Citroën antecipa o novo C5 Aircross no Salão do Automóvel de Paris
O conceito revela as proporções e o estilo do que poderia ser o novo SUV compacto da linha
O Salão de Paris acaba de começar e com ele temos várias novidades que podem chegar ao nosso mercado em breve. No caso da francesa Citroën, além dos novos e-C3 e e-C3 Aircross, versões elétricas dos modelos já vendidos por aqui, a marca também apresenta o conceito da nova geração do C5 Aircross.
Projetado na plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis, o modelo tem concorrentes como o Jeep Compass (que deverá usar a mesma base na sua próxima geração) e o Volkswagen Tiguan.
Nova linguagem de design
O C5 Aircross Concept tem 4,65 m de comprimento (15 cm a mais em comparação com o C5 Aircross atual) e 1,66 m de altura. Ele adota um design mais angular do que outros Citroën, adotando um visual mais próximo aos modelos da família C-Cubed. Na frente, o capô tem linhas altas e bem quadradas, incorporando o novo logotipo da marca, enquanto na traseira o teto segue muito do já visto em outros modelos da Stellantis, como o Commander, mas com lanternas traseiras bem próprias.
O design da lateral é caracterizado por um movimento acentuado da frente para trás: a parte das portas é curva, as janelas laterais têm um adereço aerodinâmico em preto e as portas dianteiras lembram um pouco as do C3 e/ou do C3 Aircross.
Conceito C5 Aircross no Salão do Automóvel de Paris de 2024
Enquanto a parte dianteira apresenta a nova assinatura de luz em três pontos da empresa, as lanternas traseiras do Citroën utilizam o conceito Light Wing, focado em melhorar o coeficiente aerodinâmico do SUV..
Segundo a francesa, o conceito conta ainda com linhas anguladas no teto e entradas de ar para melhorar a performance do modelo.
Aerodinâmico e eficiente
Todos esses detalhes que tornam a carroceria do C5 Aircross Concept aerodinâmica foram projetados pelos designers para torná-la mais eficiente. De acordo com a Citroën, esse design permite "uma autonomia estimada de 30 km a mais em rodovias do que a silhueta atual do C5 Aircross".
O C5 Aircross Concept, como os flagras já antecipavam, é um SUV de cinco lugares baseado na nova plataforma STLA-Medium. Ele deve ter várias opções de motorização interna (combustão interna, híbrido e 100% elétrico) e também deve ter um melhor aproveitamento de espaço, graças ao seu porte 15 cm maior.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Galeria: Conceito Citroen C5 Aircross
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën C3 e Aircross ganham garantia de 8 anos, mas só na Europa
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Citroën Basalt chega à Argentina com motor 1.6 descartado no Brasil
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Stellantis: meta para 2025 é vender mais elétricos competitivos
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt