a perda de participação das montadoras japonesas, europeias, americanas e coreanas.
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