A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, acaba de revisar para cima suas projeções para 2024. A nova perspectiva é produzir 1.720.000 motocicletas nas linhas de montagem das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM, alta de 9,3% na comparação com o ano passado. A perspectiva inicial era produzir 1.690.000 unidades.

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, explica que, embora o momento seja de atenção por parte da indústria - devido à estiagem na região amazônica -, o mercado segue em alta, com grande demanda por parte do consumidor. “A motocicleta, por seus atributos, tem atraído, cada vez mais, novos consumidores. Desta forma, estamos alterando nossas previsões baseados nos bons números alcançados até aqui e nas expectativas para o último trimestre do ano, tradicionalmente positivo graças à injeção do 13° salário na economia”, explica.

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Bajaj

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A Abraciclo também revisou a projeção de vendas no varejo. A nova perspectiva é que os licenciamentos alcancem 1.810.000 unidades, crescimento de 14,4% na comparação com o ano passado (1.582.032 motocicletas emplacadas). A projeção anterior era que as vendas no varejo totalizassem 1.700.000 unidades.

Para as exportações, a associação manteve a estimativa de embarque de 35.000 motocicletas para 2024, o que corresponde a um crescimento de 6,3% em relação às 32.931 unidades exportadas em 2023.

De janeiro a setembro foram produzidas 1.323.327 motocicletas, volume 11% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Abraciclo, esse é o melhor resultado alcançado para os nove primeiros meses do ano desde 2012.

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Em setembro, 144.084 motocicletas saíram das linhas de montagem do PIM, volume 2,7% maior em relação ao alcançado no mesmo mês do ano passado e 12,2% menor na comparação com agosto. Segundo levantamento da associação, esse foi o melhor desempenho para o mês em 11 anos.

Bento destaca que os números alcançados comprovam que o planejamento da indústria de motocicletas, para driblar os impactos da estiagem, apresentou resultado. “As fabricantes anteciparam os estoques para garantir o abastecimento das linhas de produção e adotaram alternativas logísticas para manter o ritmo de produção e atender a demanda do mercado”, ressalta.

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