Hyundai alcança 100 milhões de veículos produzidos em 57 anos
Elétrico Ioniq 5, recém-lançado no Brasil, foi o grande responsável por celebrar a conquista global da marca
A Hyundai comemora nesta semana importante feito industrial alcançado ao longo de 57 anos de história: a produção global de 100 milhões de veículos. A façanha foi celebrada em evento realizado na fábrica da marca em Ulsan, na Coreia do Sul, com a presença de importantes dirigentes. Na ocasião, uma unidade especial do elétrico Ioniq 5 (recém-lançado no Brasil) posou para fotos como forma de simbolizar a conquista.
Curiosamente, o exemplar em questão é de número '100 milhões e 1' e não exatamente 100 milhões. De acordo com a Hyundai, a ideia foi proposital e pensada para demonstrar o "comprometimento da montadora em dar um passo além com suas realizações passadas como base". O modelo foi recebido por cliente da própria Coreia do Sul.
Hyundai em Piracicaba (SP)
A Hyundai foi oficialmente fundada em 1967 e no ano seguinte, 1968, iniciou operações em sua primeira fábrica - a histórica planta sul-coreana de Ulsan. A empresa descreve a unidade como como o "berço do desenvolvimento da indústria automobilística coreana", tendo feito o primeiro automóvel de produção em massa da Coreia, o Pony. A fábrica atualmente tem capacidade para produzir 1,6 milhão de carros por ano.
Desde a década de 1960, a Hyundai expandiu consideravelmente suas atividades para além da Coreia e nestes 57 anos abriu fábricas no Brasil, Tchéquia, Índia, China, Turquia e Estados Unidos. Surpreendentemente, a marca levou até 2013 — 46 anos — para atingir 50 milhões de unidades. De lá, demorou apenas mais 11 anos para alcançar a cifra atual de 100 milhões.
Picape Santa Cruz em produção na fábrica de Montgomery, Alabama, EUA
"Atingir a produção global acumulada de 100 milhões de veículos é um marco significativo que foi possível graças aos nossos clientes ao redor do mundo que escolheram e apoiaram a Hyundai Motor desde o início", disse Jaehoon Chang, presidente e CEO. "Assumir desafios ousados e estar em constante busca por inovação nos permitiu alcançar um rápido crescimento e nos capacitará a dar 'um passo adiante' em direção a outras 100 milhões de unidades como um divisor de águas da mobilidade."
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança