Presente na segunda edição brasileira do Electric Days, maior evento de eletrificação e ESG da América Latina, Ricardo Bastos, presidente da ABVE, falou dos panoramas para os veículos elétricos e eletrificados no mercado brasileiro. O principal executivo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico mostrou que público nacional tem mostrado preferência por híbridos plug-ins, tendência que tem se expandido para o interior do país também.
Bastos mostrou os dados de vendas no acumulado entre janeiro e outubro de 2024 para veículos elétricos e eletrificados em suas variadas formas. Dos 138.581 carros comercializados com alguma eletrificação no acumulado do ano, 51.830 deles eram elétricos puros. Na sequência, vieram os modelos híbridos plug-in, com 46.566 unidades. O híbrido pleno flex vem na sequência com 17.481 unidades comercializadas no período. O híbrido convencional a gasolina (12.320) e o híbrido-leve (10.384) completaram o ranking.
O principal executivo da ABVE ainda destacou que a tendência do híbrido plug-in está se interiorizando. Entre os veículos leves eletrificados, 46% dos emplacamentos de carros novos aconteceram fora das capitais brasileiras. No interior, 74% das vendas de veículos de passeio no acumulado do ano foram de modelos híbridos plug-in.
Ricardo Bastos, da ABVE, no Electric Days 2024
Ricardo Bastos ainda apontou que os ponto de recarga, ou eletropostos, poderão ser qualificados dentro do MOVER, novo programa do governo para a indústria automotiva nacional, a partir de 2025. Com isso, poderiam ser elegíveis a incentivos e aumentar a estrutura de recarregamento por aqui. O executivo da ABVE afirmou que o setor investirá fortemente nos próximos anos para a criação de mais corredores de recarga nos próximos anos, possivelmente facilitando a infraestrutura de recarga nas rodovias.
Até agosto, a entidade estima que o Brasil já conte com mais de 10.000 pontos de recarga, entre públicos e semi-públicos, como os instalados dentro de shoppings e estacionamentos, por exemplo. O foco da expansão dos pontos de recarga nos próximos anos será nos carregadores rápidos.
Para Ricardo Bastos, a adoção mais rápida de eletrificação no mercado brasileiro não estaria ocorrendo por conta de 6 desafios:
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Além de Pulse e Fastback: os SUVs compactos eletrificados do Brasil