Histórica marca da Stellantis reorganiza linha após vendas ruins
Uma das empresas mais tradicionais do grupo "enxuga" as opções de versões para 3 de seus modelos
A Alfa Romeo, marca de luxo italiana do grupo Stellantis, anunciou algumas mudanças em sua linha 2025 nos EUA que não parecem significativas à primeira vista. Mas, analisando mais a fundo os números de vendas da empresa para o mercado estadunidense, essas novas informações nos fazem pensar que a Alfa pode estar com sérios problemas por lá.
Quanto às mudanças, quem mora na Terra do Tio Sam ainda pode comprar Tonale, Stelvio ou Giulia. Mas é somente isso: nada de Stelvio Ti, Tonale Sprint ou Giulia Veloce. Todos os outros níveis de acabamento para 2025 foram eliminados, deixando uma única versão "principal" sem nome para cada modelo.
A partir daí, é possível adicionar uma variedade de pacotes, incluindo um pacote Veloce que incorpora alguns acessórios interessantes, como pinças de freio vermelhas, bancos esportivos e um emblema Veloce. Os recursos técnicos são relegados a um pacote chamado Assist. Outros itens que antes eram de série em vários níveis de acabamento agora são opcionais.
De acordo com os comunicados à imprensa de cada modelo, os acabamentos foram cortados para simplificar o processo de pedido para os compradores. Até onde sabemos, nada foi realmente descartado em termos de recursos e equipamentos, o que poderia tornar o processo mais complicado caso os compradores tenham que montar vários pacotes e listas de opcionais.
Não é segredo que as coisas não estão muito boas para a marca italiana, apesar de ter registrado um ligeiro aumento (2%) em relação ao ano anterior no primeiro semestre deste ano. O ganho se deve exclusivamente à inclusão das vendas do Tonale, que, com apenas 1.615 unidades comercializadas por lá até junho, são realmente fracas em comparação com seus concorrentes. Para mostrar como as coisas não estão boas, a BMW vendeu 11.617 X1 no mesmo período. A Audi registrou 14.321 vendas do Q3. Até mesmo o Dodge Hornet - literalmente um Tonale com um emblema da Dodge - registrou 11.718 vendas.
Modelos | Vendas em 2024 (Até Junho) |
Alfa Romeo Tonale | 1,615 Unidades |
Audi Q3 | 14,321 Unidades |
BMW X1 | 11,617 Unidades |
Dodge Hornet | 11,718 Unidades |
De fato, todos os concorrentes do Tonale acima superaram todas as vendas da Alfa Romeo no primeiro semestre do ano. O Giulia caiu 29% e o Stelvio perdeu 32% das vendas. Em 1º de julho, a Alfa Romeo acumulou 4.777 veículos vendidos nos EUA.
Quando vemos uma montadora simplificando os níveis de acabamento, isso geralmente é um prelúdio para o cancelamento do modelo ou, no mínimo, fim de uma geração. Há algum tempo, a Stellantis se comprometeu a não matar marcas tão cedo, mas as notícias sobre versões, combinadas com o fraco desempenho das vendas, certamente nos fazem refletir sobre o futuro da Alfa Romeo nos EUA.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:
Fonte: Stellantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Alfa Romeo vai mal nos EUA e lojas vendem menos de 7 carros por mês
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Alguns dos carros mais caros do mundo vão a leilão; veja quais são