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EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991

Projetado na década de 1990, antecipou o híbrido Insight com motor 1.0 de 70 cv com consumo de combustível melhor que de híbridos

Honda EP-X Concept (1991)
Foto de: Honda

Você se lembra do Honda Insight? O modelo original que tinha carenagens aerodinâmicas até nas rodas traseiras foi por muito tempo um rival do Toyota Prius, bem como um dos primeiros e poucos modelos - como o Prius - a apresentar um conjunto motriz totalmente híbrido. Assim como o Toyota, o Insight foi pioneiro nessa tecnologia, mas, infelizmente, nunca foi vendido no Brasil. Mas como surgiu a ideia do Insight? A partir de um conceito estranho.

Um peso pena 

Apresentado no 29º Salão do Automóvel de Tóquio em 1991, o Honda EP-X é descrito pela empresa como um "estudo de design para representar o respeito ao meio ambiente". O nome significa "Efficient Personal eXperimental" e muitas de suas características seriam usadas na primeira geração do Honda Insight fabricada entre 2000 e 2006, uma década depois.

Conceito Honda EP-X (1991)
Foto de: Honda

Conceito Honda EP-X (1991)

O carro de dois lugares apresenta uma carroceria com monobloco de alumínio, o que o torna extremamente leve. De fato, o Honda pesa apenas 620 kg, apesar de ter 3,70 metros de comprimento, o comprimento de um Fiat Panda moderno. O que surpreende, no entanto, são sua largura e altura, de apenas 1,50 m e 1,24 m, respectivamente.

Máxima eficiência

Mas como o EP-X acomoda duas pessoas em um espaço tão pequeno? Por meio de uma configuração mais comum em motos, com o passageiro sentado atrás do motorista. Há duas portas como em todos os cupês, enquanto o teto de vidro traseiro pode ser aberto para facilitar o acesso ao compartimento de bagagem (ou para ser usado como uma "saída de emergência").

O painel de instrumentos tinha um design simples com uma tela de cristal líquido, uma novidade tecnológica na época.

Honda Insight

Sob o capô está um motor 1.0 de três cilindros VTEC-E equipado com comando de válvulas variável "ajustado" para máxima economia de combustível. Com uma potência de 70 cv, esse Honda pode proporcionar um consumo de combustível de cerca de 42 km/l, um valor realmente recorde. Em resumo, há muitas inovações nesse Honda. De fato, ele é um laboratório sobre rodas, com vários conceitos que foram incorporados aos modelos nos anos posteriores.

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