É complicado para uma montadora com uma linha tão vasta ter uma linguagem de design unificada. Por exemplo, a Hyundai não oferece uma identidade de estilo coesa em seu amplo portfólio global. No entanto, com o novo conceito Initium, a montadora sul-coreana nos dá uma janela do que pode ser sua futura filosofia de design pomposamente chamada de "Arte do Aço", destinada a moldar modelos futuros.
O que é esse conceito? Um SUV, é claro. Bem quadradão, o Initium nos dá uma amostra de um modelo de produção que chegará no primeiro semestre de 2025. Como ele é movido a hidrogênio, nosso palpite é que estamos diante do substituto do Nexo. Você já deve ter notado que, em alguns modelos atuais, há quatro pontos que representam a letra "H" em código Morse. Aqui, o Initium faz as coisas de forma diferente, pois esses quadrados quádruplos com um "+" representam o chamado logotipo "HTWO" reservado para carros a hidrogênio.
O robusto SUV tem rodas de 21'' com design aerodinâmico, alojadas em para-lamas protuberantes com revestimento em plástico preto. Para dar um ar de robustez, a Hyundai acrescentou rack de teto com luzes embutidas as mesmas letras HTWO da grade. É um tema recorrente, já que foi aplicado na traseira para as lanternas traseiras e a terceira luz de freio. Já a parte do vidro do porta-malas com formato incomum lembra o polêmico Pontiac Aztek, usado pelo protagonista Walter White em Breaking Bad.
A Hyundai diz que o Initium pode percorrer um máximo de 650 km antes de reabastecer. Em comparação, o Nexo nos EUA tem autonomia declarada de até 611 km. Um motor elétrico com 201 cavalos de potência também traz uma melhoria de 40 cv de potência em relação ao atual SUV movido a hidrogênio. Apenas uma das tampas de combustível serve para reabastecer o tanque de hidrogênio, pois a outra é para o recurso Vehicle-to-Load. O V2L permite que os proprietários conectem o veículo a uma tomada doméstica de 220V para transformar o Initium em um power bank, alimentando eletrodomésticos.
Embora não esteja nos mostrando o interior por enquanto, a Hyundai diz que os passageiros traseiros têm bastante espaço e podem ficar mais confortáveis graças ao generoso ângulo de reclinação do assento. As portas traseiras também têm um ângulo de abertura amplo, facilitando a entrada e a saída da cabine. No infeliz caso de uma colisão, o "desempenho de segurança de colisão de classe mundial" é proporcionado por uma estrutura de múltiplos esqueletos dianteiros , uma estrutura de carroceria lateral e nove airbags. O Initium será exibido publicamente no Salão do Automóvel de Los Angeles e no Salão do Automóvel de Guangzhou em novembro, e o modelo de estrada será lançado no próximo ano.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir