page ad skin

Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux

Picape quadradona combina um estilo excêntrico com recursos técnicos de alto nível para trabalho e lazer

Kia Tasman MY 2025
Foto de: Kia

Esta é a nova Kia Tasman, a primeira picape média da marca coreana. Estará à venda no próximo ano com produção na Coreia do Sul e pretende competir nos mercados globais contra rivais como a Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Nissan Frontier, entre outros. 

Ao contrário da Hyundai Santa Cruz , que é uma picape com estrutura monobloco, a Tasman é uma picape de tamanho médio com chassi longarina. Também ao contrário do Santa Cruz, a Kia Tasman não será vendido nos Estados Unidos: a Kia tem como alvo os mercados da Oceania, Médio Oriente, África e América Latina.

Um design muito "diferente"

Como já foi havia sido antecipado nos teasers, a parece é excêntrica de todos os ângulos. A traseira talvez seja a menos exagerada, embora um enorme logotipo esteja estampado na tampa da caçamba. A visão mais estranha é o perfil com o revestimento parcial dos paralamas em que parecem "bigodes". Há a opção de proteções mais convencionais, com a parte preta envolvendo todo o elemento, em vez de apenas a parte superior.

Kia Tasman MY 2025
Fotos de: Kia

Kia Tasman MY 2025

A Kia Tasman também se destaca pela parte dianteira controverso, com faróis verticais aplicados praticamente na lateral da carroceria. Também há um logotipo Kia de grandes dimensões em um capô saliente para fazer com que a picape pareça mais musculosa.  

Concorrendo com as médias, a picape Tasman mede 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de distância entre eixos. A caçamba mede 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade. Carrega um volume de 1.173 litros ou 1.195 quilos. A capacidade de reboque é de 3.500 kg e a capacidade de carga útil varia de 1.000 a 1.190 kg. 

Kia Tasman MY 2025
Fotos de: Kia

Kia Tasman MY 2025

Verdadeiro interior de SUV

Por dentro, ele não é tão "duro" quanto o exterior sugere. A Tasman tem uma cabine mais parecida com a de um carro, com um layout de três telas. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é ladeado por uma tela de 5 polegadas no centro e uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas para o sistema de infoentretenimento. Apesar da grande área da tela, a Kia não abandonou os controles tradicionais. Ainda há um punhado de botões e interruptores para acessar as funções usadas com mais frequência.

O botão do diferencial blocante e o interruptor do modo de baixa velocidade (crawling) deixam claro que essa é uma picape de verdade. De forma incomum, o console central contém uma placa com as dimensões da picape.

O banco traseiro tem a possibilidade de reclinar o encosto em até 30%: atrás desse banco há um pequeno espaço para guardar objetos, deixando-os escondidos e sem ficarem expostos. Entre os equipamentos disponíveis, a Kia vai oferecer sistema de áudio com alto-falantes da Harman Kardon.

Kia Tasman MY 2025
Fotos de: Kia

Kia Tasman MY 2025

Mecânica e motores

Dependendo do mercado, a nova picape estará disponível com transmissões manual de seis velocidades e automática de oito velocidades e configurações de tração em duas ou quatro rodas. Na Coreia, a Tasman é equipada com um motor a gasolina de 2,5 litros que produz 281 cv e 422 Nm (43 kgfm) de torque. Não que a aceleração seja muito importante nesse segmento, mas ele atinge 100 km/h em 8,5 segundos e alcançar velocidade máxima de 185 km/h.

Kia Tasman MY 2025
Fotos de: Kia

Kia Tasman MY 2025

Na Austrália, a Tasman será movida por um motor turbodiesel de 2,2 litros com potência de 210 cv e 441 Nm (45 kgfm). Ela tem a mesma velocidade máxima, mas leva 10,4 segundos para atingir 100 km/h. No Oriente Médio e na África, os clientes poderão escolher entre esses dois motores a gasolina e a diesel. Ambos têm tanques de combustível de 80 litros .

Kia Tasman MY 2025
Fotos de: Kia

Em busca de conforto

A Kia projetou a Tasman com uma suspensão dianteira de braço duplo e um eixo traseiro rígido com feixes de molas. A Kia afirma que o picape pode passar por água de até 80 cm de profundidade a uma velocidade de 7,2 km/h e, como medida de segurança, há conectores à prova d'água para algumas peças internas. Os pneus todo-terreno estão disponíveis com aros de 17 e 18 polegadas e diferentes modos de direção para lidar com uma variedade de superfícies: Deserto, Lama, Neve e Rocha.

Kia Tasman MY 2025
Fotos de: Kia

Kia Tasman MY 2025

A Kia afirma que o espaço para cabeça, ombros e pernas é líder na categoria, além da capacidade de reclinar os bancos traseiros de 22 a 30 graus. Levante os bancos traseiros e você encontrará dois compartimentos de armazenamento ocultos para qualquer coisa de valor que não queira guardar no porta-malas. Além disso, o Tasman é equipado com duas placas de carregamento sem fio, uma mesa de console dobrável e alças de apoio nas colunas dianteiras.

Kia Tasman MY 2025
Fotos de: Kia

Kia Tasman MY 2025

Confirmada na Argentina e pode vir ao Brasil

Desde o primeiro dia de venda, a Kia está oferecendo 13 acessórios, incluindo rodas estilo beadlock e degraus laterais. Na traseira, a carroceria pode ser configurada com uma capota com portas borboleta, uma cobertura deslizante. Um rack de teto compatível com uma barraca de teto também está disponível.

A Coreia será o primeiro mercado a receber a Tasman no primeiro semestre de 2025, antes que a picape inaugural da Kia chegue à Austrália, à África e ao Oriente Médio. A empresa acredita que a Arábia Saudita será um dos principais mercados para a picape, e é por isso que a estreia mundial ocorrerá no Jeddah International Motor Show.

O CEO da Kia Argentina, Sebastián Sicardi, já havia confirmado o lançamento da picape por lá ao nosso time do Motor1.com Argentina durante evento de apresentação dos renovados  Kia Seltos e Carnival. O executivo reforçou:

“Em setembro de 2020, eu já disse isso com muita clareza: assim que a picape Kia estiver disponível , vamos nos apressar para trazê-la para a Argentina. A comercialização começará no próximo ano e a Argentina está entre os mercados projetados pela Kia para sua chegada. Os lançamentos da marca demoram cerca de um ano para chegar à Argentina a partir do início de suas vendas globais".

Além dessa confirmação, nos últimos dias também circularam informações sobre uma possível montagem da Tasman na fábrica Nordex, em Montevidéu (Uruguai), citando que poderia aproveitar o chassi utilizado pelo caminhão leve Kia Bongo/K2500 - o que agora se mostra inviável por serem veículos de plataformas totalmente diferentes.

A depender a aceitação nos mercados globais e a chegada da Tasman na Argentina, o Brasil também se torna destino possível para a picape. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com