page ad skin

Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol

Projeto de lei está atualmente em análise na Câmara dos Deputados

Volkswagen Total Flex
Foto de: Volkswagen

Projeto de lei apresentado recentemente na Câmara dos Deputados coloca em pauta o uso do etanol como espécie de "combustível oficial" do Brasil. De autoria do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), o PL 3013/24 estabelece que administração pública federal passe a abastecer toda frota própria de veículos leves e pesados com etanol ou outro combustível renovável.

De acordo com o texto, o governo federal deverá também desenvolver políticas públicas de isenção de impostos e incentivo à produção de etanol e outras fontes renováveis com foco no mercado brasileiro. “Dados da Agência Internacional de Energia apontam que o uso de etanol de cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa se comparado com a gasolina”, explica o deputado.

Posto de combustível Petrobras

O parlamentar argumenta ainda que a cadeia de produção do etanol também gera outras fontes de energia. “O bagaço e a palha, substratos da cana-de-açúcar, produzem vapor que pode ser transformado em energia térmica, mecânica e elétrica, chamada de bioeletricidade. Essa eletricidade pode abastecer a própria usina de etanol ou ser vendida ao sistema elétrico brasileiro”, conclui Silva.

Após apresentação, o projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Comissões de Minas e Energia, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Posto de combustível abastecimento

Etanol em pauta na Câmara

Além do projeto acima, há outras propostas em discussão no congresso envolvendo especificamente o etanol. Entre elas, destaque para o PL 1852/24, que propõe zerar as alíquotas das contribuições federais (PIS/Cofins) incidentes sobre operações no mercado interno envolvendo o álcool combustível. O texto está em análise na casa e tem como intuito reduzir o preço para o consumidor.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com