BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
Linguagem de design 'Neue Klasse' será ampliada para todo portfólio e não ficará apenas para eletrificação
Em entrevista concedida recentemente ao Top Gear, o chefe de design da BMW, Adrian van Hooydonk, deu detalhes importantes a respeito dos próximos lançamentos da marca. De acordo com o executivo, as diretrizes trazidas pelo estilo 'Neue Klasse' nortearão o desenho dos novos carros da empresa e serão aplicadas tanto em veículos convencionais quanto em elétricos. Até então, imagina-se que a nova filosofia seria empregada apenas nos EVs.
"O grande impulso com EVs, essas tecnologias e essa linguagem de design, serão transferidos para todo o portfólio de produtos, incluindo nossos veículos de combustão", disse van Hooydonk. "Para o cliente, não será difícil — todos eles receberão novos BMWs modernos e poderão escolher o trem de força", explicou.
BMW Vision Neue Klasse X (2024)
Ainda segundo o executivo, o design Neue Klasse será amadurecido à medida em que for empregado nos novos modelos e, na chegada definitiva ao mercado, os veículos terão estilo "ainda melhor" do que nos conceitos. "Você sabe o quão próximos o i3 e o i8 eram de seus carros-conceito? É isso que vai acontecer aqui. Se alguma coisa eu gosto mais dos carros de produção porque eles são um pouco mais compactos", disse.
A BMW terá pelo menos cinco modelos baseados no desenho Neue Klasse até 2029. A lista inclui a próxima geração do Série 3 — e um M3 — um ou dois SUVs, e até mesmo um cupê esportivo de alta performance que começou a ser testado nas ruas há apenas alguns meses. O primeiro deles deverá estrear já no ano que vem, enquanto os demais serão apresentados a partir de 2026.
Hooydonk disse ainda que um mesmo modelo poderá ser oferecido em versões a gasolina e elétrica. Com isso, cada veículo terá elementos de design ligeiramente próprios como forma de gerar diferenciação.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Top Gear
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança