O recém-revelada Ferrari F80 sacodiu o mundo dos supercarros com seus poderosos 1.200 cv e comemora dignamente o 80º aniversário da marca de Maranello com 799 exemplares que serão entregues a partir de 2025, custando 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) cada.
Esses são números que impressionam mesmo na era dos hipercarros multimilionários, mas para a Ferrari eles não são novidade. Há 40 anos, a Ferrari vem oferecendo aos seus clientes mais fiéis supercarros exclusivos, ultrapotentes e em edições limitadas, uma tradição que começou em 1984 com a 288 GTO. Nessa retrospectiva, iremos lembrar de alguns dos modelos mais icônicos da Ferrari até a chegada da F80. Veja abaixo.
O progenitor dessa dinastia de supercarros muito amados e estimados é a Ferrari 288 GTO de 1984, a primeira Ferrari com um motor V8 biturbo, especificamente um V em 90° de 2.855 cm3 com dois turbocompressores IHI capazes de desenvolver 400 cv, 50,57 kgfm, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Ferrari 288 GTO
Apesar de suas semelhanças com as Ferrari 208/308 contemporâneas, em parte devido ao design de Pininfarina, a 288 GTO apresenta características exclusivas das Ferraris da época, como um chassi alongado, carroceria de fibra composta e Kevlar, um motor posicionado longitudinalmente e um peso de apenas 1.160 kg (2,9 kg/cv).
Ferrari 288 GTO (1984) | |
Motor | 2.9 V8 twin-turbo, 400 cv, 50,5 kgfm |
Tração | Traseira |
Caixa de câmbio | Manual de 5 marchas |
Relação potência/peso | 2,9 kg/cv |
Velocidade máxima | 305 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 4,9 segundos |
Produção | 279 unidades |
Cotação atual | 4 milhões de euros (R$ 24,6 milhões) |
Produzida em 279 exemplares, incluindo 1 protótipo pré-série e 5 Evolutions, a Ferrari 288 GTO custou cerca de 194 milhões de liras quando nova, um valor que, com as atualizações de inflação, equivale a 309.000 euros (R$ 1,96 milhão). Em leilões mais recentes, no entanto, ela também foi vendida por mais de 4 milhões de euros (R$ 24,6 milhões).
Pode não parecer do lado de fora, mas a Ferrari F40 de 1987 é a evolução mais extrema do conceito que a Ferrari estabeleceu com o 288 GTO. Utilizava motor central V8 biturbo, mas dessa vez com o uso ainda mais massivo de material Kevlar, composto por fibra de vidro e acrílico em vez de vidro. O interior é tão simples quanto o de um carro de corrida, incluindo tiras de borracha em vez de maçanetas internas.
Ferrari F40
Seu V8 de 2.936 cm3 com um V de 90° tem dois turbocompressores IHI, potência de 484 cv e um torque máximo de 58,8 kgfm. Pesando apenas 1.250 kg, a relação peso-potência é muito favorável: 2,6 kg. O resultado é uma velocidade máxima de 324 km/h e uma aceleração de 0 a 100 em 4,1 segundos.
Ferrari F40 (1987) | |
Motor | 2.9 V8 twin-turbo, 484 cv, 58,8 kgfm |
Tração | Traseira |
Caixa de câmbio | Manual de 5 marchas |
Relação potência/peso | 2,6 kg/cv |
Velocidade máxima | 324 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 4,1 segundos |
Produção | 1.331 unidades |
Cotação atual | 3,5 milhões de euros (R$ 21.5 milhões) |
A produção da Ferrari F40 chegou a 1.331 unidades, incluindo 20 F40 LMs. Em 1987, ela custava 373 milhões de liras, ou quase 502.000 euros (cerca de R$ 3 milhões) em valores de hoje. O mercado de colecionadores avalia a F40 em cerca de 3,5 milhões de euros (R$ 21,5 milhões).
Com a Ferrari F50, já estamos em 1995 e o layout mecânico do supercarro de Maranello muda conforme o mundo das corridas muda e ele pretende se passar por um carro de Fórmula 1 para as ruas. De fato, a sinuosa carroceria apoiada em um chassi tubular de fibra de carbono esconde um motor de 12 cilindros, com ângulo em V de 65°, aspirado com cinco válvulas por cilindro e um deslocamento de 4.698 cm3.
Ferrari F50
O resultado é um supercarro de teto aberto com 528 cv e 48 kgfm. Ele atinge 325 km/h e leva 3,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Quando nova, custava cerca de 852 milhões de liras, ou 769.000 euros (R$ 4,74 milhões).
Ferrari F50 (1995) | |
Motor | 4.7 V12 naturalmente aspirado, 528 cv, 48 kgfm |
Tração | Traseira |
Caixa de câmbio | Manual de 6 marchas |
Relação potência/peso | 2,6 kg/cv |
Velocidade máxima | 325 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 3,9 segundos |
Produção | 349 unidades |
Cotação atual | 5 milhões de euros (R$ 30.8 milhões) |
Trezentos e quarenta e nove exemplares da Ferrari F50 foram produzidos e agora estão sendo negociados em leilões por até 5 milhões de euros (R$ 30,8 milhões).
