Os fãs de carros grandes e luxuosos vindos da Terra do Tio Sam estão familiarizados com ''A Besta'', o grande Cadillac limusine que, na realidade, é construído sob um chassi de picape e já há alguns anos serve como viatura oficial para o principal executivo da nação estadunidense.
O veículo, que já serviu a Trump em sua primeira passagem pela presidência e também a Joe Biden, faz parte de uma série de outros veículos que começaram bem antes do modelo feito pela GM. Com o assunto em alta após a definição do pleito nos EUA, preferimos não nos aprofundar nas questões da política dos EUA aqui. Mas como estamos no ramo de automóveis, não há melhor momento para dar uma olhada na evolução das limusines presidenciais ao longo das décadas.
O Vanarama, um portal de locação de veículos do Reino Unido, compilou algumas informações, e você pode se surpreender com certos detalhes. Começamos nossa viagem pela estrada da memória em 1939, culminando com a limusine de hoje estacionada na famigerada Casa Branca.
É claro que os presidentes dos EUA também viajavam de carro antes de 1939. No entanto, nossa jornada começa nesse ano com o primeiro carro personalizado para um presidente, no caso, Franklin Delano Roosevelt. Apropriadamente, o carro veio de uma marca que leva o nome de um presidente: Lincoln.
As modificações eram relativamente simples em comparação com os padrões modernos, com estribos maiores e alças de apoio sendo as principais adições. Entretanto, depois que os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, o carro foi reforçado com blindagem, pneus à prova de balas, espaço para armazenamento de armas e vidros mais espessos.
A blindagem do Lincoln de 1939 foi incorporada ao sedã de 1942 desde o início. O carro pesava mais de 3,2 toneladas), o que exigia freios com hidrovácuo mais potente para pará-lo. E sim, hidrovácuo ainda era algo relativamente incomum nos carros da década de 1940. Após a guerra, o carro recebeu um facelift para um visual mais moderno. O carro atendeu tanto a Roosevelt quando ao presidente Harry Truman.
Com a Segunda Guerra Mundial no passado, o então presidente Harry Truman (1884-1972) encomendou um novo sedã Lincoln de acordo com suas especificações. O revestimento blindado ainda fazia parte do pacote, mas outras modificações foram acrescentadas, como um teto elevado e um modelo conversível também foi construído. Ele seria o último dos carros presidenciais com motor 5.8 V12 com 154 cv. O Cosmopolitan atendeu a Harry Truman, Dwight Eisenhower e John F. Kennedy.
O elegante Lincoln Continental foi usado em quatro variantes durante sua existência, que durou até o início da década de 1980. O modelo final de 1972 passou por um facelift no final de sua produção para se parecer com o Continental do final da década de 1970.
Foi o último modelo conversível a ser usado por um presidente dos EUA, quando o então presidente Kennedy foi morto com um tiro em 1963. Essa conexão com os modelos Continental também se estendeu aos Presidente Ford em 1975 e o Presidente Reagan em 1981.
O primeiro Cadillac na frota presidencial veio em 1983 com o Fleetwood, embora Eisenhower (1890-1969) já tivesse viajado para a cerimônia de posse em um conversível da marca. O modelo específico mostrado aqui só serviu a Reagan até o final da década de 1980, mas continuou a oferecer proteção blindada com portas, vidros e um teto elevado que dava aos ocupantes uma visão melhor do exterior.
O primeiro presidente Bush usou o último Lincoln a servir em uma função presidencial. O carro fortemente blindado também foi o primeiro a receber um trem de força altamente modificado para suportar o peso extra da blindagem. Tratava-se de um 7.5 V8 retirado de uma Ford F-250 sob o capô.
A tecnologia estava avançando rapidamente na década de 1990 e o Cadillac Fleetwood 1993 usado pelo Presidente Clinton foi o primeiro modelo presidencial a realmente entrar no mundo da alta tecnologia. Obviamente, a limusine era blindada e, com um grande motor V8, podia viajar a mais de 225 km/h (número considerável, considerando o seu peso). Mas a limusine também era equipada com telefones e comunicações via satélite para que o presidente pudesse se manter contato.
