Responsável por avaliar a segurança viária de veículos vendidos na América Latina e no Caribe, o Latin NCAP divulga nesta terça-feira (15) os resultados obtidos em nova rodada de testes. A avaliação contemplou especialmente o compacto K3, da Kia, que registrou bom desempenho nas provas e, ao final, obteve nova máxima de 5 estrelas.

De acordo com o relatório divulgado, o K3 nas provas de impacto frontal ofereceu boa proteção para cabeça e pescoço tanto do motorista quanto do passageiro. Além disso, a proteção do tórax do motorista foi considerada adequada e a do passageiro, boa. A área dos pés foi considerada instável, mas a estrutura geral do carro foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.

Novo Kia K3 - Latin NCAP

No impacto lateral, a cabeça, abdômen e pélvis receberam boa proteção, ao passo que o tórax recebeu proteção adequada. Por sua vez, o impacto lateral de poste ofereceu proteção adequada, enquanto a proteção ao efeito chicote no pescoço em impactos traseiros ("whiplash") mostrou proteção boa para o pescoço. No total, o K3 alcançou 87% de proteção para ocupantes adultos, 84% para ocupantes infantis, 65% para pedestres e 81% para sistema de assistência à segurança.

As notas valem tanto para o K3 Hatchback quanto para o K3 Sedan produzidos no México e equipados com 6 airbags. "Parabéns à Kia por esta conquista e por sua notável mudança corporativa em direção a veículos mais seguros. O K3 é o primeiro modelo cinco estrelas LatinNCAP do grupo e reflete sua nova direção", disse Alejandro Furas, secretário geral do órgão.

Kia K3

Kia K3

Novo Kia K3 no Brasil

Com produção concentrada na fábrica de Nuevo León, no México, o K3 já é vendido em diversos mercados da América Latina e tem grandes chances de chegar também ao Brasil. O próprio grupo Gandini, representante nacional da Kia, já confirmou que planeja lançar o modelo no mercado nacional - o que provavelmente deverá acontecer em 2025. O modelo, inclusive, é cotado para estrear o esperado sistema híbrido-flex da marca.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com