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Stellantis fabricará menos carros a gasolina para evitar multas por emissões

Cortes em diversas fábricas da Europa já foram anunciados e devem passar a valer a partir de novembro

Fiat 500X Sport

O grupo Stellantis deverá reduzir a produção de veículos na Europa nos próximos meses como estratégia para evitar multas por excesso de emissões de poluentes. Em entrevista concedida à agência de notícias Automotive News, o recém-nomeado diretor de operações do grupo na região, Jean-Philippe Imparato, disse que os cortes de produção devem alcançar diversas fábricas e serão implementados já no mês que vem.

O grupo está preocupado com o risco de fabricar veículos a gasolina e diesel em excesso e acabar sendo penalizado por exceder as metas de emissões de frota. Na União Europeia, as regras anti-poluição se tornarão consideravelmente mais rigorosas a partir de 1º de janeiro de 2025 e a formação de estoques (principalmente por conta das vendas em queda) é um sério risco.

Avaliação: Peugeot 308 e 308 SW

A meta média atual da frota de 115,1 g/km (padrão WLTP) cairá em aproximadamente 19% em 2025, chegando a 93,6 g/km. Conforme relatado anteriormente, apenas Tesla e Geely ficaram abaixo do nível do ano que vem nos primeiros seis meses de 2024. Vale destacar que cada montadora tem sua meta, resultante da massa média de sua frota. Consequentemente, empresas que vendem mais SUVs têm metas maiores do que aquelas que comercializam veículos menores (e menos poluentes).

Alfa Romeo Tonale Diesel

A multa para as montadoras que não cumprirem as metas é de 95 euros (cerca de R$ 584) por grama excedente de cada carro. Em se tratando de um grupo gigante como a Stellantis, com pelo menos 14 marcas diferentes, a soma de inúmeras multas individuais certamente pesará no bolso. Recentemente, o chefe da Renault, Luca de Meo, disse que montadoras ativas na Europa correm o risco de pagar € 15 bilhões em multas. Outras fontes falam em € 10 bilhões.

Citroën C5 X 2021

A Stellantis canalizará seus esforços de produção de carros a combustão para elétricos, embora as margens de lucro provavelmente ainda sejam maiores para carros a gasolina/diesel. No acumulado do ano, as vendas de elétricos recuaram 15,2% em toda Europa, Ainda assim, o grupo parece ter notado que é melhor vender menos carros tradicionais do que arriscar pagar multas.

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