A margem de lucro deste ano será menor do que o esperado para a Stellantis. A notícia estava no ar, já que as contas de 2024 tiveram um início ruim (principalmente devido aos resultados decepcionantes nos EUA) e a concorrência da China cada vez mais acirrada. O anúncio agora é oficial: a margem de lucro ajustada deverá ficar entre 5,5% e 7,0% no ano, abaixo do nível de "dois dígitos" esperado anteriormente.

Na mesma nota, o Grupo fornece atualizações sobre as ações tomadas nos EUA para reavivar as vendas e diz que está "confiante de que as ações de recuperação implementadas resultarão em um desempenho operacional e financeiro mais forte em 2025 e além".

A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis

Tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis

O que o Stellantis está fazendo nos EUA

Nos EUA, onde os resultados do primeiro semestre de 2024 foram decepcionantes, o Grupo acelerou seu plano para normalizar os níveis de estoque com uma meta de não manter mais do que 330.000 unidades em estoque na rede até o final do ano, em comparação com o prazo anterior do primeiro trimestre de 2025.

As ações incluem uma redução nas entregas da rede de mais de 200.000 veículos no segundo semestre de 2024 (um aumento em relação à redução de 100.000 refletida na orientação anterior) em comparação com o mesmo período do ano passado, um aumento nos bônus para os modelos 2024 e do ano anterior e iniciativas de aprimoramento da produtividade que incluem ajustes no custo e na capacidade.

Análise do Quadrifólio Alfa Romeo Stelvio 2024
Jeff Perez / Motor1

Alfa Romeo Stelvio 2024

As novas previsões para 2024

A orientação atualizada e a expectativa do mercado para 2024 são as seguintes

  • Margem de lucro operacional ajustada: esperada entre 5,5% e 7,0% para todo o ano de 2024, abaixo dos "dois dígitos" anteriores. Cerca de dois terços da redução na margem de lucro operacional ajustada esperada estão relacionados a ações corretivas na América do Norte; outros fatores incluem vendas abaixo do esperado no segundo semestre do ano em várias regiões.
  • Fluxo de Caixa Livre Industrial: esperada queda entre 5 bilhões a 10 bilhões de euros em comparação com o saldo "Positivo" anterior. Isso reflete principalmente o menor lucro operacional ajustado esperado, bem como o impacto do capital de giro temporariamente maior no segundo semestre de 2024.
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