page ad skin

Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre

América do Sul, graças ao impulso do Brasil, foi a única região a registrar crescimento

Avaliação: Peugeot 308 e 308 SW

Em balanço comercial divulgado nesta quinta-feira (31), a Stellantis amarga números nada animadores em relação ao 3º trimestre. De acordo com o relatório, o grupo registrou queda de 27% nas receitas líquidas, recuado de 45,1 bilhões de euros em 2023 para 33 bilhões de euros agora. Os números são reflexo da baixa expressiva de 20% nas vendas globais da companhia, que caíram de 1,42 milhão de unidades no ano passado para 1,14 milhão agora.

Entre outras razões, a Stellantis atribui o resultado negativo aos “encerramento da produção de vários modelos para iniciar a transição do portfólio para produtos a nível global”, bem como à “redução planejada de estoques na América do Norte” e aos “impactos decorrentes de um contexto difícil do mercado europeu".

Fiat Grande Panda 2024

Dentro das regiões de atuação do grupo, a América do Norte amargou o maior percentual de queda nas vendas: 36%. Na sequência, China, Índia e Ásia-Pacífico recuaram 30%, mercados do Oriente Médio e África caíram 26%, e a Europa vendeu 17% a menos. Nesse contexto, apenas a América do Sul, impulsionada principalmente pelo Brasil, registrou resultado positivo: crescimento de 14%.

Região Vendas do 3º trimestre de 2024 Vendas do 3º trimestre de 2023 Alteração percentual
América do Norte 299.000 470.000 -36%
Europa 496.000 599.000 -17%
Oriente Médio e África 78.000 105.000 -26%
América do Sul 259.000 227.000 +14%
China, Índia e Ásia-Pacífico 14.000 20.000 -30%

Nos Estados Unidos, em particular, a gestão da Stellantis está sendo bastante questionada. Em carta abertura enviada recentemente ao CEO Carlos Tavares, o conselho que reúne donos de concessionárias dos EUA reclamou da queda contínua das vendas do grupo no país. A entidade acusou o chefão de ser o responsável pela "rápida degradação" das marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler. As duas últimas acumulam quedas de 43% e 47% no mercado norte-americano no 3º trimestre.

Citroën ë-C3 (2024) posto à prova

Novo Citroën ë-C3 para Europa

Novidades a caminho

Para contornar o difícil cenário atual, a Stellantis prepara novidades importantes e espera alcançar grandes volumes. É o caso da nova geração do Citroën C3, que já recebeu mais de 50.000 encomendas na Europa, e do também renovado Peugeot 3008, que soma mais de 75.000 pedidos.  A lista inclui ainda a chegada dos Leapmotor T03 e C10, bem como o início da comercialização do Fiat Grande Panda. Nos EUA, a empresa prepara a estreia nas lojas dos elétricos Dodge Charger Daytona e Jeep Wagoneer S, além das picapes Ram 1500 REV e Ram 1500 Ramcharger.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com