O recém-revelada Ferrari F80 sacodiu o mundo dos supercarros com seus poderosos 1.200 cv e comemora dignamente o 80º aniversário da marca de Maranello com 799 exemplares que serão entregues a partir de 2025, custando 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) cada.

Esses são números que impressionam mesmo na era dos hipercarros multimilionários, mas para a Ferrari eles não são novidade. Há 40 anos, a Ferrari vem oferecendo aos seus clientes mais fiéis supercarros exclusivos, ultrapotentes e em edições limitadas, uma tradição que começou em 1984 com a 288 GTO. Nessa retrospectiva, iremos lembrar de alguns dos modelos mais icônicos da Ferrari até a chegada da F80. Veja abaixo.

Ferrari 288 GTO

O progenitor dessa dinastia de supercarros muito amados e estimados é a Ferrari 288 GTO de 1984, a primeira Ferrari com um motor V8 biturbo, especificamente um V em 90° de 2.855 cm3 com dois turbocompressores IHI capazes de desenvolver 400 cv, 50,57 kgfm, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Ferrari 288 GTO
Ferrari

Ferrari 288 GTO

Apesar de suas semelhanças com as Ferrari 208/308 contemporâneas, em parte devido ao design de Pininfarina, a 288 GTO apresenta características exclusivas das Ferraris da época, como um chassi alongado, carroceria de fibra composta e Kevlar, um motor posicionado longitudinalmente e um peso de apenas 1.160 kg (2,9 kg/cv).

  Ferrari 288 GTO (1984)
Motor 2.9 V8 twin-turbo, 400 cv, 50,5 kgfm
Tração Traseira
Caixa de câmbio Manual de 5 marchas
Relação potência/peso 2,9 kg/cv
Velocidade máxima 305 km/h
Aceleração 0-100 km/h 4,9 segundos
Produção 279 unidades
Cotação atual 4 milhões de euros (R$ 24,6 milhões)

Produzida em 279 exemplares, incluindo 1 protótipo pré-série e 5 Evolutions, a Ferrari 288 GTO custou cerca de 194 milhões de liras quando nova, um valor que, com as atualizações de inflação, equivale a 309.000 euros (R$ 1,96 milhão). Em leilões mais recentes, no entanto, ela também foi vendida por mais de 4 milhões de euros (R$ 24,6 milhões).

Ferrari F40

Pode não parecer do lado de fora, mas a Ferrari F40 de 1987 é a evolução mais extrema do conceito que a Ferrari estabeleceu com o 288 GTO. Utilizava motor central V8 biturbo, mas dessa vez com o uso ainda mais massivo de material Kevlar, composto por fibra de vidro e acrílico em vez de vidro. O interior é tão simples quanto o de um carro de corrida, incluindo tiras de borracha em vez de maçanetas internas.

Ferrari F40
Ferrari

Ferrari F40

Seu V8 de 2.936 cm3 com um V de 90° tem dois turbocompressores IHI, potência de 484 cv e um torque máximo de 58,8 kgfm. Pesando apenas 1.250 kg, a relação peso-potência é muito favorável: 2,6 kg. O resultado é uma velocidade máxima de 324 km/h e uma aceleração de 0 a 100 em 4,1 segundos.

  Ferrari F40 (1987)
Motor 2.9 V8 twin-turbo, 484 cv, 58,8 kgfm
Tração Traseira
Caixa de câmbio Manual de 5 marchas
Relação potência/peso 2,6 kg/cv
Velocidade máxima 324 km/h
Aceleração 0-100 km/h 4,1 segundos
Produção 1.331 unidades
Cotação atual 3,5 milhões de euros (R$ 21.5 milhões)

A produção da Ferrari F40 chegou a 1.331 unidades, incluindo 20 F40 LMs. Em 1987, ela custava 373 milhões de liras, ou quase 502.000 euros (cerca de R$ 3 milhões) em valores de hoje. O mercado de colecionadores avalia a F40 em cerca de 3,5 milhões de euros (R$ 21,5 milhões).

Ferrari F50

Com a Ferrari F50, já estamos em 1995 e o layout mecânico do supercarro de Maranello muda conforme o mundo das corridas muda e ele pretende se passar por um carro de Fórmula 1 para as ruas. De fato, a sinuosa carroceria apoiada em um chassi tubular de fibra de carbono esconde um motor de 12 cilindros, com ângulo em V de 65°, aspirado com cinco válvulas por cilindro e um deslocamento de 4.698 cm3.

Ferrari F50
Ferrari

Ferrari F50

O resultado é um supercarro de teto aberto com 528 cv e 48 kgfm. Ele atinge 325 km/h e leva 3,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Quando nova, custava cerca de 852 milhões de liras, ou 769.000 euros (R$ 4,74 milhões).

