Oficial: ANFAVEA anuncia volta do Salão do Automóvel em 2025
Maior evento do setor automobilístico tem retorno confirmado em solenidade com o Presidente da República
Agora vai! Motor1.com acompanhou de perto as mais recentes tratativas para o retorno do Salão do Automóvel que agora acaba de ser confirmado oficialmente pela ANFAVEA. A volta do principal evento da indústria automobilística da América do Sul foi um pedido direto do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em evento realizado em Brasília nesta terça-feira, 08 de outubro, Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea, anunciou o aguardado retorno do Salão do Automóvel para novembro de 2025, após um hiato de sete anos. O evento já está confirmado para os dias 22 de novembro a 1º de dezembro no reformado Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Salão do Automóvel de São Paulo 2018
“Desde o fim da pandemia, a ANFAVEA vinha se esforçando para retomar o tradicional Salão do Automóvel. Agradeço aos presidentes das nossas associadas, que se esforçaram para essa retomada. E também ao impulso dado pelo Presidente Lula, em razão de sua ligação histórica com o setor automotivo. Tudo isso foi fundamental para essa mobilização em torno de uma grande exposição tecnológica. atendendo a apelos não só do Presidente da República, mas do público brasileiro que ama o Salão do Automóvel”, declarou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, ao entregar um documento formalizando a volta do evento ao chefe do Poder Executivo.
Marcio Lima Leite - Presidente Anfavea
A retomada da exposição era uma demanda feita publicamente pelo Presidente Lula há meses. Segundo ele, o país não poderia abrir mão de uma vitrine tão importante para os veículos produzidos no país, tanto para o público interno como para visitantes internacionais.
Evento será moderno e centrado em tecnologia
De acordo com a ANFAVEA, o modelo da exposição deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit.
O foco do evento passa a ser total nos produtos, na experiência com test-drives, nos serviços aos clientes, e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão ambientalmente amigáveis, de segurança e de conectividade entre carro e motorista, além da conexão entre veículos e o seu entorno.
O novo Salão do Automóvel, como sempre foi desde a primeira edição, em 1960, será um evento plural, com a presença de fabricantes tradicionais, novos entrantes, importadores e de empresas que representam o que há de mais avançado em tecnologias automotivas.
BYD em salão automotivo
Os Salões do Automóvel estão voltando pelo mundo
Até então considerados praticamente extintos, as principais mostras automotivas pelo mundo estão retornando com força. Motor1.com Brasil esteve nos últimos anos nos principais eventos mundiais, como o Tokyo Motor Show - Japão, Salão de Munique - Alemanha, Salão de Paris - França, Salão de Pequim - China e CES - Estados Unidos e podemos afirmar que existe grande interesse de público e de empresas que querem mostrar produtos modernos e atualizados.
Na próxima semana, Motor1.com Brasil também estará presente no Salão de Paris, o qual já cresceu consideravelmente em marcas participantes em relação à última edição.
No Brasil, a principal queixa do governo era o esforço em conceder subsídios ao setor, principalmente focando em soluções de descarbonização com a tecnologia pioneira nacional do flex - e híbrido flex sem a possibilidade de mostrar os nossos avanços em um evento de classe mundial.
Outro ponto importante é a escolha do Pavilhão do Anhembi, tradicional palco do evento. O seu retorno se dará após uma completa reconstrução do local, modernizado e climatizado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage é o mesmo da Fiat Titano?
Toyota Hilux GR Sport sai de linha em nova estratégia da marca
Recaro se recupera da falência graças ao governo italiano
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Motor da Mitsubishi L200 Triton deixa de ser produzido no Brasil