Com um Fiat 147 a álcool, Emanuele Cappellano confirmou que a Fiat será a primeira marca da Stellantis a ter o sistema híbrido-flex nacional. O Presidente do grupo para a América do Sul revelou que os primeiros motores estão sendo produzidos em Betim (MG) e equiparão modelos da casa italiana. Pulse e Fastback são os mais cotados.

Nas próximas semanas, a Stellantis apresentará a primeira etapa da tecnologia Bio Hybrid, que já foi mostrada há um tempo. Para Pulse e Fastback, a tecnologia esperada é o mild-hybrid 12V ligado no motor 1.0 turbo, o T200. É o primeiro estágio de eletrificação esperado e menos complexo para este momento, tanto pela quantidade de componentes quanto pelo custo de produção.

É um motor-gerador que ocupa o lugar do alternador e motor de partida que atuam em conjunto com o motor a combustão em momentos em que ele é menos eficiente, como arrancadas e acelerações mais fortes. É um motor de cerca de 4 cv que dará essa força extra nestes momentos, alimentado por uma bateria de 1,1 kW que, provavelmente, estará instalada na caixa de estepe. Será recarregada também pelo motor-gerador.

Recentemente, vazaram imagens do painel de Pulse e Fastback Hybrid, mostrando as configurações próprias para o sistema híbrido. Para modelos maiores e mais caros, um sistema que inclui uma transmissão eDCT aumentará a capacidade de tração apenas elétrica com um motor mais potente instalado na transmissão, além de algo sobre os 1.3 aspirados também eletrificados. O lançamento dos Fiat híbridos acontece nas próximas semanas, antes da virada do ano e novas normas de emissões que entram em vigor em 2025.

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