  Ferrari F50 (1995)
Motor 4.7 V12 naturalmente aspirado, 528 cv, 48 kgfm
Tração Traseira
Caixa de câmbio Manual de 6 marchas
Relação potência/peso 2,6 kg/cv
Velocidade máxima 325 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,9 segundos
Produção 349 unidades
Cotação atual 5 milhões de euros (R$ 30.8 milhões)

Trezentos e quarenta e nove exemplares da Ferrari F50 foram produzidos e agora estão sendo negociados em leilões por até 5 milhões de euros (R$ 30,8 milhões).

Ferrari Enzo

A Ferrari Enzo celebra ninguém menos que o fundador da marca, Enzo Ferrari, e o faz com o que havia de mais moderno em tecnologia de motores disponível em 2002 e a sempre presente assinatura Pininfarina no seu estilo "técnico" e quadrado.

Ferrari Enzo
Ferrari

Ferrari Enzo

A construção é inteiramente em fibra de carbono e o motor V12 de 5.998 cv naturalmente aspirado associado à caixa de câmbio sequencial produz 669 cv e 66,9 kgfm. A velocidade máxima é de impressionantes 350 km/h e a velocidade de 0-100 é de 3,65 segundos.

  Ferrari Enzo (2002)
Motor 6.0 V12 naturalmente aspirado, 669 cv, 66,9 kfgm
Tração Traseira
Caixa de câmbio Semi-automático sequencial de 6 marchas
Relação potência/peso 2,1 kg/cv
Velocidade máxima 350 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,65 segundos
Produção 400 unidades
Cotação atual 5,5 milhões de euros (R$ 33,9 milhões)

O modelo teve somente 400 exemplares produzidos e o seu preço em euros em 2002 era de 665.000 euros (aproximadamente 949.000 de euros, ou cerca de R$ 5,8 milhões). No mercado de colecionadores, essa Ferrari já vale 5,5 milhões de euros (R$ 33,9 milhões).

Ferrari LaFerrari

O objeto de desejo dos muitos colecionadores de Ferrari espalhados pelo mundo nos últimos anos tem sido a Ferrari LaFerrari, um supercarro e hipercarro ao mesmo tempo que, a partir de 2013, encapsula em seu nome o desejo de representar o melhor de Maranello.

Ferrari LaFerrari
Ferrari

Ferrari LaFerrari

As formas arredondadas e aerodinâmicas do LaFerrari são trabalho do Centro Stile Ferrari, dirigido por Flavio Manzoni, e cobrem um chassi de fibra de carbono e um conjunto de carroceria digno dos melhores monopostos da F1. O motor é um V12 de 6.262 cm3 naturalmente aspirado combinado com dois motores elétricos para formar o sistema híbrido HY-KERS com 963 cv e 91,7 kgfm. Mais de 350 km/h e 3 segundos para 0-100 são dois números que atestam as capacidades do LaFerrari.

  Ferrari LaFerrari (2013)
Motor 6.3 naturalmente aspirado V12 + 2 elétricos HY-KERS, 963 cv, 91,7 kgfm
Tração Traseira
Caixa de câmbio Automático de dupla embreagem de 7 velocidades
Relação potência/peso 1,5 kg/cv
Velocidade máxima >350 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,0 segundos
Produção 500 unidades (210 unidades Aperta)
Cotação atual 3,5 milhões de euros (R$ 21.5 milhões)

Além da produção de 500 LaFerrari tradicionais, houve ainda a produção de 210 LaFerrari Aperta com carroceria tipo targa, vendida nova por 1,2 e 1,6 milhão de euros, respectivamente (entre R$ 7,4 e 9,8 milhões). Quem quiser comprar uma hoje deve se preparar para gastar pelo menos 3,5 milhões de euros (R$ 21,5 milhões).

Ferrari F80

A Ferrari F80 é a mais recente herdeira dessa linhagem de supercarros/hipercarros que marcaram a história da evolução automotiva, ostentando um novo trem de força híbrido de 1.200 cv que representa o auge do carro esportivo atual.

Ferrari F80
Ferrari

Ferrari F80

Desta vez, as tecnologias são derivadas da Fórmula 1 e das corridas de resistência, em particular o hipercarro 499P que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2023 e 2024. O motor V6 twin-turbo de 2.992 cm3 desenvolve sozinho 912 cv e 86,6 kgfm. A velocidade máxima e a aceleração são de 350 km/h e 2,15 segundos, respectivamente. Este último valor é o melhor de todos os tempos para um carro de rua da Ferrari.

  Ferrari F80 (2025)
Motor 3.0 V6 biturbo + 4 elétricos, 1.200 cv
Tração Integral
Caixa de câmbio Automático de dupla embreagem de 8 velocidades
Relação potência/peso 1,2 kg/cv
Velocidade máxima 350 km/h
Aceleração 0-100 km/h 2,15 segundos
Produção 799 unidades
Preço de tabela 3,6 milhões de euros (R$ 22,2 milhões)

O preço da Ferrari F80, que será entregue aos clientes a partir de 2025, é de 3,6 milhões de euros, cerca de R$ 22,2 milhões, outro recorde absoluto para uma nova Ferrari. A produção planejada para o bólido é de 799 exemplares até 2027, ano em que a Ferrari completa 80 anos.

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