Em balanço comercial divulgado nesta quinta-feira (31), a Stellantis amarga números nada animadores em relação ao 3º trimestre. De acordo com o relatório, o grupo registrou queda de 27% nas receitas líquidas, recuado de 45,1 bilhões de euros em 2023 para 33 bilhões de euros agora. Os números são reflexo da baixa expressiva de 20% nas vendas globais da companhia, que caíram de 1,42 milhão de unidades no ano passado para 1,14 milhão agora.
Entre outras razões, a Stellantis atribui o resultado negativo aos “encerramento da produção de vários modelos para iniciar a transição do portfólio para produtos a nível global”, bem como à “redução planejada de estoques na América do Norte” e aos “impactos decorrentes de um contexto difícil do mercado europeu".
Dentro das regiões de atuação do grupo, a América do Norte amargou o maior percentual de queda nas vendas: 36%. Na sequência, China, Índia e Ásia-Pacífico recuaram 30%, mercados do Oriente Médio e África caíram 26%, e a Europa vendeu 17% a menos. Nesse contexto, apenas a América do Sul, impulsionada principalmente pelo Brasil, registrou resultado positivo: crescimento de 14%.
Região | Vendas do 3º trimestre de 2024 | Vendas do 3º trimestre de 2023 | Alteração percentual |
América do Norte | 299.000 | 470.000 | -36% |
Europa | 496.000 | 599.000 | -17% |
Oriente Médio e África | 78.000 | 105.000 | -26% |
América do Sul | 259.000 | 227.000 | +14% |
China, Índia e Ásia-Pacífico | 14.000 | 20.000 | -30% |
Nos Estados Unidos, em particular, a gestão da Stellantis está sendo bastante questionada. Em carta abertura enviada recentemente ao CEO Carlos Tavares, o conselho que reúne donos de concessionárias dos EUA reclamou da queda contínua das vendas do grupo no país. A entidade acusou o chefão de ser o responsável pela "rápida degradação" das marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler. As duas últimas acumulam quedas de 43% e 47% no mercado norte-americano no 3º trimestre.
Novo Citroën ë-C3 para Europa
Para contornar o difícil cenário atual, a Stellantis prepara novidades importantes e espera alcançar grandes volumes. É o caso da nova geração do Citroën C3, que já recebeu mais de 50.000 encomendas na Europa, e do também renovado Peugeot 3008, que soma mais de 75.000 pedidos. A lista inclui ainda a chegada dos Leapmotor T03 e C10, bem como o início da comercialização do Fiat Grande Panda. Nos EUA, a empresa prepara a estreia nas lojas dos elétricos Dodge Charger Daytona e Jeep Wagoneer S, além das picapes Ram 1500 REV e Ram 1500 Ramcharger.
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