Depois de perder fôlego em agosto, o mercado europeu recuou novamente em setembro. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente (incluindo, além dos 26 países da União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça), foram comercializados 1.118.083 veículos novos, 4,2% a menos do que há um ano.
A queda teve relação direta com o mau desempenho de três dos quatro maiores mercados (Alemanha, França e Itália). Modelos 100% elétricos representaram 19,1% das vendas, contra 16% em 2023. Os híbridos, por sua vez, superaram os modelos a combustão (33,7% x 29,4%). O acumulado dos nove primeiros meses, de 9.779.605 unidades, ainda está positivo (+1%).
Skoda Fabia
Na disputa entre as montadoras, o pódio foi exatamente o mesmo de agosto, com a Volkswagen no topo e seguida por Toyota (76.539) e Skoda (70.149) – a marca da República Checa, vale destacar, conseguiu lugar entre as três primeiras apenas pela 5ª vez em sua história, a 3ª consecutiva. Quinta no último ranking, a Mercedes-Benz (67.521) subiu uma posição. Destaque negativo, a Fiat (19.825) perdeu mais de 40% de seus compradores e foi apenas a 17ª.
POS. |
MARCA |
SET.24 |
% MERCADO 2024 |
SET.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLKSWAGEN |
114.676 |
10,3% |
115.740 |
9,9% |
-0,9% |
2º |
TOYOTA |
76.539 |
6,8% |
74.691 |
6,4% |
2,5% |
3º |
SKODA |
70.149 |
6,3% |
58.747 |
5,0% |
19,4% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
67.521 |
6,0% |
67.846 |
5,8% |
-0,5% |
5º |
BMW |
65.110 |
5,8% |
61.987 |
5,3% |
5,0% |
6º |
RENAULT |
60.589 |
5,4% |
59.350 |
5,1% |
2,1% |
7º |
AUDI |
58.672 |
5,2% |
64.290 |
5,5% |
-8,7% |
8º |
PEUGEOT |
54.066 |
4,8% |
57.100 |
4,9% |
-5,3% |
9º |
KIA |
50.493 |
4,5% |
56.919 |
4,9% |
-11,3% |
10º |
HYUNDAI |
46.844 |
4,2% |
45.399 |
3,9% |
3,2% |
11º |
TESLA |
44.519 |
4,0% |
34.310 |
2,9% |
29,8% |
12º |
FORD |
42.238 |
3,8% |
50.413 |
4,3% |
-16,2% |
13º |
DACIA |
39.808 |
3,6% |
42.803 |
3,7% |
-7,0% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
33.949 |
3,0% |
45.363 |
3,9% |
-25,2% |
15º |
VOLVO |
30.106 |
2,7% |
24.238 |
2,1% |
24,2% |
16º |
CITROËN |
22.046 |
2,0% |
38.029 |
3,3% |
-42,0% |
17º |
FIAT |
19.825 |
1,8% |
35.213 |
3,0% |
-43,7% |
18º |
SAIC |
19.381 |
1,7% |
26.916 |
2,3% |
-28,0% |
19º |
SEAT |
19.361 |
1,7% |
19.168 |
1,6% |
1,0% |
20º |
SUZUKI |
18.087 |
1,6% |
20.654 |
1,8% |
-12,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.118.083 |
... |
1.167.637 |
... |
-4,2% |
|
ACUMULADO |
9.779.605 |
... |
9.685.850 |
... |
1,0% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Tesla Model Y (2023)
Já no ranking de modelos, a posição de honra em setembro coube ao Tesla Model Y (28.876) – é a 2ª liderança do elétrico em 2024. O destaque maior, no entanto, veio da VW: com 21.077 unidades, a nova geração do Tiguan avançou quase 30% nos últimos doze meses e assegurou a 2ª posição. De acordo com o Best Selling Cars Blog, esta foi apenas a 4ª vez do modelo na vice-liderança.
Atrás do Renault Clio (20.708) e mesmo com leve retração (-1,6%), o Dacia Sandero (18.960) segue em 1º no acumulado. Com 16.697 unidades, o Kia Sportage repetiu a 5ª posição conquistada em julho, seu melhor resultado no continente. Primeiro fora do top 10, o Tesla Model 3 (14.965) cresceu mais de 300%. Em situação oposta, o Citroën C3 (7.675) amargou uma queda superior a 50%.
