Flagra: prevista para 2026, 'anti-Toro' da Renault aparece pela 1ª vez
Marca já confirmou investimentos no país vizinho para a produção da picape, que circula (mal) disfarçada de SUV
As imagens que você está vendo poderiam bem ser à primeira vista de um novo SUV médio. No entanto, estamos testemunhando os primeiros passos do desenvolvimento da versão de produção da Renault Niagara, a 'anti-Toro' da marca que teve os investimentos já confirmados para produção na Argentina. A previsão é de que a picape intermediária com chassi monobloco da empresa estreie em 2026.
O flagrante foi feito na Argentina, nos arredores da fábrica da Renault em Santa Isabel. Apesar das pesadas camuflagens e a ausência de imagens que mostrem a dianteira, o contexto deixa claro do que se trata. Os disfarces do meio do carro para trás estão bem desengonçados e não conseguem esconder completamente o diferencial da Niagara: a caçamba.
Galeria: Renault Niagara - Testes na Argentina
Também é possível ver que a picape utilizará suspensão traseira independente, indicando uma possível oferta de tração nas 4 rodas. No entanto, o protótipo do flagra ainda aparenta estar nos estágios iniciais de desenvolvimento, com a saída de escape parecendo provisória neste momento. No entanto, fontes ligadas à Renault Argentina desconversaram e afirmaram aos nossos colegas do Motor1.com Argentina de que nenhuma unidade da Niagara foi produzida, nem para testes.
A nova caminhonete terá visual inspirado no conceito Niágara, sucedendo a atual Oroch, e provavelmente manterá o nome do conceito na versão de produção. Chegará ao mercado em 2026 e terá aproximadamente 65.000 unidades construídas anualmente. Desse volume, cerca de 70% serão destinados para exportação e os demais 30% ficarão na própria Argentina. O Brasil, como maior mercado da região e grande consumidor do segmento, será o principal destino estrangeiro da inédita caminhonete.
Galeria: Renault Niagara Concept Ao Vivo
Herdará boa parte do visual já antecipado pelo protótipo e será construída a partir da plataforma RGMP (a mesma do Kardian). A base conta com arquitetura eletroeletrônica de última geração, tem estrutura para conjuntos híbridos, tração 4x4 e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,6 a 3 metros.
No caso da picape, tudo indica que as medidas serão de aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Fiat Toro, principal rival a ser enfrentada, tem 4,91 m e 2,99 m, respectivamente. Além da picape Fiat, a sucessora da Oroch brigará com Chevrolet Montana e versões de Ford Maverick e Ram Rampage.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança