Este é o novo Bigster, o irmão maior do Duster. Aproveitando o ótimo momento da Dacia na Europa, que conseguiu emplacar o Sandero como o carro mais vendido do Velho Continente superando o Volkswagen Golf, apresenta mundialmente o novo SUV com proposta mais acessível para o segmento médio.
A Dacia o chama de um veículo completamente novo, mas estamos vendo um Duster XL. Essencialmente, é uma versão de produção do conceito Bigster 2021, e ousamos dizer que parece inteligente para um SUV econômico. O preço ainda não está disponível nem na Europa, mas os modelos da Dacia tendem a ser os carros mais baratos em seus respectivos segmentos. Para o Brasil, pode ser a base para mais um SUV da Renault.
Ainda é um veículo de cinco lugares, mas mais espaçoso e com itens extras a bordo. Com 4,57 metros de comprimento, o Bigster faz jus ao seu nome por ser significativamente maior que um Duster. Ele tem 1,81 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos um pouco maior, de 2,7 metros, para o que é o primeiro modelo verdadeiro do segmento C da Dacia.
Com rodas de 19" e pintura em dois tons, esse não é o Dacia de especificações espartanas que você deve se lembrar. Os recursos sofisticados incluem uma tampa traseira elétrica, teto solar panorâmico, carregamento de smartphone sem fio, controle de cruzeiro adaptativo e banco do motorista com ajuste elétrico. O Bigster também combina uma tela digital de 10 polegadas para o motorista com uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, enquanto o ar-condicionado de zona dupla também é oferecido.
A linha de motores é impressionantemente diversificada para um SUV simples. A Dacia descontinuou os motores a diesel há alguns anos, mas o Bigster tem uma configuração híbrida eficiente. Na verdade, é o primeiro veículo do Grupo Renault a usar uma configuração Hybrid 155. Ela consiste em um motor de combustão, dois motores elétricos, uma bateria de 1,4 kWh e uma interessante transmissão automática com quatro marchas para o ICE e outras duas para os motores elétricos.
O motor a gasolina de quatro cilindros tem 108 cv de potência, enquanto um dos motores elétricos fornece 50 cv adicionais. O outro motor elétrico funciona como motor de arranque/gerador. Com esse trem de força, o Bigster sempre dá partida no modo elétrico puro. Sem fornecer números exatos, a Dacia diz que o SUV compacto funciona no modo de emissões zero na cidade por até 80% do tempo.
Um trem de força menos complexo é o TCe 140, com um motor turbo de 1,2 litro e três cilindros que se beneficia de uma configuração híbrida-leve. É a primeira vez que um Dacia recebe esse ICE que funciona com o ciclo Miller e se beneficia de uma configuração eletrificada assim. O pequeno motor de é acoplado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades. A tração dianteira é padrão, mas uma configuração 4x4 está disponível.
Sim, o Bigster pode ser encomendado com tração nas quatro rodas e três pedais. Essa variante tem controle de descida e modos de direção selecionáveis: Neve, Lama/Areia, Off-Road, Normal e Eco. O Duster é um SUV de boa reputação no fora-de-estrada comum e seu irmão maior deve seguir o exemplo.
Se você quer eficiência, mas não está interessado em adquirir o híbrido, há um ECO-G 140 com um motor turbo de 1,2 litro e três cilindros. Ele foi projetado para funcionar com gás liquefeito de petróleo e tem uma autonomia máxima de 1.450 km. Isso é possível graças aos 99 litros de combustível, com 50 litros de gasolina e 49 litros de GLP armazenados em um tanque sob o porta-malas.
O Bigster é compatível com alguns acessórios bacanas, incluindo uma cama de casal que leva menos de dois minutos para ser instalada depois que você dobra o banco dividido em 40:20:40. Ela faz parte de um Sleep Pack opcional que também inclui uma mesa de armazenamento e áreas de carga dedicadas. Se a capacidade de bagagem de 667 litros não for suficiente, há um rack de teto que pode levar 80 kg. Ele é instalado nos trilhos modulares do teto que são posicionados longitudinalmente, mas podem ser reconfigurados transversalmente. Ah, há também uma barraca.
Se a Dacia acertar o preço, o Bigster pode se tornar outro produto popular da emergente marca romena. No entanto, ele lutará em um segmento já lotado, composto por vários participantes bem estabelecidos. À venda desde 2010, o Duster (não, não é o Plymouth Duster) conseguiu gerar mais de dois milhões de vendas. A marca de propriedade da Renault está confiante de que pode repetir o sucesso comercial do Duster com seu irmão maior. Um motor a diesel aumentaria essas chances, mas o Grupo Renault está se despedindo dos queimadores de óleo promovendo os híbridos.
O Bigster fará sua estreia pública na próxima semana, no Salão do Automóvel de Paris de 2024. Os preços serão anunciados em janeiro de 2025 e as vendas estão programadas para começar em abril. A lógica nos diz que ele terá um prêmio sobre o Duster, disponível na Alemanha a partir de € 18.950 até € 22.150.
Para o Brasil, o Bigster pode ao menos inspirar um SUV médio híbrido prometido para 2025. Será posicionado acima de Kardian e Duster e se aproveitará da nacionalização do 1.3 turbo e um conjunto híbrido para os próximos anos.
Fonte: Dacia
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