POS. |
MODELO |
SET.24 |
% MERCADO 2024 |
SET.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TESLA MODEL Y |
28.876 |
2,6% |
29.309 |
2,5% |
-1,5% |
2º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
21.077 |
1,9% |
16.394 |
1,4% |
28,6% |
3º |
RENAULT CLIO |
20.708 |
1,9% |
20.088 |
1,7% |
3,1% |
4º |
DACIA SANDERO |
18.960 |
1,7% |
19.265 |
1,6% |
-1,6% |
5º |
KIA SPORTAGE |
16.697 |
1,5% |
14.608 |
1,3% |
14,3% |
6º |
PEUGEOT 208 |
16.350 |
1,5% |
22.188 |
1,9% |
-26,3% |
7º |
VW GOLF |
15.776 |
1,4% |
19.441 |
1,7% |
-18,9% |
8º |
TOYOTA YARIS CROSS |
15.714 |
1,4% |
13.575 |
1,2% |
15,8% |
9º |
VW POLO |
15.299 |
1,4% |
13.659 |
1,2% |
12,0% |
10º |
FORD PUMA |
15.141 |
1,4% |
18.063 |
1,5% |
-16,2% |
11º |
TESLA MODEL 3 |
14.965 |
1,3% |
3.615 |
0,3% |
314,0% |
12º |
TOYOTA YARIS |
14.468 |
1,3% |
12.184 |
1,0% |
18,7% |
13º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
14.355 |
1,3% |
16.977 |
1,5% |
-15,4% |
14º |
SKODA OCTAVIA |
13.895 |
1,2% |
13.923 |
1,2% |
-0,2% |
15º |
HYUNDAI TUCSON |
13.798 |
1,2% |
13.655 |
1,2% |
1,0% |
16º |
PEUGEOT 2008 |
13.203 |
1,2% |
14.236 |
1,2% |
-7,3% |
17º |
DACIA DUSTER |
12.977 |
1,2% |
10.834 |
0,9% |
19,8% |
18º |
VW T-ROC |
12.794 |
1,1% |
16.935 |
1,5% |
-24,5% |
19º |
RENAULT CAPTUR |
12.686 |
1,1% |
12.072 |
1,0% |
5,1% |
20º |
TOYOTA C-HR |
12.071 |
1,1% |
9.541 |
0,8% |
26,5% |
21º |
BMW X1 |
11.806 |
1,1% |
7.193 |
0,6% |
64,1% |
22º |
NISSAN QASHQAI |
11.444 |
1,0% |
16.404 |
1,4% |
-30,2% |
23º |
FORD KUGA |
10.653 |
1,0% |
12.564 |
1,1% |
-15,2% |
24º |
MINI |
10.386 |
0,9% |
10.959 |
0,9% |
-5,2% |
25º |
NISSAN JUKE |
9.628 |
0,9% |
8.583 |
0,7% |
12,2% |
26º |
TOYOTA COROLLA |
9.619 |
0,9% |
12.110 |
1,0% |
-20,6% |
27º |
SKODA ENYAQ |
9.503 |
0,8% |
6.002 |
0,5% |
58,3% |
28º |
SKODA FABIA |
9.393 |
0,8% |
7.423 |
0,6% |
26,5% |
29º |
PEUGEOT 3008 |
9.294 |
0,8% |
6.891 |
0,6% |
34,9% |
30º |
SKODA KAROK |
9.113 |
0,8% |
6.554 |
0,6% |
39,0% |
31º |
SKODA KAMIQ |
9.086 |
0,8% |
8.259 |
0,7% |
10,0% |
32º |
SKODA KODIAQ |
8.701 |
0,8% |
6.398 |
0,5% |
36,0% |
33º |
AUDI A3 |
8.700 |
0,8% |
10.918 |
0,9% |
-20,3% |
34º |
HYUNDAI KONA |
8.552 |
0,8% |
8.214 |
0,7% |
4,1% |
35º |
TOYOTA AYGO |
8.389 |
0,8% |
8.525 |
0,7% |
-1,6% |
36º |
FIAT PANDA |
8.277 |
0,7% |
10.728 |
0,9% |
-22,8% |
37º |
MERCEDES CLASSE A |
8.113 |
0,7% |
6.499 |
0,6% |
24,8% |
38º |
CITROËN C3 |
7.675 |
0,7% |
16.295 |
1,4% |
-52,9% |
39º |
TOYOTA RAV4 |
7.517 |
0,7% |
8.582 |
0,7% |
-12,4% |
40º |
BMW SÉRIE 3 |
7.361 |
0,7% |
6.280 |
0,5% |
17,2% |
41º |
JEEP AVENGER |
7.341 |
0,7% |
5.432 |
0,5% |
35,1% |
42º |
FORD FOCUS |
7.339 |
0,7% |
8.080 |
0,7% |
-9,2% |
43º |
VOLVO EX30 |
7.266 |
0,6% |
4 |
0,0% |
181550,0% |
44º |
VW T-CROSS |
7.119 |
0,6% |
7.302 |
0,6% |
-2,5% |
45º |
VW ID.4 |
7.016 |
0,6% |
6.033 |
0,5% |
16,3% |
46º |
VOLVO XC40 |
6.827 |
0,6% |
10.944 |
0,9% |
-37,6% |
47º |
VOLVO XC60 |
6.724 |
0,6% |
6.731 |
0,6% |
-0,1% |
48º |
KIA NIRO |
6.670 |
0,6% |
7.704 |
0,7% |
-13,4% |
49º |
KIA PICANTO |
6.638 |
0,6% |
6.757 |
0,6% |
-1,8% |
50º |
CUPRA FORMENTOR |
6.624 |
0,6% |
9.344 |
0,8% |
-29,1% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas diretas: veja o ranking dos mais vendidos de outubro
Donald Trump e seus supercarros… que nunca mais poderá dirigir!
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil no varejo
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
História: Os 40 anos do Kadett que chegou ao Brasil
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos