Com informações de Rodrigo Perini - Após ter iniciado pré-venda no início de outubro, a BYD finalmente revelou o preço e os detalhes definitivos da Shark, a sua picape híbrida plug-in. A novidade entrará no concorrido segmento de picapes médias que, além de contar com nomes estabelecidos, também já conta com a "conterrânea" JAC Hunter HD. Oferecida em versão única, a picape chega custando R$ 379.800.
Apesar de ser uma concorrente para Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a BYD Shark é um pouco maior, medindo 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e com um entre-eixos de 3.260 mm. Ou seja, é 132 mm mais longa, 71 mm mais larga, 110 mm mais alta e com 175 mm mais de entre-eixos do que a Hilux. A caçamba tem capacidade de carga de 835 kg ou 1.450 litros. Apesar de ser um segmento tradicionalista, a BYD diz que aposta no agronegócio para impulsionar as vendas de seu produto.
A BYD Shark é construída com uma plataforma de carroceria sobre chassi, prometendo um desempenho similar ao das concorrentes. Esta mesma arquitetura é usada pela linha de SUVs off-road Fangchengbao. Combinando um motor 1.5 turbo com dois elétricos, um em cada eixo, a picape tem 437 cv de potência combinada, com torque de 65 kgfm. O trem de força híbrido, Segundo a BYD, é o primeiro sistema híbrido elétrico longitudinal (EHS) do mundo. Ele tem três modos de condução também (Areia, Lama e Neve).
A picape pode ser usada em modo 100% elétrico, híbrido em série (motor a combustão gerando energia para as baterias e motores elétricos dando propulsão) ou híbrido em paralelo (motor a combustão e elétricos dando propulsão). Para a carga da bateria em tomada, a BYD promete um tempo de 20 minutos para carregar de 30% a 80%. São 29,6 kWh de capacidade de armazenamento.
BYD Shark
A Shark acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, de acordo com dados da BYD. Ainda segundo a marca, a picape utiliza propulsão por meio dos motores elétricos em até 80% do tempo. O número de consumo combinado (entre ciclo urbano e rodoviário) divulgado pela empresa é de 24 km/l. Combinando o combustível fóssil e a energia das baterias, a Shark tem uma autonomia total declarada de 840 km. Em modo 100% elétrico, a picape pode rodar até 100 km.
A novidade tem suspensão independente, sistema de tração nas quatro rodas elétrico, construção com aços de alta resistência e a plataforma DMO (Dual Mode Off Road), que alia um chassis e a tecnologia híbrida às funções off-road. Falando em segurança, a Shark possui seis airbags e um conjunto de recursos de direção inteligente, incluindo controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Sistema de Navegação Inteligente (ICC), aviso de colisão frontal (FCW), entre outros.
BYD Shark 2025
A picape ainda conta com um painel de instrumentos digital de 10,25", central multimídia de 12,8" capaz de girar (como no Dolphin ou Song Plus), câmera 360°, chave por aproximação com celular (NFC), visão 180° sob o veículo, carregador sem fio para smartphones, head-up display de 12". Na caçamba, a picape oferece tomadas também, além de possibilitar o uso da bateria principal para dar energia a eletrodomésticos (VTOL). A Shark será oferecida nas cores branca perolizada, preta sólida ou azul metálica. Neste momento, a picape está saindo com 1 ano de seguro Porto grátis.
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