Os fãs familiarizados com a General Motors sabem que o último sedã de carroceria sobre chassi da montadora foi lançado em 1996. Portanto, o DeVille 2001 feita para Bush Filho não era realmente um DeVille. Foi a primeira vez que um veículo foi realmente personalizado desde o início, com um chassi GMT800 (o mesmo do Silverado da época), blindagem pesada na parte superior e uma grande quantidade de tecnologia, incluindo sistemas de visão noturna.
Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, uma limusine presidencial ainda mais forte e ainda mais segura foi encomendada para o Presidente Bush Filho. Mais uma vez, ela foi construída do zero em um chassi de utilitários, embora o exterior fosse semelhante ao do Cadillac DTS. A blindagem extrapesada, os pneus run-flat e as janelas fixas mantiveram o presidente seguro, enquanto uma série de tecnologias garantiu que ele estivesse conectado o tempo todo. O "Presidential State Car" também se destacou por ser a limusine mais rápida conhecida da lista, atingindo velocidades de 240 km/h.
O Cadillac limousine do Presidente Obama não era tão rápido quanto suas antecessoras. Quando toda a blindagem e os equipamentos foram adicionados, o Cadillac só conseguia atingir cerca de 96 km/h. No entanto, era de longe a limusine presidencial mais avançada e bem protegida da época, com canhões de gás lacrimogêneo, provisões para defesa contra ataques químicos e até mesmo sangue compatível com o tipo sanguíneo do presidente, caso as coisas ficassem realmente ruins.
Aqui está a exceção da lista. Embora não seja uma limusine presidencial, esse ônibus personalizado foi criado em 2011 para ser usado na comitiva presidencial e serve como um centro de comando e controle móvel para o presidente usar. Ele é blindado ao máximo e contém suprimentos para sobreviver a ataques químicos, mas também tem comunicações avançadas e equipamentos especiais para literalmente administrar o país na estrada.
Tecnicamente, "A Besta" é um nome que se aplica a muitas limusines presidenciais, mas a última versão usada pelo Presidente Trump (e por Joe Biden) é a mais bestial de todas. Ela é basicamente uma versão atualizada do modelo de 2009 com o visual moderno da Cadillac, blindagem de aço e cerâmica e sistemas de proteção suficientes para chamá-la basicamente de um bunker sobre rodas.
Com a reeleição de Trump, não sabemos se ''A Besta'' ganhará uma nova edição nos próximos 4 anos, o que se sabe é que o modelo atual estará disponível a partir do ano que vem para o segundo mandato do presidente. A propósito, há sempre duas dessas limusines em cada comitiva presidencial dos EUA para disfarçar em qual carro ele está realmente viajando, tendo como missão confundir ou atrapalhar planos de possíveis ataques ao chefe de Estado.
Certamente você que está lendo essa matéria imagina que a limusine mais nova fosse a mais cara e, do ponto de vista do valor em dólares, estaria certo. Entretanto, quando se leva em conta a inflação ao longo dos anos, esse não é exatamente o caso.
Aqui está um rápido detalhamento do custo dos carros para os quais há dados de preços disponíveis.
Veículo | Presidente(s) | Preço (ajustado pela inflação) |
1961-1972 Lincoln Continental | Kennedy/Johnson/Nixon/Ford/Carter/Reagan | $1.741.003/R$ 9.909.000 |
Cadillac Fleetwood 1993 | Clinton |
$1.567.952/R$ 8.924.312 |
Cadillac "Beast" 2018 | Trump | $1.554.795/R$ 8.849.426 |
2011 Ground Force One | Obama/Trump | $1.272.825/R$ 7.244.538 |
1950 Lincoln Cosmopolitan | Truman/Eisenhower/Kennedy | $540.000/ R$ 3.073.518 |
Cadillac "One" de 2009 | Obama/Trump | $363.965/ R$ 2.071.579 |
Lincoln K Sunshine Special de 1939 | Roosevelt | $249.021/ R$ 1.417.352 |
Lincoln Custom 1942 | Roosevelt/Truman | $49.102/ R$ 279.473 |
Fonte: Vanarama
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv
O Batmóvel de "O Cavaleiro das Trevas" custa US$ 3 milhões
Volkswagen Taos Highline 2024 tem promoção com R$ 26.000 de desconto
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
História: Suzuki Fun foi um Chevrolet Celta proibido no Brasil
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória