A BMW apresentou o primeiro exemplo do que seria conhecido como "SUV cupê" há mais de 15 anos. O X6 estreou em 2008, e esse estilo gerou uma agitação no segmento desde então, gerando até mesmo modelos de segmentos bem mais baratos, como o Fiat Fastback e, em breve, o Citroën Basalt. Mas a marca alemã está acabando com o X4, irmão menor do X6, e agora a Mercedes-Benz pode seguir o exemplo, encerrando a produção de seus dois SUVs cupê.

De acordo com um relatório da agência alemã Handelsblatt, o GLC e o GLE Coupe podem estar na mira da nova estratégia, já que a Mercedes-Benz continua a reduzir sua linha. Ou então os dois modelos poderiam ser combinados em um único modelo, tal qual a marca planeja para o EQS e o Classe S, até 2030. A agência cita "pessoas de dentro da empresa" como fonte da informação. Portanto, considere essas informações com um pouco de cautela.

2024 Mercedes-Benz GLC Coupe Vista lateral

Mas é algo que faz sentido, dado o esforço contínuo da Mercedes-Benz para simplificar sua linha de produtos. Nos últimos anos, a empresa eliminou as versões Coupé do Classe C, do Classe E e o CLS em 2023, introduzindo um único modelo em seu lugar: o novo CLE Coupé. A empresa também eliminou o sedã do Classe A em 2022 para dar lugar ao novo CLA Coupé.

Uma nova versão do GLC está supostamente a caminho para 2026, mas não está claro se a próxima encarnação manterá o estilo de carroceria cupê ou o nome GLC. A Mercedes-Benz acabou de atualizar o SUV GLC para 2024 - incluindo o cupê - com opções de motorização renovadas e uma variante híbrida plug-in com até 130 km de autonomia no ciclo WLTP da Europa. O GLE recebeu uma atualização semelhante.

Se você é um fã desses SUVs, não se preocupe, você ainda pode adquirir os dois este ano. O GLC 300 4MATIC Coupé 2024 parte de R$ 599.990 no Brasil, e o GLE 450 d 4MATIC Coupé 2024 começa em R$ 833.900. Ambos os SUVs também estão disponíveis com as poderosas opções AMG.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com