A Ferrari Enzo celebra ninguém menos que o fundador da marca, Enzo Ferrari, e o faz com o que havia de mais moderno em tecnologia de motores disponível em 2002 e a sempre presente assinatura Pininfarina no seu estilo "técnico" e quadrado.
Ferrari Enzo
A construção é inteiramente em fibra de carbono e o motor V12 de 5.998 cv naturalmente aspirado associado à caixa de câmbio sequencial produz 669 cv e 66,9 kgfm. A velocidade máxima é de impressionantes 350 km/h e a velocidade de 0-100 é de 3,65 segundos.
Ferrari Enzo (2002) | |
Motor | 6.0 V12 naturalmente aspirado, 669 cv, 66,9 kfgm |
Tração | Traseira |
Caixa de câmbio | Semi-automático sequencial de 6 marchas |
Relação potência/peso | 2,1 kg/cv |
Velocidade máxima | 350 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 3,65 segundos |
Produção | 400 unidades |
Cotação atual | 5,5 milhões de euros (R$ 33,9 milhões) |
O modelo teve somente 400 exemplares produzidos e o seu preço em euros em 2002 era de 665.000 euros (aproximadamente 949.000 de euros, ou cerca de R$ 5,8 milhões). No mercado de colecionadores, essa Ferrari já vale 5,5 milhões de euros (R$ 33,9 milhões).
O objeto de desejo dos muitos colecionadores de Ferrari espalhados pelo mundo nos últimos anos tem sido a Ferrari LaFerrari, um supercarro e hipercarro ao mesmo tempo que, a partir de 2013, encapsula em seu nome o desejo de representar o melhor de Maranello.
Ferrari LaFerrari
As formas arredondadas e aerodinâmicas do LaFerrari são trabalho do Centro Stile Ferrari, dirigido por Flavio Manzoni, e cobrem um chassi de fibra de carbono e um conjunto de carroceria digno dos melhores monopostos da F1. O motor é um V12 de 6.262 cm3 naturalmente aspirado combinado com dois motores elétricos para formar o sistema híbrido HY-KERS com 963 cv e 91,7 kgfm. Mais de 350 km/h e 3 segundos para 0-100 são dois números que atestam as capacidades do LaFerrari.
Ferrari LaFerrari (2013) | |
Motor | 6.3 naturalmente aspirado V12 + 2 elétricos HY-KERS, 963 cv, 91,7 kgfm |
Tração | Traseira |
Caixa de câmbio | Automático de dupla embreagem de 7 velocidades |
Relação potência/peso | 1,5 kg/cv |
Velocidade máxima | >350 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 3,0 segundos |
Produção | 500 unidades (210 unidades Aperta) |
Cotação atual | 3,5 milhões de euros (R$ 21.5 milhões) |
Além da produção de 500 LaFerrari tradicionais, houve ainda a produção de 210 LaFerrari Aperta com carroceria tipo targa, vendida nova por 1,2 e 1,6 milhão de euros, respectivamente (entre R$ 7,4 e 9,8 milhões). Quem quiser comprar uma hoje deve se preparar para gastar pelo menos 3,5 milhões de euros (R$ 21,5 milhões).
A Ferrari F80 é a mais recente herdeira dessa linhagem de supercarros/hipercarros que marcaram a história da evolução automotiva, ostentando um novo trem de força híbrido de 1.200 cv que representa o auge do carro esportivo atual.
Ferrari F80
Desta vez, as tecnologias são derivadas da Fórmula 1 e das corridas de resistência, em particular o hipercarro 499P que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2023 e 2024. O motor V6 twin-turbo de 2.992 cm3 desenvolve sozinho 912 cv e 86,6 kgfm. A velocidade máxima e a aceleração são de 350 km/h e 2,15 segundos, respectivamente. Este último valor é o melhor de todos os tempos para um carro de rua da Ferrari.
Ferrari F80 (2025) | |
Motor | 3.0 V6 biturbo + 4 elétricos, 1.200 cv |
Tração | Integral |
Caixa de câmbio | Automático de dupla embreagem de 8 velocidades |
Relação potência/peso | 1,2 kg/cv |
Velocidade máxima | 350 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 2,15 segundos |
Produção | 799 unidades |
Preço de tabela | 3,6 milhões de euros (R$ 22,2 milhões) |
O preço da Ferrari F80, que será entregue aos clientes a partir de 2025, é de 3,6 milhões de euros, cerca de R$ 22,2 milhões, outro recorde absoluto para uma nova Ferrari. A produção planejada para o bólido é de 799 exemplares até 2027, ano em que a Ferrari completa 80 anos.
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